Olá,
eu gosto de programar em desktop, mas preciso programar para web, gostaria de saber, se eu instalar o java EE, dá pra min programar em desktop e em web.
Java SE e EE
8 Respostas
Não se instala o JEE. JEE nada mais é do que um conjunto gigante de especificações. O que você tem são produtos que implementam uma determinada especificação. Exemplos de especificações são: Servlets, JSP, JPA, EJB. Produtos que implementam JPA por exemplo: Hibernate, TopLink, etc.
De qualquer maneira, todo produto JEE é construído sobre a JSE, que é a linguagem Java + API’s padrão. Ou seja, de um jeito ou de outro você precisa instalar a JDK, e a princípio, a JDK é tudo o que você precisa para desenvolver qualquer aplicação Java. O resto são atalhos e facilitadores.
Produtos que implementam JPA por exemplo: Hibernate, TopLink, etc.
Só “pincelando” TopLink e EclipseLink (etc…) é a implementação da especificação do JPA , já o Hibernate eu não considero implementação do mesmo, ele apenas implementa algumas partes ,e tambem deixar de fora alguns itens da especificação, por outro lado ele tem recursos que não tem no JPA.
Em fim, eu não consideraria Hibernate como uma implementação do JPA
Respondendo ao Tópico : (Swing?)Não , JEE é implementado geralmente por servidores de Aplicações como WebSphere, WebLogic, Jboss etc
Produtos que implementam JPA por exemplo: Hibernate, TopLink, etc.
Só “pincelando” TopLink e EclipseLink (etc…) é a implementação da especificação do JPA , já o Hibernate eu não considero implementação do mesmo, ele apenas implementa algumas partes ,e tambem deixar de fora alguns itens da especificação, por outro lado ele tem recursos que não tem no JPA.
Em fim, eu não consideraria Hibernate como uma implementação do JPA
Até onde sei, Hibernate implementa o JPA. Há pessoas que usam o Hibernate puro (este não implementa) alegam o uso pela vantagem da ferramenta rica -> Criteria.
Olá,
eu gosto de programar em desktop, mas preciso programar para web, gostaria de saber, se eu instalar o java EE, dá pra min programar em desktop e em web.
Se entendi sua intenção:
- Instale o Struts ou JSF (frameworks) e o Tomcat assim vc pode começar a desenvolver Web.
edit…
Valeu galera…
Se eu instalar o java EE eu posso programar em desktop e web, né?
é … já que você não leu … a resposta é sim, você pode inclusive desenvolver toda uma aplicação JEE para desktop.
…