Java SE vs Java EE

7 respostas
A

Bom dia
Minha duvida é a seguinte,

1# Principais diferencas entre o Java SE x Java EE

2# Java EE suporta programacao desktop? o que seria diferente ?

3# Posso criar um sistema com integracao com internet com Java SE ? Por exemplo acessar um servidor, banco de dados…

4# O que se pode fazer com Java EE ?

Bom é isso. Obrigado!

7 Respostas

diogogama

espero ter ajudado…

rmendes08

arthuroaraujo:
Bom dia

2# Java EE suporta programacao desktop? o que seria diferente ?

3# Posso criar um sistema com integracao com internet com Java SE ? Por exemplo acessar um servidor, banco de dados…

4# O que se pode fazer com Java EE ?

Bom é isso. Obrigado!

#1 - A JSE é uma especificação que engloba: a JVM, a linguagem Java e as API’s padrão da plataforma Java, incluindo Collections, I/O, JDBC, JMX, etc. Ou seja, a JSE padroniza a plataforma Java de maneira geral. Já a especificação JEE padroniza aplicações corporativas, com a intenção de minimizar o esforço em requisitos não-funcionais e permitir que desenvolvedores invistam mais tempo com regras de negócio. Entre outras coisas, a JEE padroniza: aplicações Web, camada de persistência, fila de mensagens, Web services, serviços EJB, injeção de dependências, etc.

#2, #3 - depende do que você chama de programação desktop. Em outras palavras, é perfeitamente possível você criar uma aplicação JEE e acessar os seus serviços através de um cliente feito em Swing ou JavaFX.

#4 - Eu colocaria de outra maneira. Qualquer aplicação que precise de uma camada de serviços que ofereça, entre outras coisas, processamento, recuperação e persistência de dados pode se beneficiar de uma aplicação JEE. Uma aplicação Web é o caso mais clássico. Mas você pode ter um cliente Android acessando serviços JEE, ou ainda um game, como Starcraft2 ou WoW que precisa acessar dados de pagamento do jogador.

drsmachado

arthuroaraujo:
Bom dia

Java SE é a base para desenvolvimento Java, por isso chama-se Standard Edition. Ele engloba coisas como todos os fundamentos do java e a API de desenvolvimento desktop.

Não. JEE é apenas para desenvolvimento baseado na especificação JEE (na realidade, uma série de especificações juntas).

Pode, existem classes como a URL (java.net). Para acessar SGBDs é possível sem a necessidade de integração web, a estrutura do JDBC (persistência padrão do java para conexões “manuais”) e do JPA (mapeamento objeto relacional) suportam a conexão a servidores remotos.

Tudo o que você faz com Java SE, acrescido de uma estrutura para a internet. Além de coisas como message queues, message topics, EJBs e mais algumas coisas bem legais.

arthuroaraujo:

Bom é isso. Obrigado!

douglaskd

será que isso não era um trabalhinho de pesquisa ?

rmendes08

Realmente, pra ter perguntas tão arrumadinhas … tem jeito mesmo … De qualquer maneira, se o sujeito simplesmente copiar as respostas vai passar um aperto bom com o professor …

douglaskd

Realmente, pra ter perguntas tão arrumadinhas … tem jeito mesmo … De qualquer maneira, se o sujeito simplesmente copiar as respostas vai passar um aperto bom com o professor …

putz, verdade, nem tinha lido as respostas casuais.

A

Pessoal,
Obrigado!

Estou estudando por conta propria! Nao é um trabalho de faculdade, somente eu querendo aprender =D
na verdade só vejo Java no 5o periodo, ainda to entrando no 2o…

Vlw!
Vcs sao bons

Criado 22 de julho de 2013
Ultima resposta 22 de jul. de 2013
Respostas 7
Participantes 5