Olá Pessoal gostaria de tirar uma dúvida o JSF é algo semelhante o que existe na IDE .NET hoje, onde você arrasta controles em páginas web, ou é outra arquitetura.
Valeu.
Olá Pessoal gostaria de tirar uma dúvida o JSF é algo semelhante o que existe na IDE .NET hoje, onde você arrasta controles em páginas web, ou é outra arquitetura.
Valeu.
Olá
O que é IDE .NET?
[]s
Luca
[quote=“Luca”]Olá
O que é IDE .NET?
[]s
Luca[/quote]
Visual Studio Realmente só é IDE .NET MERMO, Eclipse não é php, java ,velocity, cobol, hehehehehehe…
Eu não entendi muito bem a idéia da SUN sobre o JSF não mas ela quer fazer um padrão de View(até onde eu entendi) que rode em “qualquer lugar” Celular Browser etc… alé de manter os dados atuais(persistentes) no browser 'não sei como mas lí isso outro dia".
Além de Validators e etc… Tem um pessoal bom aqui no Forúm que saca muito e pode falar bem explicado mesmo mano, além do mais tem uns posts aqui muito bom dê uma procurada.
JavaServer Faces não é uma ferramenta, é um framework:
Existe hoje o Java Studio Creator, da Sun, que funciona de maneira parecida ao VisualStudio.NET, e constrói UIs usando JSF.
Mais detalhes:
:arrow: JavaServer Faces: http://java.sun.com/j2ee/javaserverfaces/index.jsp
:arrow: Java Studio Creator: http://wwws.sun.com/software/products/jscreator/
[]'s
Aproveitando o tópico.
JSF já se tornou uma framework estável como o Struts hoje é no mercado e o Webwork também?
Será que dá para confirmar nela em um projeto?
[quote=“alex.lopes”]Aproveitando o tópico.
JSF já se tornou uma framework estável como o Struts hoje é no mercado e o Webwork também?
Será que dá para confirmar nela em um projeto?[/quote]
Tapestry eh muito mais atrativo que JSF. Se for ver JSF, nao deixe de ver o Tapestry tambem.
Rafael
Texto grandinho, vou falar algumas coisinhas do JSF por cima, não pretendo entrar em detalhes profundos de cada funcionalidade, apenas meu ponto de vista e coisas que achei legal
Quanto ao uso de JSF em projetos:
Estabilidade:
O JSF esta bem estável, a Oracle esta fazendo o ADF Faces que é um senhor set de componentes para JSF, mas ainda tem alguns bugs.
Até o momento não tive problemas com o JSF em si.
Validator do JSF:
O validator do JSF é muito legal, é claro que algumas coisas básicas se checa client-side mesmo com javascript. La ne empresa os validtors e componentes que construimos sào voltados a coisas mais especificas da empresa, exemplo:
Em um formulário o usuário se loga com seu Id. Para isso existe um validator que checa se o usuário existe, e que não esta com a flag de demitido :D. O validator não vai no form, vai no TextField.
Na página seguinte este usuário logado tem que informar o Id de outro funcionario para requisitar algo. De novo, o mesmo validator é utilizador sem nenhum problemas, apenas usando taglib. E assim vai, qualquer validação de identificação de funcionários temos um validator que cobre isso. O JSF se encarrega de invocar o validator e retornar para a pagina com a mensagem de erro caso algo tenha ocorrido errado.
Arquitetura (Por cima), não vou entrar em detalhes!!:
Eu gostei muito da arquitetura do JSF e como você pode atuar em cada fase do seu ciclo de vida.
A idéia de actionListeners também é show de bola, um exemplo no caso de internacionalização: Apenas deixe um combo com as linguagens disponíveis em todo o site e ponha um action listener nele. Ao mudar aquele combo, de um submit no form e o action listener intercepta, você pode programar para que retorne para a pagina exatamente como ela estava mas com outra lingua. Isso sem tocar em nenhum código que se refira a qualquer outro campo do form. Afinal, é um listener em uma classe totalmente separada do processamento do form.
Componentes:
Isso é algo que adorei no JSF. Você realmente faz ou baixa componentes reutilizáveis, como por exemplo um botão que abre um catálogo todo bonitinho em uma div num layer acima e depois joga a data pra um textfield a sua escolha.
Ou fazer algo do tipo:
<a:tabPanel>
<a:tab name=“Orelha1”>
Texto da arelha 1
</a:tab>
<a:tab name=“Orelha2”>
Texto da arelha 2
</a:tab>
</a:tabPanel>
E isso ja renderizar pra vc 2 orelhas para trocar de conteudo via javascript (usando div style: display:…)
Vale a pena dar uma boa olhada nessa parte do JSF, existem alguns projetos por ai com vários componentes deste tipo, mas fazer o seu próprio é bem legal
<cansei>
Ou seja, JSF não seria apenas componentezinhos pra UI, mas tem também uma boa arquitetura para desenvolvimento. O foco do JSF é na UI mesmo, e a tendência do struts é ter foco no controller (Palavras de Craig McClanahan).
Concordo que ainda faltam algumas funcionalidades nativas no JSF, gosto muito do Tiles por exemplo (JSF se integra com o STRUTS e da pra usar tiles), mas a tendência é isso melhorar muito, comparado aos outros framworks para web o JSF é bem novinho ainda.
Andei me empolgando com o JSF ultimamente
</cansei>