Java Sucks (Java não é legal para aplicações Web)

107 respostas
pauloperes

Dae galera,

Achei este artigo aqui (http://minholi.blogspot.com/2006/05/java-sucks-comparativo-lado-lado-de.html) que é um comentário de um professor da facu que eu estudo onde o mesmo fala de um video que ele viu a respeito de um comparativo entre frameworks para desenvolvimento Web e o resultado diz que Java não é ideal para isto.

Valeu,

Paulo

107 Respostas

Luca

Olá

Concordo plenamente! Louco a gente não contraria.

Aqui somos apenas uns 10 mil usando Java e usamos porque a gente gosta de sofrer!

Mas pode ser também que a vida não seja tão simples como pensa este professor.

PS: Pobre dos seus colegas de faculdade. Algumas pessoas pensarão mal de quem estuda com um cara destes.

[]s
Luca

F

Olá,

Um sistema com duas classes define qual a melhor plataforma de desenvolvimento?

Quando eu achava que ja tinha visto tudo…

]['s

Mauricio_Linhares

Pronto, xau, vejo vocês outra hora :smiley:

Menos programadores Java == Melhores salários :twisted:

Já que o Luca tá brincando um bocado com esses serviços de mensagens em Java, será que não dava pra pedir pro professor lá fazer um servidor de mensagens assíncronas e transacionais em Plone ou Django?

“When the only tool you have is a hammer, every problem looks like a nail”

Engraçado como essa frase se aplica com perfeição a esse tipo de “avaliação” de linguagens e frameworks. É realmente uma pena que isso venha de um professor de universidade.

Rubem_Azenha

Poxa, o vídeo não é um comparativo entre frameworks web, é um propaganda anti-java. Ele programa em Java do jeito mais estupido possível, erra de propósito e minimiza o erro quando ele se embananou com o outro framework.
Sinceramente, montar um projeto maven, gerar o war e deployar no Tomcat e reinicar o servidor inteiro só para corrigir um detalhezinho?

javaBeats

Meu pai do céu… e tem gente que escuta um cara desses… :-o

jmp

todos os meus exprofessores odeiam tudo que não seja lisp ou algo parecido… mas se voce pedir pra ele fazer aplicacao web, adivinha o que eles vao usar? java (dependendo no nivel de loucura perl etc). ehhehehe sao uns safados!!!

certa a vez a turma discutiu com ele sobre isso… de presente ele pediu um projeto web em lisp. Foi a ultima vez que eu quis saber da banana-language. Mas uma coisa eu garanto, se alguem fizesse esforço, linguagens lisp-like dominariam o mundo.

Grinvon

Java já foi mais rabugento, mas com adesão de novos frameworks ajax, as coisas estão melhorando, o que falta realmente é uma boa documentação por parte de grandes projetos.

javaBeats

Yep, J2EE 1.4 era bem complexo… Ainda assim, haviam requisitos gigantes e complexos que só ela era capaz de resolver (com eficiência + eficácia). Agora, com Java EE 5, a coisa melhorou muito, ficou fácil e simples de lidar com os recursos mais avançados.

cv1

Sei nao, a briga com Smalltalk ia ser boa.

Grinvon

Tava vendo esses dias o Echo2, caramba as apresentações dele é fantástica, e não chega a ser muito pesado não. O grande problema dele é a falta de documentação decente, esse para mim foi o lance que mais penou nele, fora isso, ele é um grande salto de desenvolvimento web para Java.

minholi

Luca:
Olá

Concordo plenamente! Louco a gente não contraria.

Aqui somos apenas uns 10 mil usando Java e usamos porque a gente gosta de sofrer!

Mas pode ser também que a vida não seja tão simples como pensa este professor.

PS: Pobre dos seus colegas de faculdade. Algumas pessoas pensarão mal de quem estuda com um cara destes.

Caro amigo, você leu o post? Note que eu encontrei o vídeo na web e fiz uma análise do vídeo. O fato de você não concordar com a opinião do autor do vídeo ou mesmo com a minha não me incomoda de forma alguma, mas procure se informar antes de sair fazendo críticas pessoais a respeito de uma pessoa que você sequer conhece.

Alias, note que sou membro desse fórum desde 2004 e que me mantenho informado sobre assuntos que são pertinentes ao meu trabalho seja lá qual for a linguagem de programação, sistema operacional, ferramenta, etc. Aconselho que faça o mesmo e procure conhecer mais aquilo que critíca, seja uma pessoa, um produto ou seja lá o que for.

Luca

Olá

Li todo o post com bastante calma antes de escrever. E mantenho minha opinião. Foi um péssimo exemplo para provar alguma coisa. E assim o que sobrou foi uma propaganda negativa para sua escola.

Não sou defensor do Java em cruzada nenhuma. Ao longo dos meus 37 anos de desenvolvimento de sistemas já passei por muitas linguagens e ainda pretendo conhecer mais algumas. Mas não seria com exemplinhos destes que alguém poderia me convencer das suas vantagens.

[]s
Luca

minholi

Luca:
Olá
Não sou defensor do Java em cruzada nenhuma. Ao longo dos meus 37 anos de desenvolvimento de sistemas já passei por muitas linguagens e ainda pretendo conhecer mais algumas. Mas não seria com exemplinhos destes que alguém poderia me convencer das suas vantagens.

Quanto aos exemplos do vídeo, estou certo que são mesmo insuficientes para se chegar a qualquer conclusão definitiva, mas note que me limitei a sugerir que as pessoas experimentem utilizar as ferramentas/linguagens citadas nele.

Publicidade negativa? De forma alguma. Só acho que espancar o mensageiro não ajuda a mudar uma má notícia. :smiley:

Luca

Olá

A propaganda negativa foi pelo fato de ter sido um seu aluno que colocou o assunto aqui. E minha crítica foi baseada nas suas conclusões e não no vídeo.

É claro que posso ter sido contundente demais e ter usado palavras fortes. Disto peço desculpas. Mas reconheça que como professor, seu blog deve ter um peso grande para seus alunos. Se você imaginou apenas colocar um assunto em discussão, não deveria ter escrito a conclusão da forma que fez. Nem sei se todos os alunos que leram tem capacidade para entender todos os exemplos. Mas a conclusão é mais fácil.

Só um parêntesis: experimentei o Zope ainda em 1999 e Ruby já venho estudando aos poucos há um bom tempo.

[]s
Luca

fmeyer

minholi:
Quanto aos exemplos do vídeo, estou certo que são mesmo insuficientes para se chegar a qualquer conclusão definitiva, mas note que me limitei a sugerir que as pessoas experimentem utilizar as ferramentas/linguagens citadas nele.

Publicidade negativa? De forma alguma. Só acho que espancar o mensageiro não ajuda a mudar uma má notícia…

Sou um entusiasta de rails, desenvolvo coisas interessantes com ruby no meu trabalho, e estou desenvolvendo um sistema rails para substituir um já em produção feito em Java.

E ainda assim acho que você exagerou, existem alguns tipos de sistema web (acho que você imagina que tipo de sistema eu estou falando) onde nem sonhando você pode chegar com uma linguagem que não seja java para implementar.

Web não se resume apenas a conteúdo, e dois ou três formulários, quando a coisa começa a ficar preta, java para backend de aplicações é uma coisa que eu defendo a muito tempo, e vejo resultados trabalhando com ele.

