Java - Por Onde Começar

Acredito que o futuro da informática está nos smartphones.

Acho que é uma questão de (pouco) tempo até você ter um equipamento que vai poder se conectar a qualquer dispositivo de saída, como uma smarTV, por exemplo.

Então, queria aprender a desenvolver para Android. Daí surgem várias dúvidas:

1 - A linguagem oficial do Android agora é o Kotlin. Então porque preciso aprender Java primeiro e porque não ir direto para o Kotlin?

Essa eu já andei pesquisando e cheguei a minha própria conclusão.

Não é que seja obrigatório, mas é bom você saber Java se quiser entrar no universo Android, porque o Java é, pelo o que eu entendi, praticamente a base de tudo o que existe para Android.

Detalhe, não sei nada e programação, em nenhuma linguagem.

Peço a opinião dos leitores.

2 - Porque aprender lógica de programação com pseudocódigo e não com a linguagem desejada?

Já até fiz mais de um “curso” de lógica e Portugol (VisuAlg). Mas continuo sem entender porque não poderia aprender os memos conceitos direto com o Java.

3 - Existe mesmo um curso gratuito onde eu consiga aprender a programar em Java de verdade?

Ou são todos eles uma grande enganação só pra pegar o iniciante (sabe de nada) inocente?

Pergunto isso porque já fiz mais de um “curso” (básico, iniciante, etc.), tanto de Java quanto de Lógica, que no final das contas era só uma espécie de apresentação para os cursos de verdade, que é claro, não eram gratuitos.

4 - Por onde e como começar?

Comecei em informática já velho, tinha 36 anos.

Não fiz faculdade porque não tinha dinheiro.

Tinha acabado de ser demitido do único emprego que já tive em toda a minha vida, depois de mais ou menos 16 anos de trabalho.

Fiz um curso de web design que na época (2000) era a profissão do momento (acho que nem existia faculdade pra isso).

Como quase todos os cursos, também não aprendi nada, só foi bom pra conhecer as ferramentas (DreamWeaver, FireWoks, Flash).

Mas depois de já ter desistido de trabalhar com isso, voltei a me interessar.

Aprendi sobre Oscommerce, que me levou ao Joomla!, e hoje em dia trabalho com vários CMSs.

Tudo isso sozinho, apanhei muito com o Joomla!, mas depois dele, tudo ficou mais fácil.

Estou escrevendo isso tentando dizer que sou do tipo que consegue aprender sozinho.

Mas agora estou mais velho ainda, 54 anos, e começo achar que já estou é velho de mais para qualquer coisa da área de TI.

Muito mais para começar a aprender qualquer coisa a essa altura da vida.

Enfim, espero pela opinão dos senhores em todas essas minhas dúvidas.

Obrigado!

Não é o futuro, é o presente. O que não quer dizer que não haja projetos a se fazer, mas que esse futuro já chegou há algum tempo.

Não há nenhum motivo especial para aprender Java antes de Kotlin. E a transição entre elas é tranquila, depois que você pega alguma experiência. A primeira linguagem é sempre a mais difícil.

Pessoalmente, acho que os fundamentos de programação devem ser ensinados com linguagens populares, como Python, C#, Java, C e afins. Infelizmente, se criou aqui uma cultura de ensinar em pseudocódigo ou Portugol a fim de não assustar tanto os iniciantes, mas isso acaba sendo um tiro no pé quando eles tentam migrar para outras linguagens e os conceitos não se transferem de forma tão natural, além de criar uma barreira linguística, pois muito conteúdo bom não está no nosso idioma. Ex: Peso e altura

Desconheço o nível dos cursos atuais, mas a própria Google tem cursos para Android, se esse é o seu foco atual.

Você já começou: já é experiente em CMS. Não desconsidere isso, só porque não é a moda do momento. Não é algo que eu abandonaria só pra tentar viver de apps, que são um mercado bem mais complicado, na minha opinião.

Abraço.

Oh, cara! Valeu pela sua resposta.
Só pra esclarecer, eu sou totalmente leigo em programação, não conheço nenhuma linguagem, nunca fiz nada nessa área.
Por essa razão estou tão perdido.
E não pretendo viver só de Apps, vou continuar fazendo sites.
Isso é só um acréscimo na minha bagagem.
Obrigado, você já me ajudou um bocado.
Um abraço!
@TerraSkilll

Realmente não é obrigatório, mas é importante conhecer java.

È uma questão de didática, deixa eu te dar um exemplo: Imagine que você fosse aprender a dirigir e o instrutor iniciasse o treinamento em plena avenida Paulista na hora de rush, lógico os conceitos de operação do carro seriam os mesmos (embreagem, freio, acelerador, marcha etc…), porém o aluno teria que se preocupar com muitas outras coisas ao redor, tipo: pedestres, motoristas estressados, ônibus etc… Óbvio que como motorista tem que lidar com tudo isso, porém você concorda que de inicio é muita informação pra administrar? Ao passo que se tudo for feito inicialmente em um pátio e ir evoluindo, naturalmente vai conseguir o nível de encarar o transito pesado.

