Java + PostgreSQL em Piracicaba?

6 respostas
F

Bom dia pessoal do fórum,

Venho por meio deste post me apresentar e também dizer o que procuro neste conceituado fórum.

Meu nome é Flávio, possuo uma empresa pequena em Piracicaba e decidi reformular o sistema dela que é atualmente em Access. A plataforma que escolhi foi Java e PostgreSQL, devido a segurança do Java e a rapidez do PostgreSQL (pelo menos são as informações que consegui colher).

Estou a procura de empresa ou pessoas que programem em Java e Banco de Dados PostgreSQL. Não é nada urgente, mas estou com extrema dificuldade para encontrar pessoas que lidem com isso.

Inicialmente tenho dois projetos, uma loja virtual e o sistema da empresa no qual estou ainda montando.

Não sou programador, mas certas coisas da pra se “desenhar” por assim dizer.

Gostaria de usar este tópico também para discutir idéias que possam vir a ter. Como disse, ainda estou montando um organograma da empresa para facilitar para o programador.

Desde já agradeço a quem vier contribuir com meus projetos.

Flávio

6 Respostas

ederfreitas

A complexidade não é alta, não quando se está trabalhando apenas com SQL, nada de procedures, functions, triggers.

A começo você vai precisar de um bom conversor de dados, uma vez que, está utilizando Access e terá que garantir ao seu cliente que não haverá perda de dados, a parte mais penosa do seu projeto é esta. No mais o desenvolvimento é tranqüilo, pois, Java possui interfaces que trabalharão com acesso ao seu banco de dados necessitando apenas você utilizar o JDBC específico do PostgreSQL.

F

Obrigado pela rápida resposta Eder!

No caso o cliente sou eu mesmo hehehe

Uma questão simples: Primeiro faço o novo sistema e migro ou migro e faço o novo sistema em cima do que foi migrado? Tenho a vontade de migrar e começar alguma coisa eu mesmo, assim já vou sentindo como vai funcionar etc.

O que voce sugere?

Abraços!

ederfreitas

Assim como você eu optaria em fazer a migração, como citado, é a parte mais cautelosa. Assim você poderá focar em normalização de dados (se necessário), relacionamentos, indexes etc…

F

Certo e você tem alguma sugestão de como fazer o importador?

Eu posso fazer um backup da DB Access e usar ela para fazer testes…

Muito obrigado!

ederfreitas

Utilize o EMS Data Import for PostgreSQL, ele é trial, mas acredito que para o que você precisa não será necessário comprar licença, ele é ótimo, já o usei anteriormente de Firebird para MySQL.

Segue-se link.

http://www.sqlmanager.net/en/products/postgresql/dataimport/screenshots/914

J

Saudações Flávio,
Também sou de Piracicaba e estou migrando meu sistema. Não sou programador mas desenvolvi o sistema de minha clínica odontológica em Access, modéstia à parte ficou bem legal. Queria migrar para um BD sólido, estou entre o MySQL e o PostgreSQL.
Simpatizei com as possibilidades do JAVA e inicie algumas leituras… tem muita coisa pra aprender! rsrs Mas sem problemas pois também não tenho pressa.
Utilizei o programa MS Access to MySQL para migrar para o MySQL, tem para o PostgreSQL também (veja em http://www.bullzip.com/products/a2p/info.php ), só que ainda não testei. No MySQL ele não conseguiu transferir alguns campos de algumas tabelas. Estava relacionado a formato de data. Fiz uma alteração (no Access) e depois transferiu tudo, sem problemas.
Se alguem tiver sugestão de leitura a respeito de relacionamento entre tabelas (Primary/Foreign Keys) no PostgreSQL será bem vinda.
Tô quebrando minha cabeça pra ver como vou fazer meus formulários…
Bom é isso por enquanto, qualquer coisa estou por aqui.
Até mais.

Criado 20 de junho de 2011
Ultima resposta 2 de jul. de 2011
Respostas 6
Participantes 3