Ao invés de você proporcionar confusão na cabeça dos seus alunos e criar um monte de “macacos programadores” você deveria expor teoria a ponto do aluno buscar a informação. Chega ser nojento como as faculdades hoje em dia enfiam goela-abaixo do aluno que ele tem que estudar java, struts[…], ai eu pergunto cadê a teoria ? você muda uma virgula em um enunciado de questão o os alunos já não sabem responder, vêem no fórum buscar informação de como fazer algo em Java sendo que postam códigos horríveis e sem base nenhuma de OO e lógica.

O pior é saber que estes alunos que passaram quatro anos vendo tecnologia da moda sem base teórica nenhuma vão trabalhar comigo em algum projeto… e vão me fazer ficar fins de semana acordado resolvendo problemas de lógica e erros crassos por uma educação falha.

javaBeats

De fato… e eu estudei lá… E tenho uma mente aberta, trabalho com Java há quatro anos, e já encontrei resistência de empregadores com relação à universidade, devido a fatos como este.

A universidade em questão vem por muito tempo promovendo tecnologias defasadas (i.e., Delphi), e quando finalmente muda para se aproximar do mercado, o trabalho de poucos bons entusiastas vai por água abaixo com “comparativos” pobres e sem fundamentos, como este que gerou o thread todo. E o mercado presta muita atenção nessas coisas, como o nosso amigo Luca acaba de salientar.

Eu só posso lamentar =/

Anderson_Schmidt
E tem 2 mensagens??

Se o argumento que usaste com Luca é de que ele não o conhece, pois bem, eu conheço o Sr. e concordo com Luca, sem dúvidas.

Schmidt

minholi

javaBeats:

A universidade em questão vem por muito tempo promovendo tecnologias defasadas (i.e., Delphi), e quando finalmente muda para se aproximar do mercado, o trabalho de poucos bons entusiastas vai por água abaixo com “comparativos” pobres e sem fundamentos, como este que gerou o thread todo. E o mercado presta muita atenção nessas coisas, como o nosso amigo Luca acaba de salientar.

Eu só posso lamentar =/

Só para constar, fui um dos que mais insistiu para que Java fosse adotado na grade do curso. Hoje a linguagem é utilizada em várias disciplinas, e nem por isso preciso defendê-la como se fosse a “única linguagem” com a qual as pessoas podem trabalhar.

Creio que há uma troca quando as pessoas expoem as suas próprias opiniões ou trazem à luz opiniões divergentes daquelas que a maioria segue, se não fosse assim estariamos todos utilizando cobol e c pra tudo. Bom, tem um outro vídeo do mesmo autor lá no blog, que postei há alguns dias, então não vou entrar no mérito do assunto abordado por ele, sendo assim, aguardo a opinião de vocês lá no blog ;-).

No primeiro post sobre o assunto fiquei conhecendo o Mentawai e já comecei a dar uma olhada nele. Fico feliz que existam pessoas dentro da comunidade de usuários Java que estejam desenvolvendo soluções específicas tão boas quanto as que existem em outras linguagens, acho que todo mundo só tem a ganhar com isso. Eu estou tirando várias coisas positivas da polêmica gerada pelo vídeo anterior, só espero que outras pessoas também estejam, afinal de contas, educação se faz com polêmica e reflexão. :wink:

Além do mais, o vídeo em questão foi feito por uma pessoa que trabalha na NASA, então se o fato de ter opiniões divergentes faz de uma instituição ou de uma pessoa algo pior do que é na realidade então a NASA deve ser uma porcaria, alias, critiquem a NASA e o funcionário deles, foi ele quem fez o vídeo, não eu.

javaBeats

Ninguém disse que Java é a salvação do mundo. Mas esse vídeo é uma clara anti-propaganda de Java, mas não pelos seus argumentos, e sim pela leviandade. Qualquer programador Java com o mínimo de experiência é capaz de entender o quão ridículo ele é, e não serve de comparativo, de maneira alguma.

Não era intenção fazer uma crítica pessoal, mas uma crítica a postura das pessoas que costumam comparar linguagens dessa maneira. Pessoas que influenciam as opiniões (como o senhor) dos menos informados precisam de um cuidado ainda maior com o que falam e expoem. Quer comparar Java com outras tecnologias? Ótimo, o debate é muito bem vindo. Mas o faça com exemplos decentes, por favor.

E o fato do garato trabalhar para a NASA não o credencia como desenvolvedor web, credencia? Aliás, se o site da NASA for tomado como exemplo do trabalho dele (hipoteticamente, claro), então não é preciso dizer mais nada… :lol:

Mauricio_Linhares

Não esquecendo, é claro, que muita coisa na NASA é feita em Java, como o programa que faz análises de muitas das informações que vem das sondas. Ele é todo feito em Java com base no Eclipse RCP.

jmp

grandes porcarias trabalhar na nasa. Os caras só montam uma porcaria de equipamento que nao foi projetado por eles. (a boeing e lockheed fizeram) e conseguem fazer o negocio se desmontar todo cada vez que ele funciona.

nasa fede, se não fosse a lockheed aquilo já tinha acabado faz tempo. Só hippies trabalham na nasa.

faq

Oi Fmeyer,

Desculpe a falta de conhecimento, mas eu não sei que tipo de sistema você esta falando, apesar de saber que eles existem (existem mesmo?).

Reconheço o potencial da plataforma Java, mas nunca me deparei com problemas onde, por exemplo, python não seria suficiente.

Recentemente a Nuxeo resolveu migrar de python para Java: http://www.nuxeo.com/en/java-switch ,comentário em pt-br: http://www.go-java.com/blog/2006/09/25/1159215318037.html
Basicamente eles alegaram que profissionais python e zope/plone(eca =/) eram raros, além de que a Java estaria mais apta a lidar com os requerimentos (5tb + de dados e outros nhé nhé nhés).

Nota @ Sistema da Nuxeo: a algum tempo o uma peça core do sistema deles já era Java (lucene).
Nota @ cv: smalltalk é simplesmente lindo =)

Inté!

javaBeats

Oh, e como existem :wink:

Sistema com business logic distribuída, com serviços coordenados entre si, e interfaces variadas (microdispositivos, clientes desktop, outros clientes web, etc); Com certeza deve ser possível, realmente, encarar uns requisitos assim com outras linguagens - mas com a mesma eficiência, relação custo/benefício e versatilidade proporcionados por Java… acho difícil. :lol:

Rodrigo

_fs

JavaBeats, e quantos desenvolvedores você conhece que trabalham em sistemas assim? Eu conheço só 2.

F

Achu incrivel como se perde tempo querendo queimar a imagem do java.

Realmente não tenhu muita experiência para fazer um comentário técnico mais a fundo, pois trabalho com java a pouco tempo. Mas soh de olhar o artigo jah da pra ver que não foi feita uma comparação justa.

Semestre passado na faculdade também houve uma palestra de Python, o palestrante (Um kra frustrado por não conseguir aprender java e teve que partir para o Python, colocação feita por ele mesmo) simplesmete ao invés de mostrar as vantagens da tecnologia, ficava falando mau do JAVA, comparando exemplos ridículos. Conclusão, no final da palestra tava todo mundo puto por perder tempo numa palestra ridícula, onde o objetivo seria apresentar uma técnologia e discutir suas funcionalidades e não ficar falando mau de outras técnologias.

