Java + SQL Server 2012 em nuvem?

Estou com um projeto para desenvolver um sistema desktop utilizando o Netbeans e nesse sistema é necessário que os usuários acessem o banco de dados de qualquer lugar, ou seja, este banco de dados tem que estar acessível a todos através do sistema desenvolvido desktop.

Não estou conseguindo encontrar na internet algo que me esclareça como eu faço isso.
Já encontrei alguma coisa sobre banco de dados na nuvem, por exemplo, mas não consegui encontrar nada que me explique como isso é feito.

Alguém poderia me ajudar por favor?? O que eu preciso procurar / estudar para entender o que devo fazer.

Muito obrigado.

Não é legal um cliente Desktop acessar diretamente um banco de dados. Pra isso o seu banco teria que ficar exposto na internet, o que é uma péssima prática de segurança. O mais correto seria você criar um pequeno sistema web com serviços REST para trafegar os dados.

Julio,

obrigado pelo retorno.

Então, como eu ainda não me aventurei nesta parte de web pensei em realmente fazer um sistema Desktop + Banco de Dados SQL Server na web. No momento talvez é o que seria mais viável para eu desenvolver em um tempo hábil.
Na verdade não parei para analisar se é tão diferente o desenvolvimento Java Web para um sistema Desktop.

Obrigado.