Pessoal, nosso gerente da fábrica distribui uma reportagem na empresa toda onde uma matéria da computerworld diz que java vai perder espaço para linguagens de scripting, Ruby e .Net .
O pessoal aqui que é mais antenado no mercado corporativo concorda com isso ou é uma ameaça para aplicações pequenas e médias ?
Vai perder nao. Ja perdeu e ainda vai continuar perdendo.
Isso nao quer dizer que vai sair do topo agora. Mas nenhuma linguagem fica eternamente no topo.
andrepestana
Passa a matéria pra gente tb…
Perder, já perdeu. Não que tenha saído do topo. Isso é normal.
Abraço,
C
claudiatraraujo
Foi mal, mas é uma pergunta.
Até mais
Rubem_Azenha
“Ameaça”? :S
Qual o grande problema em usar uma outra plataforma\linguagem se a mesma se mostrar melhor para um determinado projeto?
C
claudiatraraujo
Rubem Azenha:
“Ameaça”? :S
Qual o grande problema em usar uma outra plataforma\linguagem se a mesma se mostrar melhor para um determinado projeto?
Não vejo grande/problema nisso, mas é estranho pensar que alguns passam horas durante anos se dedicando ao java, as vezes com relação de amor, e terem que se dedicar a tecnologias “concorrentes”.
Até mais
B
Bruno_Laturner
A linguagem Java vai perder espaço, mas a API do Java não. Linguagens de JVM já estão entrando com toda a força e aproveitando o bom legado deixado por ela.
O que vai acontecer que é a adoção de mais linguagens especializadas e super-produtivas para um tipo desenvolvimento específico.
B
bobmoe
claudiatraraujo:
Pessoal, nosso gerente da fábrica distribui uma reportagem na empresa toda onde uma matéria da computerworld diz que java vai perder espaço para linguagens de scripting, Ruby e .Net .
mas as principais linguagens dinamicas hoje rodam em cima da plataforma java, vide jruby e jython.
fantomas
Enquanto houver gente trabalhando com COBOL e ainda por cima, segundo algumas pessoas, ganhando bem; esse negócio de linguagem (com a relevancia do Java é claro) estar por cima por baixo ou morrendo não deveria gerar grande interesse (minha opinião).
flw
Mauricio_Linhares
Fujam todos! O mundo está acabando! Mulheres e crianças primeiro!
Pronto, próximo apocalipse por favor.
ramilani12
Mauricio Linhares:
Fujam todos! O mundo está acabando! Mulheres e crianças primeiro!
Pronto, próximo apocalipse por favor.
A crise financeira…
Mauricio_Linhares
Pelo menos esse é um apocalipse de verdade
peczenyj
:arrow: Java sairá do topo pois software não é codigo, é requisito.
Andre_Fonseca
:lol:
E
efcjunior
Acredito que seja por causa da crise dos Estados Unidos.
victorwss
apagado
richardpeder
Só faltava um “homem-spam” no fórum… :roll:
Sobre o Java, de fato, como muitos disseram, nenhuma linguagem é eterna…então é normal que exista “linguagens da moda”…quem sabe logica de programação não fica “na chuva”.
ate mais…
Leozin
esse papo de Java sairá do topo existe desde 2001
desde lá aparecem aqui no fórum alguns profetas que falam que o apocalipse vai chegar e todos iremos programar em .NET com uma bola de aço amarrado em nossos pés e levando chicotadas
Luiz_Aguiar
Eu tenho fobia de altura, então se java sair do topo pra mim será melhor.
ramilani12
Pelo menos esse é um apocalipse de verdade :)
Que nada Mauricio, a crise só afeta os U.S.A , segundo nosso fiel presidente…
jpcasati
Pelo menos esse é um apocalipse de verdade :)
Que nada Mauricio, a crise só afeta os U.S.A , segundo nosso fiel presidente…
Brincadeira né, por isso q nem financiamento sai mais aki agora! hahaha!
marcelomartins
claudiatraraujo:
O pessoal aqui que é mais antenado no mercado corporativo concorda com isso ou é uma ameaça para aplicações pequenas e médias ?
