Java Studio Creator

26 respostas
caiofilipini

Pessoal,

Sei que bastante gente aqui já testou o Sun Java Studio Creator, mas pra quem ainda não viu, aí vão alguns screenshots:

:arrow: [url]http://www.jroller.com/resources/caiofilipini/java_creator_shot1.jpg[/url]
:arrow: [url]http://www.jroller.com/resources/caiofilipini/java_creator_shot2.jpg[/url]
:arrow: [url]http://www.jroller.com/resources/caiofilipini/java_creator_shot3.jpg[/url]

E o código HTML gerado para a página JSP que eu criei:

<html>
  <head>
    <title>Page1 Title</title>
  </head>
  <body rave-layout="grid">
    <form id="form1" method="post" action="/WebApplication1/faces/Page1.jsp;jsessionid=7C51AD42CC5D9492B77227FC04BCF31F" enctype="application/x-www-form-urlencoded">
      <input id="form1:name" type="text" name="form1:name" style="position: absolute; left: 96px; top: 24px; width: 192px; height: 24px" />
      <input id="form1:button1" type="submit" name="form1:button1" value="Submit" style="position: absolute; left: 192px; top: 72px; width: 96px; height: 24px" />
      <span id="form1:outputText1" style="position: absolute; left: 24px; top: 24px; width: 72px; height: 26px">
        Name:
      </span>
      <span id="form1:outputText2" style="position: absolute; left: 24px; top: 144px; width: 264px; height: 24px">
      </span>
      <input type="hidden" name="form1" value="form1" />
    </form>
  </body>
</html>

Opiniões??? :lol:

[]'s

26 Respostas

dreamspeaker

Me lembra muito meus dias de VB… :?

cv1

Tudo bem que é early release, e tal… mas ô interfacezinha feia do cacete hein? :?

Quanto ao codigo, ate que nao ficou tao horroroso quanto eu imaginei… tao usando CSS pra fazer o layout, entao, ponto pro Rave. :smiley: Alias, alguem reparou no rave-layout=“grid” dentro da tag body? O HTML é bonitinho, bem-formado, e adere aos padrões, mas nenhum validador vai deixar um atributo desses numa tag passar :frowning:

Duvida: se vc trocar os atributos style dos inputs por, digamos, uma classe CSS, o Rave entende? Ou quando vc volta pro editor visual a coisa explode?

marcelomartins

cv, acho que você esta sendo PRÉ conceituoso :). A moral do java sempre foi dar escolhas, e agora vamos ter mais uma. Eu testei o JSC e achei muuuitos erros, não consegui fazer coisas básicas, não consegui conectar no postgres, nem usar o JBoss (não to dizendo que não faz isso, EU que não consegui) mas vejo um futuro MUUUUUUUUUITO promissor pra ele. O custo de desenvolvimento de um sistema web vai cair bastante mas mesmo assim, quem quiser utilizar a maneira convencional o eclipse continua vivo. :slight_smile:

caiofilipini

ThankGod! :smiley:

cv1

Ue, onde eu fui preconceituoso no meu post? :?

RodrigoSol

Pior lembra o VS.net :x

[Comentário Estupido]
Tah aí coisa que java nunca foi. Fácil.
Sei que tornar java mais fácil, é bom pros desenvolvedores , pras empresas e pros players, mas perde um pouco da graça.
E não adianta falar, ah então usa o eclipse por que sou um tanto preguiçoso.
[/Comentário Estupido]

marcelomartins

bem, eu acho que está entre as melhores já feitas pela sun, mas isto é questão de gosto mesmo.

isto é pré conceito. :smiley: :lol: :stuck_out_tongue: :wink:

Bem, sem saber o que acontece, vamos dar um crédito para a Sun pelo bom trabalho até aqui e imaginar que vai dar tudo certo quando volta pro editor visual, sem criar um conceito antes de ver mesmo com vai funcionar.

