Java soa

Boa noite a todos, sou programador Java tenho duas cetificações e estou pensando no que estudar.
Existe mercado para trabahar com SOA em java ? E o salario compensa ?
Obrigado

Cara valeu mesmo a explicação foi ótima, certamente me ajudará a tomar a decisão do próximo passa a estudar, e em relação ao salário de um java senior para um soa senior tem muita diferença ?

cara da uma olhada nessa empresa: http://www.sensedia.com/br/

eles utilizam SOA com Java, e é uma empresa do grupo C&IT

Primeiro, trabalhar com SOA em Java e uma pergunta um pouco estranha eu acho, mas eu diria que trabalhar puramente/somente com java, eu pelo menos nunca vi isso em nenhum lugar. O que geralmente acontece é que empresas tem um numero bem grande de sistemas, desenvolvidos nas mais diversas linguagens/plataformas e SOA e uma boa maneira de colocar todo mundo junto (geralmente SOAP sob HTTP) para funcioar.

Se vc quer algo para estudar, como vc ja conheçe java, perderia algum tempo estudando os frameworks java para desenvolvimento de webservices JAX-RPC, JAX-WS, talvex até JAX-RS, JAXB. Tambem estudaria sobre WSDLs, XSDs, XSLT, XPath, isso para começar. Também com alguma teoria sobre o assunto, os livros do Thomas Erl são clássicos. SOA Principles.

Depois se vc realmente for trabalhar em algum lugar que realmente esta implementando SOA vai acabar tendo contato com varias ferramentas, e é geralmente quem também tem um bom conhecimento nessas ferramentas que acaba fazendo um pouco mais de dinheiro do que um desenvolvedor java mediano. (isso falando grosseiramente).

Se vc quiser ter algum contato com essas ferramentas, provavelmente o stack de produtos mais utilizados são os da Oracle. Oracle Fusion Middleware

Todas as Telecoms que conheço, no Brasil e aqui no Canadá, usam em peso os produtos da Oracle.

Espero que ajude em algo.

Cara, isso e dificil responder, na verdade nao acredito nesses labels que vc esta tentando colocar. Para mim existe, poderia dizer “Analista de Sistemas Senior”. E nao esse infinito numero de subdivisoes. E claro que vc vai ter um cara mais espcializado nisso ou naquilo e o dinheiro que essa cara vai fazer depende da lei de oferta e procura.