Eu achu o seguinte: Temos que ter a mente aberta para estarmos sempre nos atualizando com o que tem de novo no mercado, com as novas tecnologias de ponta, e modeste a parte gosto muito do java, programo em java cerca de 1 ano, mas mesmo assim não achu que o java seja insubstituível, não sabemos como será o futuro, mas no momento a verdade eh que eh uma tecnologia de ponta. Achu que se quisessem passar uma idéia de uma outra tecnologia que supere o java deveriam fazer respeitando a mesma, e não tentando queimar a linguagem como muitos fazem por ai, isso eh fauta de ética ao meu ver.

Esse é meu ponto de vista.

Abraço galera.

jmp

aprendeu python e nao aprendeu java? eu acho mais facil acontecer o contrario. (com excessão das frameworks que sao bem complexas de entender)

F

jmp:
aprendeu python e nao aprendeu java? eu acho mais facil acontecer o contrario. (com excessão das frameworks que sao bem complexas de entender)

Eh, vai intender, o kra era uma besta…

danieldestro

Faltou ASP e PHP na comparação… hahahahaha
Realmente o autor do vídeo foi infeliz nas comparações.

Fabricio_Cozer_Marti

Isso porque ele não conhece um dos melhores e mais produtivos frameworks web Java, Click

Se ele tivesse tempo de olhar o que está sendo feito e produzido pra melhorar a programação web com java, acho que ele não teria escrito esse absurdo!

Click

Rubem_Azenha

eu conheço algumas dezenas.

A

Bom, isso por si só já demonstra o teu despreparo para comentar sobre o assunto.

Não importa que não tenha sido vc quem fez o vídeo, foi vc que o publicou no seu blog e no final chegou a mesma conclusão do autor.

Conclusão bastante dura para os “Javeiros”, mas apesar de ácida (eu tinha avisado) eu creio que seja bastante realista. Afinal de contas é necessário que exista simplicidade no desenvolvimento de aplicações, e isso sempre foi algo que faltou nas plataformas Java. Segue abaixo o quadro comparativo dos resultados obtidos

Então vamos fazer o seguinte, aprenda um pouco mais sobre os frameworks existentes para Java e depois escreva um novo artigo no seu blog. Fale bem ou não, mas sabendo do que está falando

minholi

apo:

Então vamos fazer o seguinte, aprenda um pouco mais sobre os frameworks existentes para Java e depois escreva um novo artigo no seu blog. Fale bem ou não, mas sabendo do que está falando

Idem. meu amigo, Idem.

E

sei lá… eu sempre quis aprender só matemática,algoritmos e IA na faculdade de ciências da computação…

mais sempre tinha um grande professor querendo ensinar ASP…

acho complicado um professor comparar linguagens…

nasa comparando linguagens??? sei não…

bom… Aproveitando que não sou seu aluno… rs…

vc domina o desenvolvimento em java? ou só da aulas? não e uma pergunta ofensiva e que normalmente, em universidades os professores são obrigados a dar aulas de linguagens do momento, então tem que aprender e passar aquilo pra passar depois para os alunos…

o senhor por acaso tem alguma experiência em grandes projetos em java?
sistemas distribuidos? EJB’s, JMS, spring, CMP, BMP??? essas coisas?

ou apenas servlets e JSP’s?

Entenda, estou perguntando isso apenas para poder saber o nível de conhecimento do senhor para tentar entender tais colocações…

javaBeats

Além de mim mesmo, mais dois caras que trabalham comigo, e indiretamente, todo o resto da empresa. :S

N

Resolvi ler o texto no blog para depois postar.
Acho que realmente houve um exagero a parte, sem contar que não usaram ferramentas e frameworks adequados para ocasião, no caso usar JSP e Servlets (desse jeito tb!!).
Mas tb é verdade que não temos muita produtividade qdo. falamos de aplicações web para Java. Alguém daria um exemplo de ferramenta RAD para aplicações web em Java (de preferência open-source, que eu quero usar !!!) ??? Estive pensando nessas coisas esses dias e depois de ver alguns exemplos resolvi fazer um hello world em Ruby on Rails. Realmente a produtividade aumenta pra caramba. Mas acredito na plataforma Java, acho que será questão de tempo termos ferramentas para ganharmos em produtividade na web, assim como temos o Matisse para desktop hoje. Já até ouvi falar que estão quase conseguindo rodar o Rails no JRuby, seria mais uma opção.
Acho que o JCP não vai deixar a linguagem ficar pra trás contra seus concorrentes, esse lance de suporte a scripting foi lance de gênio.

Eduardo_Bregaida

Sinto pena dos alunos desse professor, nem deve saber oq é C ou C++ huahuahuahua

A

O mais interessante de tudo são os alunos questionando o “Grande mestre do conhecimento”

Minhole, vc diria que o django superou o TG ?

(Minhole) hahah

é Minholi... ficou complicado agora começar a trabalhar com Java depois dessa !!!!

Vá aprender PHP!

Esse tem dificuldade para elaborar frases completas

Muito bom saber, jah ateh imaginava som com o pouco q ouvi falar sobre python.

Mas o cara não deixa de ser um gênio, pois com o pouco que ouviu falar já imagina o quanto boa é uma linguagem.
Alguém contrataria esse indivíduo para trabalhar na sua empresa?

Thiagosc

Que tal o RAD (Rational Application Developer), não é grátis, mas geralmente “opensource grátis” vale o quanto custa.

Neo:

Estive pensando nessas coisas esses dias e depois de ver alguns exemplos resolvi fazer um hello world em Ruby on Rails. Realmente a produtividade aumenta pra caramba.

Sim, se a sua aplicação é só CRUD. Além disso o simples não é mais simples.

Não sei porque esse auê todo por se gerar um form baseado no DB schema. Existem diversas formas em diversas plataformas e linguagens de se gerar um monte de forms assim, com tudo para para operações mais básicas de manipulação do DB.

Neo:

Mas acredito na plataforma Java, acho que será questão de tempo termos ferramentas para ganharmos em produtividade na web, assim como temos o Matisse para desktop hoje. Já até ouvi falar que estão quase conseguindo rodar o Rails no JRuby, seria mais uma opção.
Acho que o JCP não vai deixar a linguagem ficar pra trás contra seus concorrentes, esse lance de suporte a scripting foi lance de gênio.

A Scripting API faz sentido, mas o fato de escolherem o JRuby foi mais devido ao hype e a MS ter escolhido o Python do que outra coisa. Se não fosse a MS dar suporte a linguagens script no .Net nós nunca teríamos isso oficialmente suportado na JVM, e com perspectiva de melhorias.

Essa área de TI é um nojo, não apenas pelas empresas e suas tentativas de vender lixo, mas também pelos desenvolvedores opensource religiosos do inferno que empesteiam a internet com soluções mágicas.

Os primeiros querem te vender hardware e software Enterprise, os segundos querem se tornar personalidades para vender palestras e impulsionar suas carreiras de consultores.

N

Vc tá falando da ferramenta da IBM?? Acho que dias desses eu baixo aqui para dar uma olhada. Falando nisso, esqueci de mencionar o click, que me parece que pode ajudar neste tipo de coisas como CRUD.

“Thiagosc”:
Sim, se a sua aplicação é só CRUD. Além disso o simples não é mais simples.