Até mais.
Parei de ler em “nosso gerente”.
C
claudiatraraujo
marcelomartins:
:D
Senti um certo preconceito por eu ser mulher, porém … vc é o moderador.
Até mais
L
lavh
claudiatraraujo:
marcelomartins:
Até mais
hmmm…qual a relação? Em qual parte da frase dele vc consegue perceber isso?
Leozin
claudiatraraujo:
marcelomartins:
Até mais
Não é preconceito. Ele só zuou um pouco pelo fato que, geralmente gerente é um cara que não tem muita moral pra dizer o que vai e o que não vai sobreviver no mundo de TI. Gerente geralmente é o cara que diz que é "ah, pra fazer isso é só um “for"zinho” ou acha que a revista Info é a janela do mundo de TI.
Fica tranquila, a galera daqui do fórum é assim mesmo, é mais um ambiente de amizade, nada de preconceitos ou “alfinetadas” e tal
marcelomartins
claudiatraraujo:
marcelomartins:
Até mais
Claudia, não tem nenhum preconceito. Por favor. Eu me esforço muito para ser uma pessoa livre de qualquer PRÉ-CONCEITO.
O Leozin captou exatamente a mensagem. Era só uma piadinha.
E o fato de eu ser moderador também não muda nada. Qualquer coisa me mande uma mensagem privada Ok!
Giulliano
Às vezes eu me pergunto…será que o cliente sabe em que linguagem roda a aplicação dele ???
Se o Fantástitco fizesse uma reportagem com funcionários e empreendedores perguntando : Em qual plataforma roda seu sistema ??
Quantos responderiam ???
Então quem deve se preocupar com a linguagem é quem desenvolve pro cliente e se ele quiser fazer em c ele que o faça.
A
andre2k2
Pessoal, acho que isso de sair do topo é um movimento natural. Um dia com certeza os requisitos dos softwares serão outros, a visão dos projetistas de software será outra, prioridade das empresas será outra.
Alguma coisa que da certo é algo que se encaixa o mais convenientemente possível numa dada situação. Java obviamente tem sido uma boa escolha por anos a fio. Mas tentem contextualizar Java numa época diferente. Uma época onde cada bit era aproveitado, onde não se podia dar ao luxo de perder um byte se quer. Acho que java ficaria na gaveta até o momento oportuno. Assim como podemos fazer o mesmo exercicio para o futuro.
Um dia Java não será mais tão conveniente. Nada no mundo da TI é eterno (exceto a POG). Então meus caros, não temam o futuro. Ele está ai batendo na nossa porta todos os dias.
Só fazendo uma breve comentário: acredito que o sucesso do java durante tanto tempo é sua forte ligação com a comunidade de desenvolvedores. O fato de o java estar sempre mudando, se modernizando, seguindo as tendencias do mercado. Isso é e sempre será uma boa sacada para se manter no topo do mercado durante muito tempo.
PS: Agora criando um flame… Duvido que a linguagem que substituirá o java será RUBY. Duvido, mesmo!
g4j
Cara, ri demais aqui. Essa é uma frase máxima da área de TI.
Em relação ao contexto do tópico, acho que o pessoal já disse praticamente tudo. O java vai continuar por muito tempo sendo uma das principais linguagens/plataformas. E natural que hajam evoluções, sejam do java e/ou outras plataformas. Assim como aconteceu com cobol, que ainda hoje sobrevive e tem mercado pra ele, uma dia vai acontecer com o java.
fantomas
E ai andre2k2 POR QUE vc acha isso? :twisted:
flws
Abdon
duvido++
D
DaviPiala
Eu acredito que Java ainda tenha uma vida muito longa com projetos. Ultimamente ela vem se tornando mais interessante para o mercado, compare a algumas linguagens por ai, o skill dos profissionais Java está elevado(aceitavel), boa quantidade de profissonais, o desenvolvimento está mais produtivo e correções importantes vem sendo tomadas.
