Java + redes + comunicação via internet

Olá…

Bom, aviso antecipadamente que minha pergunta pode parecer bastante ridícula. Todavia, até hoje não consegui encontrar uma resposta que a sanasse completamente.

É o seguinte. Imaginemos duas máquinas domésticas conectadas à internet (através de conexões ADSL Brasil telecom, por exemplo). Existe a possibilidade dessas duas máquinas acessarem uma à outra, estabelecendo comunicação sem intermediários ou um centralizador de comunicação é imprescindível? Como o pessoal faz, em geral, para resolver esse problema?

Agradeço desde já…

Bem se vc quiser acessar sua maquina remotamente vc pode usar

logmein

nao sei se foi bom oque eu entendi

Olá

Depende mas o Java não tem nada a ver com alguma eventual dificuldade. Contratos de serviços de Internet residenciais sem IP fixo não costumam permitir conexões entrantes e assim fica difícil (mas não impossível) criar uma comunicação do tipo SSH por exemplo.

Já nas conexões das empresas você pode fazer o que quiser, inclusive interligar tudo em uma VPN

[]s
Luca

com logmein consegue sim acessar

se vc ja tem um conexao adsl

o logmein faz o NAT do roteador com a maquina desejada

marciofermino

Não era bem acesso remoto que eu tinha em mente…Na verdade estou pensando em softwares de comunicação em que máquinas domésticas pudessem se comunicar umas com as outras…E, de quebra, estou querendo entender um pouco mais como funciona essa política toda na internet…

Você sabe como o logmein faz o NAT do roteador com a maquina desejada?

Luca

Desculpe se me expressei mal…Sei que a linguagem não é limitadora e muito menos um problema, neste sentido…Minha questão pode ser dividida em duas, na verdade.
1-As máquinas domésticas conseguem comunicar-se umas com as outras, via internet, sem um centralizador de comunicação com IP fixo?
2-Como posso implementar uma ferramenta Java em que eu torne efetiva essa comunicação (pode ser envio de texto à moda chat, mesmo)?

Muito obrigado pela atenção…

Olá

A resposta é a que dei: depende do seu contrato com o provedor.

Fácil: se já houver uma ferramenta pronta, basta instalar. Se não achar algo que lhe sirva, basta escrever o código. Isto é trivial para fazer em Java (igualmente em ruby e também em outras linguagens)

[]s
Luca

Luca

Certo, seria trivial no sentido de “se o IP é acessível posso usar uma estrutura lógica semelhante à que usaria para comunicar componentes de software java dentro de uma intranet”?

Algo que me deixou curioso foi que você disse:

Contratos de serviços de Internet residenciais sem IP fixo não costumam permitir conexões entrantes e assim fica difícil (mas não impossível) criar uma comunicação do tipo SSH por exemplo.

Você sabe de alguma maneira de tornar isso possível, mesmo se o contrato não permitir conexões entrantes?

No fim das contas o que permite a visibilidade/acessibilidade de IP´s na internet é pura política e burocracia? :shock:

Fico grato pelas respostas…

Olá

Sim, tentar. Se conseguir é porque foi possível. Mas não garanto que vá conseguir.

Se quer fazer um chat porque não tenta usar o jabber?

[]s
Luca

É que, na verdade, é pesquisa mesmo…Estou em busca de informações não de funcionalidades. Estou curioso em relação à estrutura da internet e ao comportamento das aplicações na mesma…