Java primefaces pdf

consigo gerar o pdf o xls e xml
n tentei outros formatos, no entanto o resultado foi broxante em todos os formatos
em vez de ser exportado os dados é exportado minha tabela como ela é propriamente dita, com as injeções de dependência, div’s etc, assim :

<div class="cabecaTablea"> Periodo </div> <div class="cabecaTablea"> Quantidade </div> <div class="espacamento"> #{graficoIO.gerador.verData(graficoSaida .tipoDeConsulta)} </div> <div class="espacamento"> #{v} </div> <div class="espacamento"> #{graficoIO.gerador.verData(graficoSaida .tipoDeConsulta)} </div> <div class="espacamento"> #{v} </div> <div class="espacamento"> #{graficoIO.gerador.verData(graficoSaida .tipoDeConsulta)} </div> <div class="espacamento"> #{v} </div> <div class="espacamento"> #{graficoIO.gerador.verData(graficoSaida .tipoDeConsulta)} </div> <div class="espacamento"> #{v} </div>
seria mt interessante encontrar alguém que já fez ou faz uso deste recurso

desistir de usar o gerador do primefaces,
além de ser demasiado complexo, ter q add tal jar e em tal versão, o que pra mim é inadmissível, me parece q as tabelas geradas n tem formatação alguma
estou trabalhando agora com o itext, tenho que gerar pdf por pdf, mas o resultado e satisfatório
outro lado positivo é q há muito material na web sobre o itext
fica a dica pra quem tiver passando pelo mesmo problema