Java Server Faces -

Ola

Sou um programador com experiencia vindo do mundo desktop (delphi) e de programação para web com ASP.NET.
Estou precisando por n motivos aprender a utilizar tecnologia java e me deparo com coisas banais que eu ja fazia a muito tempo nas linguagens que domino.
Por exemplo, possuo dois componentes inputText do JSF 1.2 e preciso deixar um deles desabilitado (disabled=true) enquanto o usuário digita no outro e vice-versa.
Eu poderia muito bem colocar um disabled e desabilitar o InputText, mas isto nao ficaria dinamico. Outra coisa, como realizar tais verificações sem a utilização de um managed bean,
visto que nao preciso de regras ou métodos e sim de validação de entrada de dados no componente no lado do cliente.

Obrigado

JavaScript não te ajudaria?

bom, os dados que o usuário digita no inputText devem ser guardados em algum lugar, por isso, vc vai precisar de um managed bean.

portanto, utilize o managed bean pra fazer a sua regra.
Eu não entendi o q vc quer fazer, mas minha interpretação é que:
sao dois inputs, 1 e 2.
inicialmente, os dois são enabled.
se o cara digitar no 1, o 2 fica disabled.
se o cara digitar no 2, o 1 fica disabled.

sendo assim:
<h:inputText … disabled="#{bean.isInput1Enabled}"/>
<h:inputText … disabled="#{bean.isInput2Enabled}"/>

ou alguma coisa parecida com isso.

Para fazer de modo dinamico (i.e. AJAX), vc pode utilizar algum componente ajax pra jsf (ou fazer não mão), de tal forma que, no evento onblur, vc posta o formulário via ajax e re-renderiza os componentes.

HTH

Ola
Pois é, um colega aqui ja tinha comentado sobre isso.
Vou ver se descubro funções javascript ou se tiveres aonde me apontar, posso procurar dai.
Obrigado
Jean

Se tiver tempo, dá uma olhada no JSF 2.0 pois já vem com ajax.

Agora, se vc for utilizar o 1.2, sugiro, para começar, o PrimeFaces.

HTH

Nunca utilize JavaScript na alteração de estado de componentes JSF, inclusive a Mundo java deste mês tem um artigo bem legal de coisas que não se devem fazer utlizando JSF.

Estude o ciclo de vida do JSF, os componenets, e se tiver afim de uma olhadinha em Richfaces…

Dá pra usar javascript com JSF (afinal, RichFaces não faz isso?), mas dá um pouquinho de trabalho :smiley: