Java sai perdendo com Oracle

http://info.abril.com.br/noticias/ti/java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta-20042009-12.shl

o que vcs acham?

Esse assunto vai longe, peguem suas chicaras de café e sentem e discutam bastante… Acho que ainda é cedo pra falar o que acontecerá com o Java, mas acho que seria bom uma integração Java e o Banco de Dados Oracle, unir esses 2, iria ser uma boa para a Oracle… Quanto ao open source, acho que é dificil uma empresa mudar de filosofia e apoiar esse tipo de software, mas é bom esperar e ver o que vai acontecer… Acho que Java não vai morrer, é uma comunidade forte e as empresas sempre usaram… mas uma coisa me deixa preocupado, JAVA será ainda 100 FREE? :shock:
Opinem vocês sobre isso…

eh eu tb acredito que ainda eh muito cedo, mas vc fez uma boa pergunta, será que o FREE ainda vai rolar? Bem, ainda acho que se a compra fosse feita pela IBM seria melhor para o Java.

Mas sera q essa compra aconteceu so por causa de $? Ou a Sun realmente nao queria vender para IBM por outras questoes, pois quando a ibm fez as ofertas a oracle nao declarou nenhuma e do nada acordo de manha, e vejo so as manchetes. Tudo aconteceu em uma madrugada?

Olha, esse negócio de bastidores de empresas é estranho mesmo, tipo fazendo uma comparação, quando o Itau comprou o Unibanco, a conversa durou durante 2 anos e no meio de uma crise, essa noticia veio e agitou o mercado financeiro… Alguns analistas dizem o Unibanco tinha medo de ser desvalorizado, suas ações… No caso da Sun, pode ter sido o mesmo, acho que a Sun deve ter ficado com um pé atras, sobre a desvalorização das suas Ações… Como a IBM ia conversar de novo com a Sun, e talvez oferecesse uma proposta menor, a Oracle entrou na frente e ofereceu os 7,4 Bilhões, mas parece que a Sun estava endividada e o valor caiu que a Oracle pagou foi 5,1 Bilhões, esta noticia esta no site IDGNOW…

Acho que é muito cedo para dizer qualquer coisa. Esperar é o melhor nesse momento.

O pior que pode acontecer é não acontecer nada! E talvez, por enquanto, não aconteça nada mesmo, porque fusão de empresas é algo complicado.

Seria um tiro no pé dos mais estratosféricos se a Oracle deixar de apoiar a filosofia free na tecnologia Java…Perderia uma série de pontos com toda a comunidade do software livre, que não é pequena…Todos sabem que já faz algum tempo que a Oracle tem demonstrado uma tendência em deixar de investir em produtos (no sentido mais concreto da palavra) e investir cada vez mais em serviços. E Java é uma plataforma que sem dúvida tem um potencial enorme de gerar serviços…Só em treinamento e certificações (pra ilustrar) o bolo de dólares não é pequeno…

Eu não tenho dúvidas de que a Oracle não vai alterar esse norte…

Qualqer suposição neste momento é expeculação. :wink:

Acho que discussões agora não levaria a conclusão nenhuma. Vamos esperar…

DUVIDO! Que Oracle iria queimar a comunidade Java! A Oracle vem baseando seus produtos em padroes abertos e ter adquirido a Sun so agrega valor aos produtos existentes da Oracle principalmente para o SOA SUITE, ela nao ira prejudicar as decisoes do JCP, ateh porque se haver uma quebra no JCP como por exemplo uma debandada da IBM e SAP o maior prejuizo depois da compra da Sun seria para a Oracle. Pensem eles gastaram pra caramba na compra da BEA, se eles queimarem a plataforma Java alem de prejudicar alguns produtos de Banco, iriam ferrar com a SOA SUITE, Weblogic, JRockit e o OAS.

Eu acho que é estável, seguro e de fácil manutenção fazer especulações nesse momento.

Vai ter neguinho por aí que vai vender consultoria para empresas alegando que o Java vai acabar, que não sei o quê, bla bla bla.

Se levarmos em conta que a Oracle é estável segura e de fácil manutenção, chegamos a conclusao tambem que o Java na mao da Oracle vai ser Estavel seguro e de fácil manutenção.

Info é uma fonte superficial para analise de qualquer assunto relacionado a desenvolvimento.

Aliás os assuntos tratados pela Info sao todos entusiásticos, falta opiniões de especialistas

"

"