Java, Postgree, windos XP e Linux, isto funciona em harmonia

3 respostas
A

Bom dia, Sou desenvolvedor de sistemas e sempre trabalhei com Delphi, estou iniciando uma empreitada que deverá ser desenvolvida em JAVA, vou fazer um treinamento para usar a linguagem mas gostaria de saber algumas coisas sobre a funcionalidade do final do projeto.

01 - O Sistema deverá funcionar da seguinte forma: O Banco de dados será PostGre e ficará alojado em um servidor linux.

02 - As estações que acessarão o sistemas são Windows XP.

Alguem pode me antecipar os problemas que eu terei com este sistema ou me dizer se isto vai funcionar sem problemas.

03 - Em um futuro bém proximo este sistema deverá ser acessado pela internet, tem alguma providência que eu ja devo começar a tomar  na estruturação do BD em finção disto.

3 Respostas

J

Não importa em qual sistema operacional o sistema vai rodar, e muito menos de qual sistema operacional ele será acessado, então pode desenvolver tranqüilamente que ele vai funcionar numa boa nesse ambiente.

Quando precisar acessa-lo pela web, basta acessar pelo IP do servidor.

J

Como diria o poeta, “Não necessariamente, mas eventualmente sim…” heheh. Brincadeiras à parte, para a aplicação em sí voce não terá problema algum, ainda mais se feita em Java, “escreva uma vez, rode em qualquer lugar”. Eu mesmo já trabalhei dessa forma, com infra estrutura semelhante: Servidor BD Postgres rodando sobre Debian Linux, aplicação Java SWING rodando sobre Windows XP com servidor de dominio LDAP, em outro servidor linux, que por sua vez era espelho da base de dados do primeiro servidor! :lol: Java e Linux são O cara !..!, . No caso de acessar a aplicação via web, existem algumas formas e pré-requisitos. Para não ter que mudar nada na aplicação (sendo desktop/swing), pode-se usar Java Web Start. Tem outras soluções mais rusticas, como acesso remoto, essas coisas. Caso queira fazer um sistema web mesmo, com base na primeira aplicação desktop, você pode tentar modelá-la seguindo padrões de projeto “à risca”, bem como arquitetura em camadas, como MVC. Assim, você poderá aproveitar toda sua lógica de negócio e persistência, bastando desenvolver tua camada de apresentação, ou seja, tuas páginas HTML, JSP e Servlets. Uma dica, tente desenvolver tua solução usando frameworks. Recomendo que uso o Spring. Ou dependendo de tua disponibilidade/motivação, Spring + Hibernate. Assim ficará muito mais facil migrar de desktop para web.
Espero ter contribuido.
Sucesso em teu projeto!

J

Se a aplicação vai rodar na web não mexa com Swing!

Criado 16 de março de 2007
Ultima resposta 16 de mar. de 2007
Respostas 3
Participantes 3