Você pode aprender lógica de programação diretamente na linguagem, sim! porém vai ter que lidar com situações de sintaxe de linguagem que poderiam ser vistos em momento futuro com uma melhor adequação com a logica de programação.

Eu não sei se entendi direito o que você chama de “aprender a programar em Java de verdade”, me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi você quer um curso que ao final você vai estar desenvolvendo um sistema, é isso?

Você tem aquela impressão que estuda, estuda, estuda e não sai do lugar… que quando conversa com alguém e diz que esta estudando programação, mas não tem o que mostrar?

Se for isso, então você precisa de um projeto pra " chamar de seu ", independente de linguagem, ou de qualquer coisa : identifique ao seu redor um problema que você possa resolver no ponto de vista computacional, sei lá: por exemplo: um sistema de controle do condomínio, ou um sistema pra ajudar o setor de assistencial social de alguma entidade… etc… Requisitos: logica de programação, linguagem, banco de dados.

Lembro que há 4 anos terminei a faculdade, mas não tinha segurança na área de comecei com alguns projetos pessoais, encontrei um canal do Roberto Delfino no Youtube que ensinava um sistema completo em java web, então um dos projetos que fiz foi baseado no ele ensinou na época e coloquei em um cliente que esta funcionando até hoje e me gerando uma receita mensal. Minha dica, estude os requisitos e depois coloque a mão na massa, não foque em dinheiro no inicio, apenas em conhecimento. No meu caso com o tempo fui evoluindo pra outras tecnologias, mas até hoje tenho esse projeto funcionando a todo vapor.

Imagine que uma empresa tem um problema X, você chega lá e entrega uma solução e resolve. A resolução não tem idade, o que importa é resolver.

Por onde começar: estude os requisitos e empreenda. Pense em algum problema que você possa resolver e desenvolva a solução. Procure alguma coisa simples que você consiga iniciar e terminar. Eu iniciei com um sistema que varria pagina de internet e catalogava vagas de emprego, depois distribui a solução pra meus colegas, isso foi importante pra compor meu portfólio, não ganhei nada, mas me deu mais visibilidade e auto confiança, depois fiz projetos que me geraram renda.

O principal você já tem: curiosidade, autodidatismo, paixão pela programação.

Comece por cursos e esquece Java para novas aplicações. Sustentar legado você se vira já partindo da própria base do projeto, importante é ter boa lógica.

Muito didática a sua resposta.
Muito obrigado!
Só continuo não concordando com a ideia de aprender logica com pseudocódigo.
Entendi a sua analogia (de aprender a dirigir) mas não concordo com a conclusão.
Talvez porque eu esteja ainda muito no início e talvez porque ja esteja atropelando o Visualg com alguns exemplos em Java.
Mas fica a impressão de que vai acontecer o que o outro colega falou.
Eu entendo a lógica, eu sei o que quero fazer, mas na hora de transportar o conhecimento dá um nó na cabeça, porque a sintaxe é totalmente diferente.
Mas, talvez seja só poque eu ainda não aprendi a andar e já quero sair correndo.
Obrigado!
@andrebmarinho

Valeu!
@javaflex

Ok, se você sente a vontade pra estudar lógica de programação diretamente na linguagem, tudo bem! Não há problema nisso.

Apenas recomendo fortemente não queimar etapas. Ter uma base consistente vai lhe ajudar a aprender qualquer linguagem e desenvolver qualquer sistema.

O mercado de smartphones é grande, mas não é o unico mercado grande, o desktop não vai deixar de existir por causa dos smartphones, que é outro mercado gigante, assim como projetos que envolvem chips que tambem é gigante. O bom disso tudo é que Java funciona em todos eles, e bem.

Em relação Java por onde começar, de uma olhada em alguns projetos, seja ele desktop, servidor, smartphones ou outros. Se sentir mesmo desejo de fazer um parecido, pega ele
como um desafio e caia de cabeça. E’ na dificuldade que se torna bom. O importante do programador é saber programar, linguagem representa sintaxe, recurso, comunidade, estabilidade e por ai vai.

Cara, eu tenho 21 anos e comecei a programar sozinho tem mais ou menos 45 dias. Estou apanhando no Java kkkkk mas com o GUJ msm aprendi muita coisa (muita coisa mesmo cara! Tem mtos mestres aqui de programação. Pra citar 3 no Java q manjam muito, tem o Staroski, o Abner e o ViniGodoy aqui no fórum, e os 3 sempre me ajudam com boa vontade e são super educados.). Agora, você achar q só porque está com 54 que está velho demais, você tem q tirar isso de mente. Estamos sempre aprendendo, evoluindo, e nunca é tarde para se aprender, para bater novas metas na vida. E na segunda frase que marquei, você se diz velho para aprender algo, mas cara, vc só tem 54 anos kkk paga passagem de onibus ainda kk a questão não é se vai ser facil ou dificil. A pessoa fracassada não é aquela que não consegue. Fracassado é aquele que desiste! E creio que nem vc, nem eu, nem ninguém quer ser um fracassado. Temos que ter foco para aprendermos algo por conta própria. Mas foco não é dizer “sim” para algo, mas dizer “não” para as coisas que podem fazer com que o seu “sim” não seja alcançado. A gente só para de aprender quando morre, e espero que demore muito para isso acontecer com cada um desse fórum lindo! :heart:

Então não fique arranjando desculpas, porque você consegue sim aprender, e bora estudar, porque o único obstáculo que existe está sempre dentro da gente mesmo!

