Java servlets jsp

4 respostas
L

Gente, atualmente programo em PHP, estou querendo iniciar programação em java para web.

Então instalei o tomcat 5.0.28 e o j2sdk1.4.2_06.

Lendo um tutorial na net fiz o seguinte:

criei uma estrutura de pastas em “d:\sites\java” assim:

.+src
.+web
…+ WEB-INF
…+ classes
…+ libs

echo que deu pra entender!

configurei meu tomcat para esta pasta e funcionou ok!

aí eu criei um arquivo AloMundoServ.java

import java.io.*;
import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;

public class AloMundoServ extends HttpServlet
{
public void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
throws IOException, ServletException
{
String alo = "Alô Mundo!";
PrintWriter out = response.getWriter();

out.println("<html>");
out.println("<body><h1>" + alo + "</h1></body>");
out.println("</html>");
} // doGet
} // class AloMundoServ

e compilei ele usando o comando “javac -d …”

então ele gerou um arquivo AloMundoServ.class dentro da pasta “classes”.

até aí beleza, entendi tudo!

Porém esse arquivo é acessado pela URL “http://localhost:8080/dev/servlet/AloMundoServ” sem o .class

Minhas dúvidas são:

1. Como ele acessa esse arquivo e exibe no browser, sendo q a pasta servlet nem existe?

2. Posso mudar o nome dessa pasta de servlet para outro nome qualquer? Se sim, como?

3. Qual a diferença de programar direto num arquivo JSP e fazer esse esquema de .java compilar e gerar um .class?

4. O que eu devo saber pra programar em java para WEB?

5. Vcs pode me indicar tutoriais na net, livros, desde o iniciantes bem básico até o avançadão?

desculpa se eu falei alguma besteira, mas eu to aprendendo neh!!! Valew Galera![/code]

4 Respostas

D

Fala leoloko, vou tentar responder algumas das suas perguntas, são elas:

“leoloko”:

1. Qual a diferença de programar direto num arquivo JSP e fazer esse esquema de .java compilar e gerar um .class?

A diferença entre JSP e SERVLET no caso é , todo o JSP é compilado (na hora da execução) e transforma-se em SERVLET (código java, depois um .class) e todo o SERVLET é um arquivo java, contendo códigos java, o facilitador é que a parte visual, JSP, não tenha códigos java para não dificultar o trabalho de manutenção do site, este é um dos motivos. Ficou claro?
Para saber mais sobre JSP você pode acessar:

4. O que eu devo saber pra programar em java para WEB?

você precisa conhecer de linguagem java, primeiramente seria bom você ter conhecimento da linguagem java para iniciante, depois sobre JSP e javabeans (para aplicações mais complexas) e claro saber de servidor web, no caso do java, conteiner tipo o Tomcat o qual já dá um pequeno suporte ao J2EE.

5. Vcs pode me indicar tutoriais na net, livros, desde o iniciantes bem básico até o avançadão?

Para web, recomendo o site do PJ mesmo, seção artigos, ai vão alguns links:

e assim como você usava BD em PHP você irá querer usar em JSP, um bom link é este:

Bom divirta-se, este é o basico para você começar, espero que seja util.

L

Pow Diogo… valew cara!

Agora vou demorar pra postar aqui denovo… até ler tudo isso! hehehe

Valew mesmo!!

Flw!

D

eheheh, que nada cara, precisando estamos ai, já li todos estes tutoriais que te endiquei, alguns no iinicio viajei muito, mas depois passei a entende-los!
Precisando é só postar duvida, tenho certeza que e o primeiro que puder soluciona-la irá te ajudar!

M

vc tb encontra um material rico nesse assunto em:

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=7

acredito q é td oq precisa :cool:

Criado 23 de novembro de 2004
Ultima resposta 24 de nov. de 2004
Respostas 4
Participantes 3