E como diz o Sr. Michel Yan (não deve ser assim que se escreve mas vocês sabem de quem eu to falando): “Agora programadores VB já podem programar em java”

Pessoalmente eu acho muuuito positivo. Acabou aquele velho papo “Ah, eu não programo J2EE porque é dificil”. Agora vai ser facil, rapido, e principalmente, vai seguir padrões do mercado. Os códigos java e HTML ficam bem formatados, diferente de outras plataformas de desenvolvimento.

Eu TENTEI dar uma mexida no .NET e não consegui fazer nada. No Studio Creator e fiz tabelinhas, consultas a base, alterei o SQL, fiz ligações entre páginas. Isso sem mexer em código nenhum!

Vai ser muito interessante daqui a um tempo, no fim do ano, ou no meio do ano que vem quando novas ferramentas serão criadas para desenvolvimento igual ao Studio Creator. IntelliJ e Eclipse certamente terão estes recursos, então teremos escolhas ainda melhores :).

Abraços a todos.

Marcelo Martins

marcelomartins

“RodrigoSol”:
[Comentário NÃO TÃO Estupido]
mas perde um pouco da graça
[/Comentário NÃO TÃO Estupido]

Isto é fato. Realmemte é um prazer quase sexual :shock: ver o WebWork fazendo mágica. Mas quando vou no mercado comprar leite a moça do caixa não quer saber se eu programo com o VI ou Eclipse ou qualquer outra ferramenta… Ela quer dinheirinho. Então deixemos os prazeres para outra hora e vamos pensar no dim dim que nos será propiciado com este tipo de desenvolvimento.

Mas acredito que a forma que utilizamos para programar em Java hoje não acabará, mas irá se juntar com novas formas de desenvolvimento. Sabe aquele cadastro chato que só le o formulário e grava no banco: Drag n Drop nele!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Abraço

Marcelo Martins

cv1

isto é pré conceito. :smiley: :lol: :stuck_out_tongue: :wink:

Bom, se pareceu, nao foi essa a intencao - mas se vc for ver até um Dreamweaver da vida gera coisinhas feias quando vc joga coisas numa pagina em modo “freestyle”…

plentz

“cv”:

… mas se vc for ver até um Dreamweaver da vida gera coisinhas feias quando vc joga coisas numa pagina em modo “freestyle”…

cv, Dreamweaver? Não baixemos o nível :stuck_out_tongue:

L

“diego_sl”:
“cv”:

… mas se vc for ver até um Dreamweaver da vida gera coisinhas feias quando vc joga coisas numa pagina em modo “freestyle”…

cv, Dreamweaver? Não baixemos o nível :P

:arrow: Este tipo de preocupação deixa para o WebDesigner… :lol:

kuchma

Achei legal o esquema de “code folding” - ja vi em varios editores… alguem sabe de algum plugin que faca isso no Eclipse? Procurei ha um tempo atras e nao encontrei nada (estou torcendo para que tenha sido ineficiencia minha ;))…

Marcio Kuchma

cv1

Pois eh, code folding eh uma feature que eu sempre vi pedirem no eclipse mas que nao entrou no 3.0 sabe-se-lá pq…

_fs

Opnião minha: nunca (nunca) fiquei satisfeito com ferramentas que escrevem o código por mim … nunca … se até hoje não conseguem nem fazer ferramentas que geram html direito … imagina java.

Sem contar que perde um pouco a linha de raciocínio, não formata o código do jeito que cada pessoa gosta.

E mais: ferramentas assim “popularizam” as tecnologias. Ai qualquer pessoa com um dedo torna-se um “programador java” em entrevistas de emprego … odeio isso. É o mesmo efeito com o dreaweaver … pessoa aprende a mexer NELE e sai falando que é webdesigner … se dão um bloco de notas na mão dele pra fazer uma tabelinha em html …

lipe com sangue fervendo

O que eu gosto mais gosto no java é o fato dele ser dificil. Não dá pra fazer uma “brincadeirinha” com java, não dá para fazer um “programinha” que faz uma “coisinha”.

