Java server pages

Gente, tudo de bom…

Estava dando uma olhada nas perguntas do forum e todas elas são muito complicadas e são as que eu tenho tambem… vi as respostas tambem…

Mas sou um iniciantes e vou fazer as minhas perguntas tambem tudo OK?!!!

eu comprei um livro “DSENVOLVENDO NA WEB com Java Server Pages” o que vocês que são feras no assunto podem me dizer a respeito!!!

eu quero começar a programar em java, existe um livro que me explique como usar um soft para programar em java… tipo o visual basic, tem alguma plataforma? eu sei que tem uma pelo menos pois o pessoal que programa em java ja começou, se chama BORLAND JBUILDER 8

só que eu to vendo o pessoal aqui do forum dizer que da para fazer isso no notepad… mas nao tem uma ferramenta padrao!!! entenderam, tipo o vb ou o delphi… eu to associando para poder me explicar melhor para quem for ler… não estou comparando a linguagem…

Entenderam, eu sou o INICIANTE !!! eu sou programador, mas programo só em vb, delphi, assim… ja faz até um tempo que programo(8 anos)… e a firma esta mudando para java… e quero mandar ver nisso tambem, e todo começo é complicado, eu sei disso, inclusive ouvi falar de um curso em sampa, na globalcode, alguem pode me falar a respeito tambem sobre esse lugar… existe outro, gostaria de achar um bom e rapido porque tenho necessidade de aprender isso… não que eu va aprender rapido, mas começar a aprender nesta semana… ou melhor no sabados, pois faço faculdade…

tenho ate alguns exemplos que pessoas da minha firma ja fizeram e estou dando uma olhada no codigo para ver se eu consigo entender, consegui ate fazer uma conexao no banco oracle, mas foi atraves deste livro qeu comprei que citei a cima…

Obrigado, espero obter respostas de vocês pois realmente necessito disso!!!

Kra, vc e + um q esta migrando da M$ pra o Java!!! PARABENS!!!

E repondendo…

Kra, o pessoal fala em editor simples de texto ascII pq ele n mostra o erro e nem da dicas de codigo, como o JBuider, o NetBeans, Eclipse e ai vai!!

E por isso q o pessoal aconcelha os iniciantes a usarem o notepad ou o kwrite…

As IDE’s ajudam muito… mas na minha opniao, qdo vc usa GUI elas geram muito codigo desnecessario, entao e bom limpar o codigo!!!

Espero q tenha ajudado, e boa sorte com o Java!!

Ratinho, muito obrigado, eu estava vendo suas respostas quase agora mesmo…

Incluive estava dando uma olhada nesse lugar que eu peguei aqui com vocês para entender melhor… JAVA

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=FAQ

entendi o que vc me falou… é cara… a firma ta migrando… e quem for inteligente vai migrar junto… e como trabalhei com um amigo ao lado e ele programava em java comecei a gostar desse negocio… e eu como dou a cara a tapa, pedi para deixarem eu fazer um sisteminha, nada muito complicado, para começar a mexer com a linguagem porque se nao, nao sai nunca… certo!!! o programa é bem simples entre aspas, é uma especie de consulta ao banco de dados mas fazendo filtragem, só isso, e assim que o usuario filtrar ele tambem vai poder imprimir em forma de relatório, acho que seria um programa interesssante para o commeço, nada de inclusão, exclusão, alteração… só consulta e impressão.

por isso gostaria de saber se vc pode me indicar um curso realmente muito bom!!! infelizmente na globalcode acabaram os cursos… e vai levar um tempo para abrirem, vc conhece outro?

te agradeço muitissimo!!!

Irmao…

Vc mora em qual cidade, Estado.

