Java + Ubuntu

Galera, quem ai usa Ubuntu como ambiente de trabalho?
Queria saber que tipo de configurações que voces fazem, principalmente de acentuação…
No eclipse, como fazem para os acentos de código fontes/comentários escritos no Windows apareçam no Linux, e vice-versa?
Minhas aplicações swing não estão saindo acento de dados vindos do banco… o teclado esta ok, consiguo digitar acentos normalmente, mas dados vindo de banco/arquivos ficam com caracteres malucos no lugar…
Relatórios JASPER estão saindo com problemas no acento tambem… existe uma forma centralizada/organizada de acertar isso?
Voces também tiveram que mudar o encoding na task javac do ANT?

Queria uma geral da galera que usa Ubuntu (pode ser outra distro tambem, claro) como ambiente de desenvolvimento, experiencias, sugestões…

Valeu galera…

Axel-Foley,

Deve ser encoding, deve estar em UTF-8, acredito que seja necessário passar para ISO-8859-1.

Procure por algo nesse sentido.

:slight_smile:

beleza, eu ja tinha mudado algumas coisas pra ISO pra testar… mas queria saber se o caminho era esse mesmo…
valeu…

cara… estou com o mesmo problema q vc. uso o ubuntu e nao pega acentuacao em nada.
exemplo: comentarios todos sem acentos…

como faço para resolver isso aqui?

abraços

alguem sabe me responder a duvida postada acima para o ubuntu 7.04???

Se a dúvida é a mesma, já foi respondida: você precisa alterar a codificação.

Shuenemann,

eu entedi q a dúvida foi respondida, mas não tô sabendo como fazer isso no linux. Estou a pouco tempo usando o linux e n pretendo mais retornar ao windows.

se alguem souber como fazer me ajudaria muito

No Eclipse: Edit > Set Encoding.

Pessoal estou tendo o mesmo problema de encoding com Ubuntu no Eclipse, já setei o para ISO-8859-1 o workspace e o text editors, estranho que em alguns projetos os caracteres funcionam normalmente, preciso fazer a configuração em cada projeto para resolver isso ou é possível fazer uma configuração geral?

existe essa configuração geral e para apenas um projeto. Aqui temos por hábito fazer em utf-8. Isso porque a maioria dos servidores que rodam nossas aplicações são Linux ou Unix-like.

De qualquer maneira, o encoding utf-8 é mais “moderno”…