Não sei porque esse auê todo por se gerar um form baseado no DB schema. Existem diversas formas em diversas plataformas e linguagens de se gerar um monte de forms assim, com tudo para para operações mais básicas de manipulação do DB.

Cara, realmente nem posso argumentar muito com vc pois conheco pouco o RoR, mas até hoje não conhecia nada desse tipo que não te amarasse a algum empresa, códigos privados ou coisas do tipo que vc vai demorar seculos para entender ou que nem vai poder mexer.

“Thiagosc”:
A Scripting API faz sentido, mas o fato de escolherem o JRuby foi mais devido ao hype e a MS ter escolhido o Python do que outra coisa. Se não fosse a MS dar suporte a linguagens script no .Net nós nunca teríamos isso oficialmente suportado na JVM, e com perspectiva de melhorias.

Essa área de TI é um nojo, não apenas pelas empresas e suas tentativas de vender lixo, mas também pelos desenvolvedores opensource religiosos do inferno que empesteiam a internet com soluções mágicas.

Os primeiros querem te vender hardware e software Enterprise, os segundos querem se tornar personalidades para vender palestras e impulsionar suas carreiras de consultores.

Isso foi impulsionado por causa do .NET, com certeza. Nossa área é uma maluquice msm, e cheia de gente querendo aparecer e ganhar dinheiro msm. Concordo com vc.

Qual eh o lance com o Python??

Grinvon

É como eu disse, Java evoluiu, e hoje o que não falta é alternativas, e até ferramentas PRODUTIVAS e bem interessantes como o echo2.

Thiagosc

Neo:
Cara, realmente nem posso argumentar muito com vc pois conheco pouco o RoR, mas até hoje não conhecia nada desse tipo que não te amarasse a algum empresa, códigos privados ou coisas do tipo que vc vai demorar seculos para entender ou que nem vai poder mexer.

Eu já vi, e inclusive era feito por brasileiro, mas não é “opensouce” que você possa fazer download para ver.

Agora existe um implementação do Python no .Net distribuído pela MS, se chama IronPython.

J

Que tal o RAD (Rational Application Developer), não é grátis, mas geralmente “opensource grátis” vale o quanto custa.

Você realmente conheçe o RAD ou tá falando só por falar? Se você realmente conhece, você realmente acha ele bom? Isso já explicaria muita coisa…

Thiagosc

Eu falo porque eu conheço, senão não falaria. O RAD é igualzinho ao Eclipse mais vários plugins para desenvolvimento Java EE, é ótimo se você usa o WebSphere.

Realmente o acho muito bom.

EDITADO:

Aliás, programar sem uma IDE decente, e no caso do Eclipse significa IDE + plugins, é como voltar à idade das trevas. Em pleno século XXI isso não é uma opção.

J

Eu falo porque eu conheço, senão não falaria. O RAD é igualzinho ao Eclipse mais vários plugins para desenvolvimento Java EE, é ótimo se você usa o WebSphere.

Eu conheço o RAD também, e você acha o WebSphere um bom AS? Você trabalha na IBM, é um IBMista?

Thiago_Senna

Isso não seria um pouco de exagero? Ao meu ver, quando o assunto é java, temos a liberdade de escolher o ambiente de desenvolvimento que quisermos, independente de plugins ou IDE. Em quanto meus colegas trabaham com eclipse recheado de plugins, o meu eclipse é enxuto, e nem por isso sou menos produtivo.

Thiagosc

juzepeleteiro:
Eu conheço o RAD também, e você acha o WebSphere um bom AS? Você trabalha na IBM, é um IBMista?

Não. Porque? Só a IBM usa o RAD? hehe

Se a pessoa gosta do Eclipse, fatalmente gostará do RAD pois é igual. A diferença de que não há a necessidade de configurar nada extra é já vem com tudo para desenvolvimento EE e umas coisas legais para modelagem e tal.

Não conheço tão bem outros IDEs, provavelmente sejam tão bons quanto o RAD ou melhores. Mas aí também seria estranho eu indicar algo que não conheço. Só tenho usado Eclipse ou RAD ultimamente.

Uma coisa tosca do RAD é Visual Editor. Parece o mesmo do Eclipse, feio igual. Esse é um ponto fraco.

EDITADO:

O RAD é o novo nome do WebSphere Studio. Está para o Eclipse 3.x como o WebSphere Studio estava para o Eclipse 2.x.

Thiagosc

Sim, mas trabalhar sem IDE é primitivo.

minholi

Agora que algumas tentativas infantis de agressão contra a minha pessoa já foram feitas (pena de mim!? não conheço C e C++?! Sinceramente, procure se informar) e que o assunto parece ter ganho um pouco mais de maturidade com a participação sóbria de pessoas mais sensatas, espero poder fazer parte da discussão sem ter que ler outros impropérios.

Já que citaram o Eclipse, gostaria de deixar registrado que existe um plugin para o mesmo chamado PyDev, que permite o trabalho com a linguagem Python, o qual tenho usado com bastante sucesso, entretanto, não concordo que o uso de uma IDE seja algo necessário ou que programar usando um editor de texto seja algo negativo, até porque existem editores de texto voltados para o público programador e que contam com recursos muito interessantes, vide TextMate para MacOSX, gEdit para Gnome e EditPlus para Windows.

Mauricio_Linhares

Pois eu tenho que concordar com o Thiago aqui, usar uma IDE facilita muito o trabalho, principalmente quando a IDE é realmente um ambiente integrado, onde você consegue codificar, testar, implantar e debugar a aplicação. Não ter esses pontos básicos de forma simples diminui a eficiência do programador e só a linguagem não consegue resolver esse problema não.

Usar editores como o EditPlus pra coisas simples e rápidas é uma coisa, desenvolver uma aplicação inteira nele é outra completamente diferente.

N

Pois eu tenho que concordar com o Thiago aqui, usar uma IDE facilita muito o trabalho, principalmente quando a IDE é realmente um ambiente integrado, onde você consegue codificar, testar, implantar e debugar a aplicação. Não ter esses pontos básicos de forma simples diminui a eficiência do programador e só a linguagem não consegue resolver esse problema não.

Usar editores como o EditPlus pra coisas simples e rápidas é uma coisa, desenvolver uma aplicação inteira nele é outra completamente diferente.
Concordo com vc Maurício, sem uma IDE decente seu projeto pode ir por água abaixo. Principalmente qdo. vc trabalha em equipe e precisa que isso seja utilizado por todos os integrantes.
Voltando a velha discussão do tópico, como disse anteriormente, falta uma IDE para desenvolvimento RAD na web com Java. Para que as pessoas das outras linguagens não fiquem falando que não temos produtividade em Java. De preferência uma ferramenta que seja boa, e não somente faça telas bonitas.Talvez este pack do Netbeans que vai sair possa ser uma alternativa.

Thiagosc

Acho que a nossa área se beneficiaria se todos avançassem para o século XXI. A época do “ambiente de desenvolvimento = ‘vi’ num terminal Unix” felizmente acabou e saber usar as ferramentas do nosso ofício é o mínimo a se esperar de um profissional.

Me pergunto se há artistas naqueles estúdios tipo Pixar ou Disney reclamando do uso de computadores na produção de animações, que tudo feito à mão é melhor. Software auxilia outras áreas a trabalhar melhor, a ter maior qualidade, a fazer mais com menos, e acredito que deve nos ajudar também.