Vamo que vamo! :muscle:

Nunca é tarde para aprender, mas seria fantasia da minha parte dizer que programação seja fácil, ainda mais em java. Se você tem uma renda e tem tempo, sim vale a pena aprender java.

Ei! risos.

1 curtida

Ops kkkkkkk você também é um cara entendido do assunto rsrs

:sweat_smile:

1 curtida

@andrebmarinho
Então …
Depois de ler e pensar bastante no que você e os outros amigos disseram, eu cheguei a conclusão de que posso sim aprender tudo de uma vez, mas que seria muito mais prudente aprender uma coisa de cada vez.
Como você disse, dessa forma, vou ter uma base mais profunda para cada próxima etapa.
Valeu!
Um abraço!

@j-menezes
Vou ser um pouco teimoso dessa vez.
Eu realmente acredito, aliás, tenho certeza, de que muito em breve não haverá mais PCs como conhecemos hoje em dia.
Você vai ter um equipamento (smartphone) que vai fazer tudo o você faz hoje me dia com vários equipamentos diferentes.
Esse smartphone do futuro vai substituir tudo, desktops, laptops, videogames, tablets, etc.
Só vão restar mesmo os dispositivos de I/O (entrada e saída), as TVs vão tomar o lugar dos monitores.
A única coisas que eu ainda não vejo mudança (não vejo como ser diferente) são as impressoras.
Mas talvez, nesse caso, o que vai mudar mesmo não vai ser o dispositivo, mas sim a necessidade. Talvez não precisemos mais de nada impresso (ou físico), vai ser tudo digital e vai estar tudo dentro daquele mesmo smartphone.
Se bem que vai ter sempre o lado do servidor, não é.
Isso eu também não vejo como mudar (provavelmente por falta de conhecimento).
Valeu!
Obrigado pelas dicas!

@smatt
Moleque! Ri muito com a sua resposta aqui pra mim.
Além de engraçado, muitas coisas inteligentes e profundas, ainda mais pra alguém com 21 (olha o meu preconceito de idade aí de novo).
Vou seguir o seu conselho e lutar pra buscar meus objetivos.
Mas preciso dizer uma coisa que é muito séria e que talvez sirva para todos que ainda são bem jovens.
A idade atrapalha sim, minha cabeça já não é mais tão ágil e nem minha memória é tão eficiente quanto necessário.
Então, jovens senhores, não cometam o erro que eu cometi.
Não acreditem que vão viver para sempre.
E nem achem que 50 anos é muito tempo, porque quando você percebe, já deixou de aprender (e realizar) muitas coisas na vida só porque deixou para amanhã.
Um abraço, meu jovem.
Muito obrigado pela força (e por muitas risadas).

@j-menezes
Não tenho nem tempo, muito menos renda.
Estou no buraco, por isso mesmo estou tentando aprender programação, pra abrir um pouco mais o meu leque de possibilidades.
O problema da idade é mais a memória mesmo.
Infelizmente isso é um fato, eu já não consigo mais pegar as coisas tão facilmente como quando era jovem. Preciso ficar repetindo, revendo, essas coisas.
Obrigado!

Depois, por curiosidade, pesquise um pouco mais sobre computação quântica. Creio que o futuro já está muito mais perto do que a gente imagina kk

Kkkkkkkkkkk

A idade pode até atrapalhar, mas você pensar que não consegue atrapalha mais do que de fato a sua idade está te atrapalhando. Garanto pra você que quando temos um mindset negativo, nada da certo pra gente pq a gente mesmo não bota fé que iremos conseguir. Então mudar as informações que você nutre no seu cérebro já é de grande ajuda para você!

Estamos aqui com os mesmos objetivos, meu caro: aprender e ensinar. E a galera toda do GUJ tá aqui também com isso em mente. Então bateu a dúvida? Pesquise aqui e caso não tenha, abra um tópico que a gente tentará te ajudar. Com foco e fé tudo se resolve!

Legal!
Você é quase um filósofo.
É ainda melhor do que um filósofo, porque não é chato e faz a gente rir um bocado.
Abraços!

1 curtida

Uma sugestão: Faça uma graduação EAD já que tua grana tá curta…
em Engenharia de Software


Tem a opção EAD.

Ou -
Sistemas de Informação /Ciência da Computação - Estácio de Sá EAD
http://portal.estacio.br/