JAVA - Posso começar por Desenvolvimento Web?

Olá, Pessoal!

Quero iniciar no mundo JAVA, já com um propósito, que é desenvolver em web e Android. Seria um crime ir direto para o EE?

Edited:
Ahh… meu propósito é estudar para poder criar um sistema de consultório médico. Para marcação de consultas em agendas, monitoramento dos atendimentos, relatórios e etc.

Tem pró e contras?

Obrigado pela atenção!

Veja bem … existe essa ideia errada de que JSE é Java para desktop, e isso está errado. O JSE engloba a linguagem Java em si e as bibliotecas básicas da linguagem, como Collections, I/O, Threads, JDBC, etc. Não há necessidade de estudar Swing ou JavaFX por exemplo, mas eu acho muito difícil você evoluir sem antes estudar collections, I/O e Threads, sem falar na orientação a objetos propriamente dita.

Quanto à especificação JEE, eu particularmente não vejo muito futuro. A Oracle já pulou fora e deixou nas mãos da comunidade. Nesse sentido, me parece que a comunidade vai correr para o Spring de vez.

1 curtida

Sim, é um crime de excesso de engenharia JEE full para aplicações novas, no geral a stack oficial de frameworks da Java Oracle ficou para o passado.

Estuda uma coisa de cada vez, sugiro começar pelo front-end Android e depois pesquisar e experimentar sobre as opções para back-end. Se for mesmo pra ser Java, também sugiro seguir a linha da Spring para web como o colega acima falou. E para persistencia de dados, JDBCTemplate é uma opção bem mais leve e flexível do que bombas como JPA/Hibernate.

1 curtida

Boa tarde, vamos lá. cara não vejo problema em estudar JavaEE, mais a maioria do material que você for buscar para esse estudo vai partir do pressuposto que você ja conhece a orientação a objetos e outras classes como java.util entre outras. eu recomendo você estuda o básico do java que vai passar por algumas classes padrões e alguns conceitos do proprio java e de orientação a objeto, acho que no maximo em um mês você aprende, e depois você passa para javaEE.

1 curtida

Primeiramente, obrigado a todos pela atenção!

Percebi pelos comentários de todos que é melhor conhecer o que estou me propondo a estudar, e nada melhor que isso, é estudando a base.

Me ajudou bastante. Obrigado a todos!

Boa noite!
Estava lendo este tópico e me interessei por algumas coisas. também sou estudante de java, sou fascinado pela linguagem.
Já estou na finaleira do java SE e vou partir para o Java Web.

Foi falado que a especificação JEE não tem futuro, A Oracle pulou fora, como assim, não entendi?
Não vale apena aprender JPA/Hibernate?

Me falaram uma vez que eu não posso partir direto para o uso de Frameworks sem saber como eles funcionam por baixo,preciso antes ter uma base de conhecimento, preciso estudar como funciona protocolos de ftp, JDBC, servlets entre outras coias que estão por trás do funcionamento desses frameworks.

Podem me dar algumas dicas? oque vale apena estudar?

Java EE não é furada, pode meter a cara e estudar que vale a pena, so você pegar as vagas de empregos oferecidas nos sites, que vai a maioria pedindo essas especificações de java EE, jpa, jsf, jstl, e outras coisas, é claro tem mercado para todos, agora o negocio é iniciar os estudos saber o que está fazendo e uma hora chega sua vez.