Esse movimento Unixista de certas linguagens contra IDEs, contra XML (a favor de uma babel de DSLs, faça um ‘ls’ dentro do /etc e chore, veja o sendmail.cf e chore) é um último suspiro de um passado que ainda não percebeu que não faz parte nem da atualidade e nem do futuro.

boaglio

Negativo não, apenas improdutivo.

pcalcado

Associar DSLs com falta de IDEs e práticas modernas é apenas mais uma prova que um trolll não tem limites. Vai ler antes de tecer comentários tão fora de qualquer realidade, vai meu caro,

Algumas palavras-chave para você. Aliás, para você não porque você não faz pesquisa, só vomita besteira, palavras-chave para os interessados de verdade:

Sofwtare Factories
MetaCase
JBoss IDE
Meta Programming System

Thiagosc

Não, eu associo DSLs ao Unix e o ao seu mau design, e Unix é igual a um passado sombrio. O conceito de arquivos para serem editados a mão e lidos por humanos e específicos para cada caso usados em Unix a torto e a direito é similar ao de DSL, e é provado que isso não facilita em nada a vida do usuário.

O software ideal “just works”, mas há casos onde configuração é exigida, e nesses casos uma ferramenta gráfica é o mais adequado, o que curiosamente acaba com o argumento da “legibilidade da DSL”.

cv1

Se Unix eh o passado sombrio, onde fica o futuro glorioso?

Thiagosc:
O conceito de arquivos para serem editados a mão e lidos por humanos e específicos para cada caso usados em Unix a torto e a direito é similar ao de DSL, e é provado que isso não facilita em nada a vida do usuário.

O software ideal “just works”, mas há casos onde configuração é exigida, e nesses casos uma ferramenta gráfica é o mais adequado, o que curiosamente acaba com o argumento da “legibilidade da DSL”.

Concordo, mas ha casos e casos. Ferramentas graficas nao te dao a flexibilidade que arquivos puro-texto tem. O importante nao eh o vi, mas sim cat, cksum, comm, csplit, cut, expand, fmt, fold, join, md5sum, nl, od, paste, pr, ptx, sort, split, sum, tac, tail, tr, tsort, unexpand, uniq, wc, head, grep, sed, awk, cvs, svn, diff, tar, gzip, bzip2, e todas as outras centenas de pequenos utilitarios que fazem uma coisa, e fazem bem.

GUIs sao otimas, assim como texto, e cada uma tem seu lugar.

peczenyj

Logo logo vão começar a que IDE boa é IDE desconhecida - e que o Eclipse, NetBeans e outros se venderam ao mainstream java.

Eu, por exemplo, uso o Superkamiokande, uma IDE coreana que, entre outras coisas, exporta os meus arquivos fonte para pdf. Eu imprimo o pdf, corrijo com uma caneta e volto ao Superkamiokande – obtendo um trabalho rapido e perfeito.

Go Trolls, Go :slight_smile:

Thiagosc

O futuro ideal seria um sistema consistente, fácil e seguro, que tenha sido projetado para ser algo assim. O possível seria um sistema que evolua para algo nesses termos baseado no que hoje existe. O Unix está entre os menos propensos a evoluírem.

cv:

Concordo, mas ha casos e casos. Ferramentas graficas nao te dao a flexibilidade que arquivos puro-texto tem. O importante nao eh o vi, mas sim cat, cksum, comm, csplit, cut, expand, fmt, fold, join, md5sum, nl, od, paste, pr, ptx, sort, split, sum, tac, tail, tr, tsort, unexpand, uniq, wc, head, grep, sed, awk, cvs, svn, diff, tar, gzip, bzip2, e todas as outras centenas de pequenos utilitarios que fazem uma coisa, e fazem bem.

GUIs sao otimas, assim como texto, e cada uma tem seu lugar.

Não, a linha de comando é coisa da década de 80, só os fãs de Linux e Unix ainda não perceberam isso. Além do mais a linha de comando do Unix só serve se for para exemplo do que “não fazer”. Não existem padrões sequer para “parâmetros”, usabilidade zero, documentação escrota, nomes de comandos nada a ver (‘ls’, ‘mv’, ‘ps’, qual é o problema em soletrar as palavras corretamente?), isso sem contar na estrutura de diretórios imbecil e também repleta de abreviações imbecis.

Algumas perguntas:

• Quando foi a última vez que você configurou o X manualmente?
  • Quando foi que você atualizou qualquer configuração na mão?

Eu uso o exemplo de configuração porque é o que chega mais perto dos princípios de legibilidade vendidos por proponentes de DSL. Ninguém quer saber disso! Tanto que em Linux hoje em dia usamos utilitários gráficos para configurar qualquer coisa.

E se é desejável uma ferramenta gráfica, com a possibilidade de se mudar algo à mão, o XML supre essa necessidade pois é tool-friendly e legível por humanos.

peczenyj

Se o problema é esse, crie alias como

alias liste_todos_os_arquivos=‘ls’
alias liste_todos_os_arquivos_e_informe_tamanho_permissoes_etc=‘ls -l’
alias apague_ou_delete_este_arquivo=‘rm’

e crie links simbolicos na sua arvore de diretorios

diretorio_raiz -> /
diretorio_da_documentacao -> /doc
diretorio_onde_ficam_os_meus_documentos -> /home/username
diretorio_vazio_perigo_nao_mova_nada_nada_para_ca -> /dev/null

Ou Migre para o MacOS… :wink:

Thiagosc

Que tal a palavra “list” ou “remove” ou “move” ou “rename”? Os exemplos que citaste são totalmente ridículos.

Que tal diretório “System” e “Users” ao invés de /usr e /home? Que tal um diretório “Programs” ao invés de aplicativos espalhados por todo o sistema de arquivos?

Linux é tão lixo que não dá graça nem de criticar.

Rubem_Azenha

eu prefiro ls :slight_smile:
é mais rápido.

Thiagosc

microfilo:
eu prefiro ls :slight_smile:
é mais rápido.

Ninguém gosta de Linux, as pessoas apenas se acostumam a ele.

Rubem_Azenha

Muito pelo contrário. Eu fico imaginando o meu trabalho sem o bom e velho Cygwin… Eu iria levar bem mais tempo para fazer um monte de coisa.

Tem coisa que eu prefiro usar o Cygwin por que até abrir a interface gráfica eu já terminei de fazer o que queria no cygwin.
Sem falar na praticidade de deixar scripts agendados para rodar a noite ou scripts para automatizar alguma coisa.

Thiago, não é só por que você não gosta de modo texto\DSL\Unix\digitar que é nescessariamente algo ruim. E mesmo que você tenha uma opinião pessoal, ela pode estar equivocada.

cv1

Posso dizer o mesmo sobre um dos trolls aqui do GUJ :?

Thiagosc

microfilo:
Thiago, não é só por que você não gosta de modo texto\DSL\Unix\digitar que é nescessariamente algo ruim. E mesmo que você tenha uma opinião pessoal, ela pode estar equivocada.

Não apenas eu, mas a maior parte dos usuários desenvolvedores e a totalidade dos usuários leigos. Acho que isso é fato já faz algumas décadas.

