Java Server Faces

Olá Todos :slight_smile:

Alguém ja está familiarizado com o Java Server Faces?

Estou baixando alguns tutoriais e pkgs pois pretendo aprender sobre esta tecnologia :slight_smile:

Alguem ja usou? se já, o que achou?

Fiquei muito empolgado quando saiu o “early access” do JSF

E o pesoal ja meio que aprovou:

http://www.jcp.org/jsr/results/127-7-1.jsp

Mas não olhei não, falaram que nao tem tudo o que precisaria ter, pra virar algo como webobjects ou algo tipo o q o visual studio .net faz pra voce pra fazer websites.

O projeto Java Server Faces ainda está meio que “engatinhando” de certa forma… ele já pode ser utilizado e possui diversos recursos úteis. Chegamos a dar uma olhada nos seus recursos… estávamos até pensando em criar uma API do tipo por aqui… mas quando soubemos do JSF resolvemos esperar.

Acredito que em breve este projeto deverá estar consolidado :)[/quote]

Sinceramente eu acho que essa especificação já devia ter saído muito antes, mas tudo bem, ela está chegando em boa hora.
Para se ter uma idéia, hoje o ASP.NET Web Matrix utiliza o mesmo conceito do Java Server Faces que é algo do tipo WebForms da M$, ou seja, estamos em desvantagem nesse aspecto.
Não vai demorar muito e teremos ferramentas como JDeveloper, JBuilder e quem sabe um plug-in do Eclipse implementado as funcionalidades do JSF. Afinal ter a produtividade do tipo clicar e arrastar componentes para montarmos as nossas páginas Java de maneira padronizada seria bem vinda, né?

com certeza, eu até ia desistir de utilizar template engines para a camada view da aplicações web :slight_smile:

por falar nisto, alguem sabe de uma maneira de os componentes swing que suportam HTML suportarem javascripta também??

Hum. Sinceramente e infelizmente, o Web MAtrix da um PAU no JSF. Obvio que voce perde escalabilidade, tem um codigo ilegivel e porco e reutilizacao zero. Mas voce faz um site de pequeno-medio porte em 2 dias, contra 3 semanas em java.