Mas dane-se :smiley:

cv1

Pensamento do dia: se dá pra gerar o código, pq não fazer em runtime? :smiley:

dsiviotti

“LIPE”:
Opnião minha: nunca (nunca) fiquei satisfeito com ferramentas que escrevem o código por mim … nunca … se até hoje não conseguem nem fazer ferramentas que geram html direito … imagina java.

Sem contar que perde um pouco a linha de raciocínio, não formata o código do jeito que cada pessoa gosta.

E mais: ferramentas assim “popularizam” as tecnologias. Ai qualquer pessoa com um dedo torna-se um “programador java” em entrevistas de emprego … odeio isso. É o mesmo efeito com o dreaweaver … pessoa aprende a mexer NELE e sai falando que é webdesigner … se dão um bloco de notas na mão dele pra fazer uma tabelinha em html …

lipe com sangue fervendo

O que eu gosto mais gosto no java é o fato dele ser dificil. Não dá pra fazer uma “brincadeirinha” com java, não dá para fazer um “programinha” que faz uma “coisinha”.

Mas dane-se :D

Pô pessoal! O período jurássico da programação já acabou. O cometa RAD veio para exterminar os progamadores que fazem interface na mão, mas alguns ainda sobrevivem. :lol:
Falando sério, nenhuma empresa COM FINS LUCRATIVOS é louca de trabalhar com geração de interfaces a partir de códigos fonte. Não é prático, não é rápido e cada programador faz do seu modo. Concondo com o fato de ficar muito fácil e qualquer um pode fazer, mas a idéia é essa. A linguagem ou tecnologia é feita visando a empresa e a produtividade não criar reserva de mercado para os programadores. Cada vez mais o programador é um usuário de ferramenta. Os códigos estão cada vez mais automáticos. Isso, na verdade, é bom. Quem escreve Gets e Sets na mão que atire a primeira pedra! :lol:
Trabalho óbvio e repetitivo tem que ser feito por máquinas mesmo, sempre foi assim. Aliás isso é o que, basicamente, faz um computador.

Daniel_Quirino_Olive

Poxa, concordo que VB/Delphi possuem ambientes de desenvolvimento que permitem que crianças de 5 anos (ou menos) construam aplicativos sem precisar recorrer a conhecimentos que estejam fora de seus alcances. Mas daí a dizer que programar em Java é improdutivo, eu discordo: http://ca.sun.com/en/events/presentations/devdays/clinton-devdays.pdf

pcalcado

Eu semrpe quis saber uma coisa:

Para ser “produtiva”, a ferramenta tem que imbecilizar o programador ou eles se imbecilizam sozinhos?

Quantas pessoas programam em Delphi, dotNot, VB 6, e quantas arrastam componentes? Ok, eles sabem fazer um WebService no vs.not com UM_NUMERO_MENOR_QUE_DEZ linhas de código [50% destas geradas automaticamente], mas quantos sabem o que diabos é um WebService? SOAP?

Ok, pro controle do estacionamento da minha vó meia dúzia de janelinhas com botõezinhos que disparam ações pdoeria funcionar… mas e o middleware que integra um sistema em COBOL com o Opportunity?

Ser produtivo é esquecer qualidade, etc. e fazer rápido?

Sinceramente, uma funcionalidade fodassa tipo os refactors do Eclipse me parecem muito mais produtivos quando o assunto é software BOM do que qualquer componentezinho visual.

Pra um software sério, eu cotnrato um programador de cinco anos [mentais] ou um cara bom? Nem vem falar em orçamento que uma ferramentazinha desta costuma custar dez programadores!