F

Bom é o “dir” :stuck_out_tongue:

]['s

javaBeats

Thiagosc:

Nah, nah, nah… Eu adoro o Linux, nunca mais deixei um MS brand encostar nos PCs que tive desde que o conheci e comecei a usar. Linux é muito fácil de usar e entender, e tem suporte a absolutamente tudo que eu usava no velho Windows. Sem contar no quanto a sua vida é facilitada por ele… pra desenvolvimento então, nem se comenta…

N

Agora pronto, saiu da discussão inicial sobre Java para Web para virar uma guerra entre sistemas operacionais.
Povo esquentado…

F

Thiagosc:

que mal eu lhe pergunte… Vc gosta do que?

Thiagosc

flaleite:
Thiagosc:

De plataformas que visam consistência e oferecem as ferramentas necessarias para facilitar o desenvolvimento de softwares ou seu uso. Não existe plataforma perfeita, o Windows é usável, o Linux é uma porcaria, e o Mac custa os olhos da cara.

Gosto de Java porque o custo/benefício, a plataforma como um todo, é melhor do que as soluções “faça no ‘vi’, a documentação é o código” que existem por aí.

Thiago_Senna

Thiagosc:
De plataformas que visam consistência e oferecem as ferramentas necessarias para facilitar o desenvolvimento de softwares ou seu uso. Não existe plataforma perfeita, o Windows é usável, o Linux é uma porcaria, e o Mac custa os olhos da cara.

Você já experimentou dotNet? Provavelmente esta plataforma é a que mais se encaixa com o que você está defendendo.

Thiagosc

Sim, a diferença é que com Java eu tenho mais opções e é mais completo. .Net é apenas para os casos em que você só usa Windows, só usará Windows, e odeia quem não usa Windows.

F

Thiagosc:
flaleite:
Thiagosc:

Gosto de Java porque o custo/benefício, a plataforma como um todo, é melhor do que as soluções “faça no ‘vi’, a documentação é o código” que existem por aí.

Já que o Windows é usável, então você apenas se acostumou a ele. E como não existe plataforma perfeita vc escolhe a que mais se adequa a você e se acostuma com os workarounds que vc precisa fazer para tudo funcionar como vc quer.

jmp

thiagosc, para de falar besteira.

unix é uma porcaria?

entao dá uma lida aí:

Voce gosta de mac? entao voce gosta de unix, bsd e posix, q o darwin é um unix-like.

Thiagosc

jmp:
unix é uma porcaria?

entao dá uma lida aí:

Eu vou usar uma expressão de baixo calão para expressar essa atitude dos Unixeiros:

Nenhum vendedor de Unix (IBM, Sun, HP, SGI, etc) conseguiu produzir um Unix usável por usuários comuns e acredito que esse nem era o objetivo. Por isso o Windows conquistou tudo o que conquistou.

Depois de tanto tempo a Apple decide fazer um produto beasedo em Unix e isso automaticamente se torna “glória” para todos os Unix fracassados.

Pelo amor de Deus! Você percebe que a Apple não usa muitas coisas que são consideradas de Unix, como o X Window? Por que será? O Mac OS é antes de mais nada um produto da Apple.

jmp:

Voce gosta de mac? entao voce gosta de unix, bsd e posix, q o darwin é um unix-like.

Um ambiente Mac OS é muito diferente desses outros.

cv1

Pois eh - a Apple fica o mais longe possivel das coisas consideradas “de Unix”, como o Samba, Apache ou mesmo o DTrace. Sem falar do bom e velho GCC.

Deus livre a Apple de se misturar com esse nojo que eh o Unix.

leonardom

Bom Pessoal e acho que cada um tem que usar o que mais gosta. Ainda bem que temos liberdade para isso. O que seria do Azul se todos gostassem do Vermelho.

Acho que não adianta ficarmos discutindo qual linguagem, SO, Banco de dados, etc e tal é melhor que outro. Usem o que vocês acharem que é melhor para vocês.

Thiagosc

Me aponte um usuário leigo típico da Apple que saiba o que sejam essas coisas. :slight_smile:

cv1

Me aponte um usuário leigo típico da Apple que saiba o que sejam essas coisas. :slight_smile:

E que ponto vc quer provar com isso?

jmp

Pois eh - a Apple fica o mais longe possivel das coisas consideradas “de Unix”, como o Samba, Apache ou mesmo o DTrace. Sem falar do bom e velho GCC.

vcs nao sabem do que estao falando, mac os x é baseado em bsd e unix.

http://www.kernelthread.com/mac/osx/

Thiagosc

Que Unix não presta para as necessidades modernas, é, sim, algo que cresceu desordenadamente, sem a mínima noção de design.

Ainda que linha de comando, mas se pelo menos tivesse sido bem projetado seria usável.

Esse papo já está ficando ridículo. Tudo começou quando disse que IDEs são uma necessidade nos dias de hoje, pois nos auxiliam a fazer mais com menos; que a filosofia dos arquivos de configuração do Unix se assemelha com a proposta de DSLs, e que isso não presta; E por causa dessas cretinices o Unix não presta para usuários comuns, pois os impede de trabalhar eficientemente.

E para variar teve um pessoal que levou estrelinha até por fazer simples perguntas, tipo: “do que você gosta?”. Caramba, essas estrelinhas medem o nível de amizade com a rapaziada, e não tem nada a ver com o conteúdo da mensagem!

F

A um tempo atrás (não muito) precisava de um sistema de backup que fizesse backup de arquivos em servidores remotos, replicasse em outros servidores, uma maquina local fizesse o download de todo esse conteudo e gravasse um DVD por dia.

Procuramos soluções comercias e open-source. Achamos algumas soluções interessantes para os servidores Windows e algumas também muito interessante para Linux. Mas nenhuma se atendia a todos os requisitos que tinhamos. Então um amigo disse, vou fazer um shell script para fazer isso enquanto analisamos a melhor alternativa. Depois de alguns ajustes e refatorações… Ele ficou melhor que todas as outras alternativas que tinhamos. Funcionava e atendia todos os requisitos, facilmente configurável e tudo muito simples poucas linhas de código.

ÀS VEZES menos é mais… (porém às vezes mais é mais mesmo :))

jmp

google serve?

http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9003492

A

vcs nao sabem do que estao falando, mac os x é baseado em bsd e unix.

http://en.wikipedia.org/wiki/irony

jmp

shoot, foi mal :stuck_out_tongue:

mas o thiagosc está falando sério, ele é louco.

Rubem_Azenha

Creio que você não experimentou nenhuma distribuição linux moderna, como Ubuntu, Kurumin, Fedora, Suse, etc… E também não sabe nada sobre Unix…

dudaskank

flaleite:
A um tempo atrás (não muito) precisava de um sistema de backup que fizesse backup de arquivos em servidores remotos, replicasse em outros servidores, uma maquina local fizesse o download de todo esse conteudo e gravasse um DVD por dia.

Procuramos soluções comercias e open-source. Achamos algumas soluções interessantes para os servidores Windows e algumas também muito interessante para Linux. Mas nenhuma se atendia a todos os requisitos que tinhamos. Então um amigo disse, vou fazer um shell script para fazer isso enquanto analisamos a melhor alternativa. Depois de alguns ajustes e refatorações… Ele ficou melhor que todas as outras alternativas que tinhamos. Funcionava e atendia todos os requisitos, facilmente configurável e tudo muito simples poucas linhas de código.

