Tudo bem que é early release, e tal… mas ô interfacezinha feia do cacete hein? :?
Quanto ao codigo, ate que nao ficou tao horroroso quanto eu imaginei… tao usando CSS pra fazer o layout, entao, ponto pro Rave. Alias, alguem reparou no rave-layout=“grid” dentro da tag body? O HTML é bonitinho, bem-formado, e adere aos padrões, mas nenhum validador vai deixar um atributo desses numa tag passar
Duvida: se vc trocar os atributos style dos inputs por, digamos, uma classe CSS, o Rave entende? Ou quando vc volta pro editor visual a coisa explode?
cv, acho que você esta sendo PRÉ conceituoso :). A moral do java sempre foi dar escolhas, e agora vamos ter mais uma. Eu testei o JSC e achei muuuitos erros, não consegui fazer coisas básicas, não consegui conectar no postgres, nem usar o JBoss (não to dizendo que não faz isso, EU que não consegui) mas vejo um futuro MUUUUUUUUUITO promissor pra ele. O custo de desenvolvimento de um sistema web vai cair bastante mas mesmo assim, quem quiser utilizar a maneira convencional o eclipse continua vivo.
[Comentário Estupido]
Tah aí coisa que java nunca foi. Fácil.
Sei que tornar java mais fácil, é bom pros desenvolvedores , pras empresas e pros players, mas perde um pouco da graça.
E não adianta falar, ah então usa o eclipse por que sou um tanto preguiçoso.
[/Comentário Estupido]
bem, eu acho que está entre as melhores já feitas pela sun, mas isto é questão de gosto mesmo.
isto é pré conceito. :lol:
Bem, sem saber o que acontece, vamos dar um crédito para a Sun pelo bom trabalho até aqui e imaginar que vai dar tudo certo quando volta pro editor visual, sem criar um conceito antes de ver mesmo com vai funcionar.
E como diz o Sr. Michel Yan (não deve ser assim que se escreve mas vocês sabem de quem eu to falando): “Agora programadores VB já podem programar em java”
Pessoalmente eu acho muuuito positivo. Acabou aquele velho papo “Ah, eu não programo J2EE porque é dificil”. Agora vai ser facil, rapido, e principalmente, vai seguir padrões do mercado. Os códigos java e HTML ficam bem formatados, diferente de outras plataformas de desenvolvimento.
Eu TENTEI dar uma mexida no .NET e não consegui fazer nada. No Studio Creator e fiz tabelinhas, consultas a base, alterei o SQL, fiz ligações entre páginas. Isso sem mexer em código nenhum!
Vai ser muito interessante daqui a um tempo, no fim do ano, ou no meio do ano que vem quando novas ferramentas serão criadas para desenvolvimento igual ao Studio Creator. IntelliJ e Eclipse certamente terão estes recursos, então teremos escolhas ainda melhores :).
[quote=“RodrigoSol”][Comentário NÃO TÃO Estupido] … mas perde um pouco da graça …
[/Comentário NÃO TÃO Estupido][/quote]
Isto é fato. Realmemte é um prazer quase sexual :shock: ver o WebWork fazendo mágica. Mas quando vou no mercado comprar leite a moça do caixa não quer saber se eu programo com o VI ou Eclipse ou qualquer outra ferramenta… Ela quer dinheirinho. Então deixemos os prazeres para outra hora e vamos pensar no dim dim que nos será propiciado com este tipo de desenvolvimento.
Mas acredito que a forma que utilizamos para programar em Java hoje não acabará, mas irá se juntar com novas formas de desenvolvimento. Sabe aquele cadastro chato que só le o formulário e grava no banco: Drag n Drop nele!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Bom, se pareceu, nao foi essa a intencao - mas se vc for ver até um Dreamweaver da vida gera coisinhas feias quando vc joga coisas numa pagina em modo “freestyle”…
[quote=“diego_sl”][quote=“cv”]
… mas se vc for ver até um Dreamweaver da vida gera coisinhas feias quando vc joga coisas numa pagina em modo “freestyle”…[/quote]
cv, Dreamweaver? Não baixemos o nível :P[/quote]
:arrow: Este tipo de preocupação deixa para o WebDesigner… :lol:
Achei legal o esquema de “code folding” - ja vi em varios editores… alguem sabe de algum plugin que faca isso no Eclipse? Procurei ha um tempo atras e nao encontrei nada (estou torcendo para que tenha sido ineficiencia minha ;))…
Opnião minha: nunca (nunca) fiquei satisfeito com ferramentas que escrevem o código por mim … nunca … se até hoje não conseguem nem fazer ferramentas que geram html direito … imagina java.
Sem contar que perde um pouco a linha de raciocínio, não formata o código do jeito que cada pessoa gosta.