Diz ai q a familia e do pais inteiro, entao c n souber ai perto d ond vc mora, tenho certeza q vai ter algum irmao que vai saber!!!

po, nao pensei nisso… rsrs, é que eu to no trampo tentando aprender java, por isso nao me lembrei destes detalhes

eu moro no guaruja, seria bom se tivesse um curso em são paulo, mas aos sabados…

nao pensem que sou folgado, eu to procurando tambem, é que vc’s que são feras que podem me informar um realmente bom…

Obrigado mais uma vez…!!!

Será que alguem sabe que erro é esse…, ja fez dois dias e meio que tento resolver isso e nao consigo!!! ja procurei em livro como resolver e nada!!!

HTTP Status 500 - type Exception reportmessage description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.exception org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

An error occurred at line: 2 in the jsp file: /contasconsumo/contasconsumo/defaultroot/listagem.jsp

Generated servlet error:
[javac] Compiling 1 source file

C:\jakarta-tomcat-4.1.29\work\Standalone\localhost\pmg\contasconsumo\contasconsumo\defaultroot\listagem_jsp.java:8: package contasconsumo does not exist
import contasconsumo.*;
^
C:\jakarta-tomcat-4.1.29\work\Standalone\localhost\pmg\contasconsumo\contasconsumo\defaultroot\listagem_jsp.java:45: cannot resolve symbol
symbol : class IndexBean
IndexBean bean = new IndexBean();
^

An error occurred at line: 2 in the jsp file: /contasconsumo/contasconsumo/defaultroot/listagem.jsp

Generated servlet error:
C:\jakarta-tomcat-4.1.29\work\Standalone\localhost\pmg\contasconsumo\contasconsumo\defaultroot\listagem_jsp.java:45: cannot resolve symbol
symbol : class IndexBean
IndexBean bean = new IndexBean();
^
3 errors

at org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.javacError(DefaultErrorHandler.java:130)
at org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.javacError(ErrorDispatcher.java:293)
at org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateClass(Compiler.java:353)
at org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:370)
at org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:473)
at org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:190)
at org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:295)
at org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:241)
at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:853)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:247)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:193)
at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:256)
at org.apache.catalina.core.StandardPipeline$StandardPipelineValveContext.invokeNext(StandardPipeline.java:643)
at org.apache.catalina.core.StandardPipeline.invoke(StandardPipeline.java:480)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.invoke(ContainerBase.java:995)
at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:191)
at org.apache.catalina.core.StandardPipeline$StandardPipelineValveContext.invokeNext(StandardPipeline.java:643)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.invoke(StandardContext.java:2417)
at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:180)
at org.apache.catalina.valves.ErrorDispatcherValve.invoke(ErrorDispatcherValve.java:171)
at org.apache.catalina.core.StandardPipeline$StandardPipelineValveContext.invokeNext(StandardPipeline.java:641)
at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:172)
at org.apache.catalina.core.StandardPipeline$StandardPipelineValveContext.invokeNext(StandardPipeline.java:641)
at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:174)
at org.apache.coyote.tomcat4.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:193)
at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:781)
at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.processConnection(Http11Protocol.java:549)
at org.apache.tomcat.util.net.TcpWorkerThread.runIt(PoolTcpEndpoint.java:589)
at org.apache.tomcat.util.threads.ThreadPool$ControlRunnable.run(ThreadPool.java:666)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:534)
Apache Tomcat/4.1.29

eae blz?

isso quer dizer que a sua aplicação WEB naum encontrou o pacote
que vc estah tentando importar

verifica se o teu pacote e classes estaum dentro de WEB-INF/classes

caso seja um jar ondi estah o pacote, verifica se está dentro de
WEB-INF/lib

:wink:

[]'s
Erko Bridee

oi, então… eles estao sim… eu tenho

ojdbc14_g.jar - que esta dentro de \WEB-INF\lib

IndexBean.class - que esta dentro de \WEB-INF\classes\contasconsumo

o que esta errado? !!!

obrigado pela ajuda

eu sei q a pergunta vai ser bem boba mas

na sua classe java vc indicou o empacotamento com package contasconsumo;