O problema aí é que vocês precisavam de uma coisa tão específica que era melhor fazer isso vocês mesmos, aí acho que pequenos programas que fazem uma coisa específica realmente algo muito bom. Porém, o duro é descobrir o que cada pequeno programa faz e cada um dos parâmetros dele se você nunca viu eles antes…

E tudo bem que várias distribuições são bem amigáveis e tal, mas basta você precisar configurar algo na mão que ferra tudo. Lá em casa meu Fedora 5 não consegue conectar com meu Speedy sozinho, preciso ir lá e reconfigurar tudo de novo… fora que não consegue nem por decreto divino abrir uma maldita partição NTFS, daí desisti de usar… pelo menos por enquanto.

Mas não concordo totalmente com o Thiagosc que diz que não presta também, não é pra tanto hehehe. Só o VI que não presta, isso sim, o coisa terrível! rsrsrs

A pior coisa desse forum são essas estrelas ridículas, já falei… vai ver quantas estrelas são dadas para os que ajudam nas dúvidas com java, aí compara com as estrelas dadas em Assuntos Diversos (que nem são mais diversos) pra você ver.

cv1

Voce parece conhecer bastante sobre o Vi, e pelo que eu usei dele nos ultimos 8 anos, sempre me pareceu um editor incrivelmente poderoso pro tanto de espaco que ocupa, e bastante economico nos comandos, coisa que meus pulsos sempre agradeceram.

Mas, se vc tem uma opiniao tao forte quanto “nao presta” e “ciosa terrivel”, deve ser por alguns bons motivos. Gostaria de conhece-los.

boaglio

Já tentou editar um log de 1Gb com o MsWord? Pois é colega, nessas horas o VI ajuda muito!

dudaskank

Voce parece conhecer bastante sobre o Vi, e pelo que eu usei dele nos ultimos 8 anos, sempre me pareceu um editor incrivelmente poderoso pro tanto de espaco que ocupa, e bastante economico nos comandos, coisa que meus pulsos sempre agradeceram.

Mas, se vc tem uma opiniao tao forte quanto “nao presta” e “ciosa terrivel”, deve ser por alguns bons motivos. Gostaria de conhece-los.

Lamento, mas é uma questão de gosto pessoal, se você se sentiu ofendido por eu não achar o Vi tão bom quanto você acha me desculpe.

Eu não gosto principalmente por não ser nada parecido com todos os outros editores de texto que eu uso, ter comandos mais complicados de fazer que combo do Soul Calibur 3, não ter um menu com as opções mais básicas, essas coisas. Eu prefiro o Editplus pra escrever e editar textos simples, mas no Linux, especialmente em modo texto, não sei se há algo parecido.

dudaskank

Já tentou editar um log de 1Gb com o MsWord? Pois é colega, nessas horas o VI ajuda muito!

Na verdade não… hehehe. Mas também eu não usaria o Word pra fazer isso né… quem sabe o Wordpad?

peczenyj

Que Unix não presta para as necessidades modernas, é, sim, algo que cresceu desordenadamente, sem a mínima noção de design.

Que necessidades modernas? O que vc sabe sobre Solares e HP-UX, por exemplo? O fato de rodar sistemas baseados em Unix em boa parte dos maiores supercomputadores do mundo não está bom pra vc?

Ou vc confunde necessidades modernas com as suas necessidades de desktop (ou a ambiquidade do que pode significar ls ou /bin) ?

Em tempo: Não confunda Unix com distribuições linux feitas com desleixo. Elas sim não tem noção de design. A quantidade de bugs por linha de codigo no Kernel linux é extremamente baixa. Imagine se estes programadores tivessem uma mínima noção de design!

Existem alternativas livres de se criar sistemas realmente intuitivos baseados no padrão POSIX. Sistemas como o Beos, Syllable, Skyos se propunham em ser sistemas voltados para desktop de ótima qualidade e atualmente eles partilham de alguns conceitos importados do Unix.

E o FreeBSD, por exemplo, que pode ser usado como sistema de tempo real. Tempo real, assim como LynxOS e QNX!

Simplesmente não entendo como um sistema tão errado, como vc mesmo diz, se sai tão bem em servidores e em desktops :wink:

Ainda que linha de comando, mas se pelo menos tivesse sido bem projetado seria usável.

Que linha de comando? Existem dezenas de interpretadores de comando e o Shell, o Bash, o Kron Shell são apenas alguns dos mais usados. O Zsh, por exemplo, suporta arrays associativos! Todos possuem algum suporte nativo à expressões regulares. O Conceito de pipeline é algo poderoso e eu consigo fazer em uma linha, com alguns pipes, coisas incriveis.

Eu simplesmente não entendo as suas criticas.

E por causa dessas cretinices o Unix não presta para usuários comuns, pois os impede de trabalhar eficientemente.

Realmente, quem usa KDE, por exemplo, sofre… tadinhos…

boaglio

dudaskank:

Na verdade não… hehehe. Mas também eu não usaria o Word pra fazer isso né… quem sabe o Wordpad?

Também serve, faça o teste! :slight_smile:

Thiagosc

cv:

O vi sofre de um mal que pode ser curado com um interface decente. Ele trabalha de forma “modal”, e isso é considerado um crime em UI. Ou seja, dependendo se você está em modo “INSERT” ou não as teclas se comportam diferentemente, e numa interface ideal um comando é sempre aquele comando e nunca muda. Fora que há pouco feedback do que acontece, o usuário precisa decorar todas as teclas para poder usá-lo.

Autores de ferramentas texto também deveriam se preocupar com a usabilidade. O ‘vi’ é um exemplo de tudo o que há de errado com o opensource.

dudaskank

Opa, parece que o tal Vi evoluiu, seguindo o link do nosso colega lá em cima parei aqui:

http://cream.sourceforge.net/index.html

Aí a coisa muda de figura, fica parecido com um editor de textos realmente… vou testar por aqui.

Thiagosc
  • facilidade para o usuário. Isso não é apenas para usuário leigo, é para quem precisa trabalhar com esses sistemas também;
  • sistema consistente (toda a estrutura de diretórios lembra a idade da pedra);
  • ser mais third-party friendly. Você já viu a dificuldade que é para instalar software de terceiros no Linux? Se não há pacotes para a sua distribuição já era;
  • todo o sistema ser administrável via GUIs apenas;

Um bom design implicaria em muita coisa inútil ser descartada, e padrões serem forçados. Mas o movimento opensource é estritamente contra fazer “de um jeito só”, aquilo é que nem a casa da mãe Joana.

Por exemplo, não existe toolkit oficial! Quer coisa pior que essa?

O Gnome e o KDE aliviam os problemas, mas eles são para Unix o que maquiagem é para uma senhora de 80 anos. Pode melhorar o aspecto mas não a tornará uma gata de 20.

Essas são coisas que talvez fizessem sentido na década de 70, mas não faz hoje.

Eu não conheço o kernel do Linux para poder falar, mas tomando a palavra do Tannenbaum aquilo não deve ser “a maravilha de engenharia” que alguns acham que é.

E eu me referia ao design do sistema, pelo lado de fora, de quem vê. Design interno é outra história mas mesmo assim não é possível fazer afirmações.

O único a criar um sistema intuitivo foi a Apple, e porque é a Apple. Não tem nada a ver com padrão POSIX o fato do MacOS ser usável por seres humanos.

peczenyj:
Que linha de comando? Existem dezenas de interpretadores de comando e o Shell, o Bash, o Kron Shell são apenas alguns dos mais usados. O Zsh, por exemplo, suporta arrays associativos! Todos possuem algum suporte nativo à expressões regulares. O Conceito de pipeline é algo poderoso e eu consigo fazer em uma linha, com alguns pipes, coisas incriveis.