E não tô falando de Java só não, é genérico o baguio :stuck_out_tongue:

Ah, aviso que nem vi as imgs pq o jroller tá doidão desde semana passada :drinking:

Mas se for o que eu tô pensando, a Rational não tinha um produto nessa linha, para botar povo de VB 6 e COBOL programando em java? Acho que era isso aqui.

[]s

louds

“cv”:

Pensamento do dia: se dá pra gerar o código, pq não fazer em runtime? :D

Por que isso seria Too Much Magic, eu prefiro usar código gerado a me deparar com um objeto que a classe foi dinamicamente gerada quando estiver depurando o programa.

Outra coisa é o fato do custo de gerar em runtime ser maior que carregar o gerado offline, algumas aplicações java já demoram horrores para sofrer deploy, imagine se elas fossem “super xml + libGenWorld”.

cv1

"Caro <nome do chefe>,

Eu trabalho com computadores. Eu nao consigo trabalhar sem eles. Por isso, eu preciso de um. Entao, suma com essa piada que esta em cima da minha mesa, pq ela nao esta sendo engracada.

Atenciosamente, e já me demitindo caso este pedido nao seja levado em consideracao,

• abilio"
F

“abilio”:
Baixei e instalei agora pra testar. A quantidade de recursos q consome, é uma coisa sem noção. Talvez na maquina de casa(P4 2.0 + 512mb) funcione mais razoavelmente, mais aqui no PIII +128mb do trabalho (q é a maquina q muita gente deve usar, pelo menos a nivel de Brasil), é um exercicio pra paciencia…

Melhor esperar amadurecer mais.

Não essa não é uma realidade no Brasil, pode até ser em algumas empresas. Aqui por exemplo na equipe de desenv a pior maquina é um PIII com 512, mas esta é de um estagiario :D…o resto é tudo P4 2.8 com 512.
Nas outras empresas que prestei servico a maioria é assim tb maquinas boas, é claro que no resto da empresa sempre existem coisas arcaicas, mas…

Sobre ferramentas RAD, arrastar e soltar, eu trabalho com uma dessas que é o Forms da Oracle. No inicio eu até gostava, mas conforme fui pegando sistemas feito por outros desenvolvedores a dor de cabeca ja foi tanta que hoje ando mais detestando do que qql outra coisa.
Prefiro fazer na mão mesmo. Como disse o PCalcado, com um bom editor que tenha um bom gerador de codigos e um bom refactor ta tudo bem.
Ha claro esse editor existe Eclipse :smiley:

]['s

marcelomartins

Infelizmente acho que não. A Sun ira cobrar pelo Studio Creator. Seria meio estranho ela cobrar por um produto e ter outro com as mesmas funcionalidades de graça.

Alguem pode dizer que o netbeans pode ter as mesmas funcionalidades mas sendo mais limitado. Pode ser, mas eu acho que ele não irá ter drag-n-drop para aplicações web. Tomara que eu esteje errado né :D!!

Marcelo Martins
[email removido]

urubatan

sera que no quase defunto ressucitado (Eclipse Web Tools) vão implementar suporte para JSF, com designer visual??

seria show de bola :slight_smile:

Umlauf

Já tem :smiley:

http://www.snpe.co.yu/eclipse-folding.png

rigolin

Daniel não consegui acessar esse arquivo

“Arquivo não existe!”:
Not Found
The requested object does not exist on this server. The link you followed is either outdated, inaccurate, or the server has been instructed not to let you have it. Please inform the site administrator of the referring page.

Tenho que convencer uns “cabeças de bagre” ops!! amigos que Java é produtivo… alguem sugere mais algum artigo?

brlima

Alguem ai conseguiu fazer uma pagina que Inclua novos registros, ou exclua ? E paginaçao? Tipo, exibir um registro por tela com botao para ir pro proximo ? :smiley:

Nao achei nenhum exemplo pra isso… :frowning:

Criado 29 de abril de 2004
Ultima resposta 12 de mai. de 2004
Respostas 26
Participantes 18