??? :roll:

o unico erro reportado ali foi de naum ter encontrado esse pacote pela aplicação…

[]'s
Erko Bridee

te falar a real, eu nao entendi o que vc me explicou…
mas eu mudei o nome da classe e agora ela se chama ConnetionBean

Eu resolvi fazer de novo… e esse foi o erro que deu agora…

HTTP Status 500 -

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

Generated servlet error:
[javac] Compiling 1 source file

symbol : class ConnectionBean
ConnectionBean bean = new ConnectionBean();
^

Generated servlet error:
symbol : class ConnectionBean
ConnectionBean bean = new ConnectionBean();
^
2 errors

at org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.javacError(DefaultErrorHandler.java:130)
at org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.javacError(ErrorDispatcher.java:293)
at org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateClass(Compiler.java:353)
at org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:370)
at org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:473)
at org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:190)
at org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:295)
at org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:241)
at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:853)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:247)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:193)
at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:256)
at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:191)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.invoke(StandardContext.java:2417)
at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:180)
at org.apache.catalina.valves.ErrorDispatcherValve.invoke(ErrorDispatcherValve.java:171)
at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:172)
at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:174)
at org.apache.coyote.tomcat4.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:193)
at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:781)
at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.processConnection(Http11Protocol.java:549)
at org.apache.tomcat.util.net.TcpWorkerThread.runIt(PoolTcpEndpoint.java:589)
at org.apache.tomcat.util.threads.ThreadPool$ControlRunnable.run(ThreadPool.java:666)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:534)

agora ta funcionando meia boca…

eu to testando pelo JBuilder 8 e no browser ta bom…

no JBuilder funcionou meia boca - da um problema

javax.servlet.ServletException: ORA-01722: número inválido

eu acho que é pelo tratamento que deixei na sql

sql = "Select * from contas.vunidadescontasprestadores where nrConta=" + campo_localizar + " ORDER BY nrUnidade";

no browser da aquele erro a cima…

CONSEGUIMOS… CARA, NAO TO ACREDITANDO… TA FUNCIONANDO, TA VIVO O NEGÓCIO, QUE LINDO…

fala sério, para um iniciante até que eu to me saindo bem heim, po, minha primeira conexão com banco de dados oracle, e ca entre nós, a pagina que eu fiz ta linda…

OBRIGADO GALERA JAVA… AQUELE ABRAÇO, POR FAVOR, me esperem mais vezes… vocês estão de parabéns!!! :lol:

E isso ai irmao…

Parabens… e precisando tamo ai!!

E tb n esquece d ajudar os irmaos aqui!!

hehe isso ai PARABENS :lol:

equipe PJ pra oq der e vier

pode conta com a gente :wink:

[]'s

Bom cara voltando para o assunto de locais de curso, eu te indicaria a GlobalCode onde eu conheço 2 pessoas que fizeram…, mas como vc já verificou que está sem previsão de novas turmas.

Aqui no PJ tem um banner que eu não sei se é bom, acredito que para estar no PJ deve ser bom…

Dá uma olhada, ou senão posta ae perguntando se alguem ja fez…

http://www.caelum.com.br/index.jsp
[/code]

Então gente, agradeço mesmo a todos vocês… eu com certeza se souber como ajudar alguem aqui dentro, pode contar comigo… uma mão lava a outra… sempre pensei assim… euu vou ter o maior prazer, melhor ainda, a honra e o orgulho de poder ajudar alguem em JAVA… seria um sonho fazer isso…

Sobre o curso, eu to dando uma olhadinha no site, parece interessante, mas quem ja fez o curso por favor me de um toque sim… vou agradecer muito…

Qualquer coisa eu vou esperar abrir na globalcode mesmo… porque esse amigo meu que trabalha na firma fez e me deu ótimas referencias do curso…

Gente, agradeço mais uma vez… :grin: