Java SE vs Java EE

Bom dia
Minha duvida é a seguinte,

1# Principais diferencas entre o Java SE x Java EE

2# Java EE suporta programacao desktop? o que seria diferente ?

3# Posso criar um sistema com integracao com internet com Java SE ? Por exemplo acessar um servidor, banco de dados…

4# O que se pode fazer com Java EE ?

Bom é isso. Obrigado!

espero ter ajudado…

[quote=arthuroaraujo]Bom dia

2# Java EE suporta programacao desktop? o que seria diferente ?

3# Posso criar um sistema com integracao com internet com Java SE ? Por exemplo acessar um servidor, banco de dados…

4# O que se pode fazer com Java EE ?

Bom é isso. Obrigado![/quote]

#1 - A JSE é uma especificação que engloba: a JVM, a linguagem Java e as API’s padrão da plataforma Java, incluindo Collections, I/O, JDBC, JMX, etc. Ou seja, a JSE padroniza a plataforma Java de maneira geral. Já a especificação JEE padroniza aplicações corporativas, com a intenção de minimizar o esforço em requisitos não-funcionais e permitir que desenvolvedores invistam mais tempo com regras de negócio. Entre outras coisas, a JEE padroniza: aplicações Web, camada de persistência, fila de mensagens, Web services, serviços EJB, injeção de dependências, etc.

#2, #3 - depende do que você chama de programação desktop. Em outras palavras, é perfeitamente possível você criar uma aplicação JEE e acessar os seus serviços através de um cliente feito em Swing ou JavaFX.

#4 - Eu colocaria de outra maneira. Qualquer aplicação que precise de uma camada de serviços que ofereça, entre outras coisas, processamento, recuperação e persistência de dados pode se beneficiar de uma aplicação JEE. Uma aplicação Web é o caso mais clássico. Mas você pode ter um cliente Android acessando serviços JEE, ou ainda um game, como Starcraft2 ou WoW que precisa acessar dados de pagamento do jogador.

[quote=arthuroaraujo]Bom dia

[/quote]
Java SE é a base para desenvolvimento Java, por isso chama-se Standard Edition. Ele engloba coisas como todos os fundamentos do java e a API de desenvolvimento desktop.

Não. JEE é apenas para desenvolvimento baseado na especificação JEE (na realidade, uma série de especificações juntas).

Pode, existem classes como a URL (java.net). Para acessar SGBDs é possível sem a necessidade de integração web, a estrutura do JDBC (persistência padrão do java para conexões “manuais”) e do JPA (mapeamento objeto relacional) suportam a conexão a servidores remotos.

Tudo o que você faz com Java SE, acrescido de uma estrutura para a internet. Além de coisas como message queues, message topics, EJBs e mais algumas coisas bem legais.

[quote=arthuroaraujo]
Bom é isso. Obrigado![/quote]

será que isso não era um trabalhinho de pesquisa ?

Realmente, pra ter perguntas tão arrumadinhas … tem jeito mesmo … De qualquer maneira, se o sujeito simplesmente copiar as respostas vai passar um aperto bom com o professor …

Realmente, pra ter perguntas tão arrumadinhas … tem jeito mesmo … De qualquer maneira, se o sujeito simplesmente copiar as respostas vai passar um aperto bom com o professor …[/quote]

putz, verdade, nem tinha lido as respostas casuais.

Pessoal,
Obrigado!

Estou estudando por conta propria! Nao é um trabalho de faculdade, somente eu querendo aprender =D
na verdade só vejo Java no 5o periodo, ainda to entrando no 2o…

Vlw!
Vcs sao bons