Giulliano
E ai andre2k2 POR QUE vc acha isso? :twisted:
flws
Eu já vi um monte de gente criar um Blog em 10 minutos com Ruby, só não sei pra que serve isso !!!
celso.martins
IMHO, bem IMHO mesmo.
Estudem boas práticas. Estudem metodologias. Estudem a aplicação correta da OO. Aprenda a entregar sftw funcionando. Aprenda a entender o cliente e descobrir o que ele quer. Isso é cross-language. Existe isso? =)
Quem tem alguma vivência com programação sabe que a sintaxe, normalmente, se pega em um período muito curto. A lógica, se você já tem, você não perde. É como andar de bicicleta. Quantos não existem por aí que conhecem a sintaxe de uma linguagem e não sabem nem como começar a resolver um problema.
Aprender a desenvolver bem. Para mim, esse é o foco que o desenvolvedor deve ter.
Abraços.
J
juniorbnu
:idea: se java acabar, volto a programar em Delphi
J
juniorbnu
foi uma piada, ok
8)
L
lucas_sa
hAIushIAUshIUAShi
M
marcosalex
"
fantomas
Não acho que o Java “deu uma caída” talvez a aceleração e o “frenesi” não esteja tão forte quanto antes…porque ela não é mais uma novidade, está madura, mostrou seu valor e não tem que provar mais nada. E junto à isto as outras tecnologias tem melhorado bastante também, muitas em função da presença do Java.
A impressão que tenho é que está chegando mais uma fase chata que é quando alguém diz que o problema deve ser resolvido com outra linguagem e um monte de loucos dizem que tem que ser resolvido com Java porque é o que a maioria conhece, é dominante no mercado etc… igual ao que já ocorreu com outras linguagens.
Coisa estranha é a Ruby, fazem alguns meses que ouvi falar muito dela, inclusive aqui no forum; agora parece que está caindo no esquecimento.
flws
jjose
no fim da decada de 90 falaram que o linux iria matar o windows por ser melhor e essas “mãe Dina” só falam besteira.
L
lucas_sa
Enquanto tiver um sistema legado Java nunca vai acabar .
tchandy
Não aprenda nada de novo. Não Evolua.
MHO, bem IMHO mesmo.
Estudem boas práticas. Estudem metodologias. Estudem a aplicação correta da OO. Aprenda a entregar sftw funcionando. Aprenda a entender o cliente e descobrir o que ele quer. Isso é cross-language. Existe isso? =)
Quem tem alguma vivência com programação sabe que a sintaxe, normalmente, se pega em um período muito curto. A lógica, se você já tem, você não perde. É como andar de bicicleta. Quantos não existem por aí que conhecem a sintaxe de uma linguagem e não sabem nem como começar a resolver um problema.
Aprender a desenvolver bem. Para mim, esse é o foco que o desenvolvedor deve ter.
Abraços.
Clap Clap! Falou tudo!
romuloff
tchandy:
Não aprenda nada de novo. Não Evolua.
celso.martins:
IMHO, bem IMHO mesmo.
Abraços.
Clap Clap! Falou tudo!
Poisé. Podem até encerrar o tópico.
Matou a conversa . É isso aew ! Valew Celso !
D
DaniloAl
Deus do céu…pelo amor de Deus…não relembrem isso .
A uns dois anos eu li uma mensagem parecida aqui no forum so que era com .NET e Python
everson_z
Uma coisa é certa, se não é Java é .NET… rs
A Microsoft sempre esta entre os principais e se não me engano desde o Clipper
Se para o mercado aceitar um novo frameWork ja é dificil, imagina uma nova linguagem
Amanha entra outra linguagem e mata o assunto do Ruby assim como foi feito com Python… rs