Antes de Tudo isto é uma opinião pessoal baseada em alguns testes simples.
Olha gente eu programo em java ha algumns anos, tanto na plataforma Swing (desktop)´quanto web(JSF), nos ultimos meses aderi a mania do momento e comecei a usar o conjunto flex e java, e gostei bastante do aspecto visual do flex. Mas neste tempo surgiu o javafx e o java 6 update N (plugin2) nunca tinha mexido com applet nem jnlp, o pessal da net falava que ainda faltava muito pro java em RIA, resolvi fazer alguns testes e para supresa vi que a mesma aplicação em java e flex, em java carrega muito mais rapido, e como o plugin2 tem praticamente todas as opções do flex e mais algumas, queria saber pq tanta gente acha o flex tão bom em vez de applet ou jnlp.
OBS1: não tenho experiencia com applet ou jnlp, então posso tar falando alguma asneira.
OBS2: falar q o swing é complexo não vale, acho q isso é gosto, pois acho o swing muito bom.
Mano, ambos têm vantagens e é difícil te falar porque muita gente fala bem do Flex.
Atualmente estudo as 2 situações que vc falou e vou te expor os aspectos (positivos e negativos) que percebi para que você tire suas conclusões.
Flex
Bonito. Aliás muito bonito. Fazer uma interface parecida com o Flex no Java é uma coisa realmente complicada.
O FlashPlayer é mais rápido para baixar que o Java.
O FlashPlayer come muito mais memória que o Java. E ainda por cima não é bom para liberá-la.
A integração do Java com Flex é meio morosa. Se vc utilizar HttpServices ou WebServices, blz. Mas se usar RemoteObject (mais rápida) a integração é meio chata.
O Flex é uma liguagem assíncrona. Há quem goste, eu acho um absurdo. Mas isto depende do objetivo da aplicação.
O AS não é tão bom quanto Java. Tem uns esquemas bacanas, como o Bindable, mas no geral não é melhor (IMHO).
Creio que o FlashPlayer está mais presente e atualizado que o Java (em número de máquinas). Mas isto é baseado na achologia.
Os swf são meio grandes se comparados aos jars.
Resumindo: bonitinho, mas ordinário.
Java
Visual mais tosco que o do Flex. Lógico, tem como fazer ficar legal, mas o trabalho é muito grande se comparado ao do Flex.
Eu até entendo, mas nunca gostei muito do esquema de layouts do Java. O Flex também tem, mas te permite montar uma edição de telas com controle de posicionamento muito melhor que o matisse do NetBeans.
A JVM é mais lerda pra baixar que o FlashPlayer.
Ele é mais rápido para processar que o Flex.
Eu nunca consegui ver algo empolgante em JavaFX. Se alguém ler este post e souber destas fontes, me avise.
O JNLP é bacana. Eu realmente acho uma solucão simples, prática e eficiente.
Eu sou muito suspeito, eu sou mil vezes mais fã de algo do tipo desktop (como Swing, Win32, Web 2.0) que aplicações meramente Web.
Se for neste estilo mas baseado na comunicação Web, fechou.
A decisão depende do projeto. É um site anabolizado? Flex nele. É um aplicação com funcionalidades ligadas a um banco, eu já pensaria melhor.
Agora, tem muita gente que faz comentários sem conhecer os 2 lados. Eu diria que é até a maioria.
G
giovanni_stiwes
Visual mais tosco, se não formos colocar o nimbus na parada né.
Quanto ao matisse tambem não gosto, prefiro o FormLayout que tem ide, e se precisar mexer na mão é fácil.