E mais: ferramentas assim “popularizam” as tecnologias. Ai qualquer pessoa com um dedo torna-se um “programador java” em entrevistas de emprego … odeio isso. É o mesmo efeito com o dreaweaver … pessoa aprende a mexer NELE e sai falando que é webdesigner … se dão um bloco de notas na mão dele pra fazer uma tabelinha em html …
lipe com sangue fervendo
O que eu gosto mais gosto no java é o fato dele ser dificil. Não dá pra fazer uma “brincadeirinha” com java, não dá para fazer um “programinha” que faz uma “coisinha”.
[quote=“LIPE”]Opnião minha: nunca (nunca) fiquei satisfeito com ferramentas que escrevem o código por mim … nunca … se até hoje não conseguem nem fazer ferramentas que geram html direito … imagina java.
Sem contar que perde um pouco a linha de raciocínio, não formata o código do jeito que cada pessoa gosta.
E mais: ferramentas assim “popularizam” as tecnologias. Ai qualquer pessoa com um dedo torna-se um “programador java” em entrevistas de emprego … odeio isso. É o mesmo efeito com o dreaweaver … pessoa aprende a mexer NELE e sai falando que é webdesigner … se dão um bloco de notas na mão dele pra fazer uma tabelinha em html …
lipe com sangue fervendo
O que eu gosto mais gosto no java é o fato dele ser dificil. Não dá pra fazer uma “brincadeirinha” com java, não dá para fazer um “programinha” que faz uma “coisinha”.
Mas dane-se :D[/quote]
Pô pessoal! O período jurássico da programação já acabou. O cometa RAD veio para exterminar os progamadores que fazem interface na mão, mas alguns ainda sobrevivem. :lol:
Falando sério, nenhuma empresa COM FINS LUCRATIVOS é louca de trabalhar com geração de interfaces a partir de códigos fonte. Não é prático, não é rápido e cada programador faz do seu modo. Concondo com o fato de ficar muito fácil e qualquer um pode fazer, mas a idéia é essa. A linguagem ou tecnologia é feita visando a empresa e a produtividade não criar reserva de mercado para os programadores. Cada vez mais o programador é um usuário de ferramenta. Os códigos estão cada vez mais automáticos. Isso, na verdade, é bom. Quem escreve Gets e Sets na mão que atire a primeira pedra! :lol:
Trabalho óbvio e repetitivo tem que ser feito por máquinas mesmo, sempre foi assim. Aliás isso é o que, basicamente, faz um computador.
Poxa, concordo que VB/Delphi possuem ambientes de desenvolvimento que permitem que crianças de 5 anos (ou menos) construam aplicativos sem precisar recorrer a conhecimentos que estejam fora de seus alcances. Mas daí a dizer que programar em Java é improdutivo, eu discordo: http://ca.sun.com/en/events/presentations/devdays/clinton-devdays.pdf
Para ser “produtiva”, a ferramenta tem que imbecilizar o programador ou eles se imbecilizam sozinhos?
Quantas pessoas programam em Delphi, dotNot, VB 6, e quantas arrastam componentes? Ok, eles sabem fazer um WebService no vs.not com UM_NUMERO_MENOR_QUE_DEZ linhas de código [50% destas geradas automaticamente], mas quantos sabem o que diabos é um WebService? SOAP?
Ok, pro controle do estacionamento da minha vó meia dúzia de janelinhas com botõezinhos que disparam ações pdoeria funcionar… mas e o middleware que integra um sistema em COBOL com o Opportunity?
Ser produtivo é esquecer qualidade, etc. e fazer rápido?
Sinceramente, uma funcionalidade fodassa tipo os refactors do Eclipse me parecem muito mais produtivos quando o assunto é software BOM do que qualquer componentezinho visual.
Pra um software sério, eu cotnrato um programador de cinco anos [mentais] ou um cara bom? Nem vem falar em orçamento que uma ferramentazinha desta costuma custar dez programadores!
E não tô falando de Java só não, é genérico o baguio
Ah, aviso que nem vi as imgs pq o jroller tá doidão desde semana passada :drinking:
Mas se for o que eu tô pensando, a Rational não tinha um produto nessa linha, para botar povo de VB 6 e COBOL programando em java? Acho que era isso aqui.
[quote=“cv”]
Pensamento do dia: se dá pra gerar o código, pq não fazer em runtime? :D[/quote]
Por que isso seria Too Much Magic, eu prefiro usar código gerado a me deparar com um objeto que a classe foi dinamicamente gerada quando estiver depurando o programa.
Outra coisa é o fato do custo de gerar em runtime ser maior que carregar o gerado offline, algumas aplicações java já demoram horrores para sofrer deploy, imagine se elas fossem “super xml + libGenWorld”.