Olá Pessoal. Eu criei uma tela de pesquisa que ja funciona com o banco. Mas queria fazer pesquisa por cpf e por nome. A pesquisa so esta sendo feita por cpf. Para esse problema decidi colocar 2 radios button com os respectivos nomes rbCpf e rbNome , que ao selecionar um tipo a busca é feita por cpf e se selecionar o outro tipo a busca é por nome . Já adicionei o component Group e ja coloquei ambos no mesmo grupo. Dei o nome da variável do grupo de: escolha . E deixei ela do tipo public em suas configurações. Aqui ta o meu código:
public void pesquisaRapida(){
String sql = "select aluno,numprotocol,data from movimentoreque where cpf like ?";
try {
pst = conecta.prepareStatement (sql);
pst.setString(1,txtPesquisa.getText()+"%"); // O perceuntual é o parametro que vai ser comparado com o like
rs = pst.executeQuery();
tabelaPesquisa.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));
}
catch(SQLException error)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,error);
}
}
public void listarPesquisa() {
String sql = “select aluno, numprotocol,data from movimentoreque order by numprotocol desc”;
try {
pst = conecta.prepareStatement(sql);
rs = pst.executeQuery();
tabelaPesquisa.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));
}
catch (SQLException error){
JOptionPane.showMessageDialog(null, error);
}
}
Agora vou por o código da busca do aluno que eu estava usando em outra tela, pois achei um pouco incômodo duas telas de pesquisa por isso vim perguntar para vocês sobre o rádio button.
public void pesquisarAluno(){
String sql = “select nome,matricula,telefone from aluno where upper (nome) like ?”;
try {
pst = conecta.prepareStatement (sql);
pst.setString(1,txtPesquisar.getText().toUpperCase()+"%");
rs = pst.executeQuery();
tblAluno.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));
}
catch(SQLException error)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,error);
}
}
public void listarAluno() {
String sql = "select nome,matricula,telefone from aluno";
try {
pst = conecta.prepareStatement(sql);
rs = pst.executeQuery();
tblAluno.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));
}
catch (SQLException error){
JOptionPane.showMessageDialog(null, error);
}
}
Como adiciono as funcionalidades do rádio button dentro desse código ? Fico Agradecida quem puder ajudar.