Obrigado! Você me ajudou muito agora ao exemplificar o que há de errado com a mentalidade Unixeira. “Existem dezenas de interpretadores de comando”!!!

Incompatibilidade e complexidade.

O pipe é outra imbecilidade. As pessoas deveriam usar GUIs, e nunca precisar recorrer à linha de comando. Para power-users e administradores uma linguagem script para o sistema bastaria.

A minha decepção com Linux é que eles poderiam melhorar bastante coisa do Unix, mas apenas se limitaram a copiar um dinossauro.

EDITADO:

O Unix é uma aberração do ponto de vista da interface com o usuário.

cv1

Pq? O que tem errado com o jeito que os pipes da bash ou do Automator funcionam?

Talvez, mas entre uma linha de comando e programar usando uma linguagem de script, eu certamente prefiro a linha de comando.

Luca

Olá

Só um palpite de quem já está de saco cheio desta chatíssima discussão que saiu totalmente do assunto do tópico:

Na vida, às vezes, a gente precisa escolher entre coisas mais simples e até piores por questão de preço. Mas isto não justifica roubo. Usar Linux pode ser ruim ou assistir TV de 14 polegadas pode ser ruim, mas roubar um Windows, um Office ou uma TV de plasma é muito pior.

Se todas as minhas máquinas tivessem licença comprada eticamente eu entraria nesta discussão idiota daqui sobre se uma coisa grátis é melhor ou pior do que uma outra que custa bem caro.

[]s
Luca

F

Se linux não é fácil para usuário… então minha mãe é power-user!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Instalei o Linux no computador da casa da minha mãe depois de cansar de ter que formatar para tirar os vírus… E para ela nem mudou nada… Ela entra acessa a internet, usa o OpenOffice, faz o trivial e nem percebeu a diferença…

E

esse papo não vai levar a nada…

windows e ruim pra quem não sabe usar…
linux e ruim pra quem não sabe usar…

sim… vi e muito ruim pra quem não sabe usar… viver de msword e abrir aquela tela preta… Deus me livre…
mais pra mim… linuxUser… moleza…

ferrari e uma bosta pra quem não sabe dirigir…

a melhor linguagem e a que eu sei programar…

isso e do ser humano somos egocêntricos…(todo ser humano)
não vou comentar sobre Trolls…rs…

gostaria de saber que diferença faz usar linux, windows? se no final o que importa e o resultado?

se windows fizer bem feito, eu quero windows… se linux fizer bem feito eu quero linux, simples assim…

quanta paixão…

peczenyj

Po queria uma mãe assim. :evil:

jmp

se eu não precisasse formatar e instalar o windows denovo a cada 6 meses sem motivo nenhum (nada de virus) eu usaria mais o windows, atualmente só uso quando sou obrigado… no computador desktop da minha casa onde minha esposa utiliza programas que só rodam em windows, e eu uso pra jogar, e rodar alguns programas do trabalho que sao para windows.

O windows já vem com data certa para morrer, eu nunca vi alguem usar windows direto por 1 ano e não precisar reinstalar tudo, mesmo sem virus, sem nada, o negócio simplesmente se deteriora sozinho.

Sobre a história da pirataria como citaram, o meu windows é comprado. Eu me senti roubado quando comprei (299 dolares). Eu pagaria 300 pelo flight simulator, mas nao consigo me sentir bem pagando nem 100 pelo windows.

W

Luca wrote:

Mas reconheça que como professor, seu blog deve ter um peso grande para seus alunos. Se você imaginou apenas colocar um assunto em discussão, não deveria ter escrito a conclusão da forma que fez. Nem sei se todos os alunos que leram tem capacidade para entender todos os exemplos. Mas a conclusão é mais fácil.
Luca, isso me faz voltar à um post que discutimos tempos atrás sobre forma que esse conhecimento “acadêmico” é passado aos alunos como verdade absoluta, e eles por sua vez tornam-se multiplicadores de algo que nem conhecem. :frowning:

Lich_King

:arrow: Thiagosc, suas opiniões sobre linux mais parecem as de um usuário preguiçoso.

:arrow: Voltando ao assunto do tópico, a cokmparação q o minholi postou no blog dele foi ridícula…até eu q não tenho experiência profissional em desenvolvimento web com java consigo ver o qaunto sem fundamento foi essa comparação

J

Só uma coisa me impressiona... quanta atenção vocês dão para o Thiagosc. Ele nem sabe argumentar... tudo é na base do:

Isso mais se parece com aquilo.

Aonde:
Isso = Algo que ele nem tem ideia do que seja.
Aquilo = Normalmente um mal exemplo de utilização de isso ou algo que não tem nada haver com isso.

Vide o caso das DSL, para ele DSL server para escrever um programa inteiro e parece com o arquivo de configuração do sendmail.

Por isso, eu já escrevi minha DSL:

Se o usuario for Thiagosc e eu não estiver afim de divertir
então ignora

Se o usuario for Thiagosc e eu estiver afim de me divertir
então selecione somente as discuções que Thiagosc estiver presente

Senão
Ler menssagem
Thiagosc

Caramba, essa conversa está chata, e esse pessoal tem a idéia fixa. Se vocês acham que Unix é o máximo da computação e tudo nele é perfeito, azar. Se acham DSL é bom, pois que criem toneladas delas e daqui há alguns anos vejam o “macarrão” criado (assim como o diretório /etc).

Eu citei as falhas de UI do ‘vi’ e o pessoal ignora, eu citei os arquivos de configuração para serem editados à mão no século XXI e “isso não é nada”, eu citei os comandos com abreviações esdrúxulas de uma época em que se economizava byte e “nem sei argumentar”.

Para aqueles que falam de “usuários preguiçosos”, eu sou usuário de Linux há quase 10 anos, já usei Debian, Red Hat, SuSE e já fiz o meu “Linux From Scratch”. Não me considero “o especialista”, mas já aprendi o suficiente para entender o parto que são determinadas coisas nesse sistema e o descaso dos desenvolvedores com coisas simples como usabilidade (embora o Gnome e KDE estejam evoluindo nesse quesito) .

Thiagosc

Pq? O que tem errado com o jeito que os pipes da bash ou do Automator funcionam?

Por que evidencia que o Linux foi feito de desenvolvedores para desenvolvedores que gostam de criar jeitos “difíceis” (e inúteis) para fazer coisas fáceis.

Talvez num sistema mais organizado uma opção de scripting pudesse ser fornecida para powerusers e administradores, mas não como forma principal de interação com a máquina.

E esse Automator não é a mesma coisa que o bash, não inventa moda.

cv1

Ueh, o Automator funciona com pipes, exatamente do mesmo jeito que a grande maioria das shells Unix - a diferenca eh que tem uma GUI bonitinha. :slight_smile:

IMHO, pipes sao uma maneira extremamente simples e elegante de organizar processos sequenciais, e ate agora vc nao apresentou nenhum argumento convincente de que eu esteja errado. Que tal alguns exemplos onde scripting eh mais eficiente do que pipes?

Criado 16 de setembro de 2006
Ultima resposta 7 de out. de 2006
Respostas 107
Participantes 33