Java Uma Alternativa á SoftwareHouse

Olá gente, meu primeiro post rs
Bom trabalho numa empresa mediana baixa com grande probabilidade de crescimento
Hoje nosso sistema é em Delphi com firebird, totalmente acomplado e impossivel de dar manutencao, por ser uma empresa que ja teve varios programadores sem muito criterio.
Porem hoje a empresa ta sofrendo com a falhas monstruosas de arquitetura.

Agora o motivo do post é como eu convenço a direção e supervisor de que o Java com a jvm e uma boa alternativa.
No caso eles pensam em ir para php ou .net
Mas como ja tenho uma pequena experiencia com java, quero de alguma forma mostrar que o java é bom, que não sai caro para a empresa.

Quando eu converso com eles sobre o assunto eles dizem que o java é investiomento caro aonde as coisas demora para ficar prontas e lerdo…só coisas negativas.

Porem eu vejo dois pontos positivos que são esmagadores
O sistema pode ser clusterizado
É a linguegem te da a capacidade de fazer as coisas desacoplada trazendo a facilidade de manutencao.

Sei que nem tudo é flores, mas se vcs verem os codigos dos sistemas que tem aqui…senta chora rs

Resumindo meu ajudem com ideas para convence-los!!!

Bom acho que no caso das coisas demorarem a ficarem prontas, isso se deve ao desconhecimento dos melhores frameworks para desenvolvimento, só para citar um exemplo hoje em dia o desenvolvimento utilizando banco de dados se torna extremamente produtivo usando hibernate, enquanto frameworks como jsf e facelets tornam o desenvolvimento web extremamente ágil uma vez que apresentam uma série features.
Esses exemplos são os mais triviais possíveis, porém se for analisar mais a fundo o número de opções é muito maior.
O problema é que os gestores desacreditam tudo que não envolve clicar e arrastar (vestigio da cultura errônea do delphi).

Espero ter ajudado…

Enquanto houver quem de um jeito de corrigir os problemas e os clientes nao reclamarem, nao vao migrar nem pra java nem pra nada, custa caro pra empresa, dependendo do sistema nao vai se pagar nunca e por isso permanecera como esta para sempre.

Quanto a ideias, depende do que se trata o sistema, é desktop? de repente .net seria uma boa, ja que da para aproveitar o conhecimento em delphi, teria que analisar bem antes de inventar de migrar para linguagem x ou y.

trabalhei num lugar que pararam de migrar tudo do java para Oracle Forms e voltaram para forms, a Bovespa + BM&F tem todos os sistemas deles em .net, investiram pesado e vao ter que usar java agora. tudo depende de uma séria de coisas, não basta usar x ou y porque gosta mais dela.

.Net é mais barato que Java? (serio mesmo, eu não sei, por isso que to perguntando).

Seguinte… e se um dia a sua empresa quiser integrar o sistema desktop (hoje feito em delphi) com um sistema web ou móvel, comé que fica? Aliás, tenho uma ideia melhor… Por que você não dá uma procurada nas vantagens de se utilizar a plataforma Java (veja que eu disse plataforma, e não linguagem) e mostra pra eles? Você vai se convencer (e ter mais firmeza e confiança pra falar pra eles) mais do que se alguém chegar aqui e falar das vantagens e desvantagens de cada uma das tecnologias citadas.

galera já to curtindo as dicas …brigadam
A minha ideia é começar pelos relatorios que na situacao atual estão bem tosco, nesse sistema os relatorios foram estruturado para clientes que emitem 500 notas mês,
agora estamos pegando clientes que emitem 10000 notas, por mais que deixe procs é codigos rapido é complicado, com java tendo esse poder da jvm dividida em varias maquinas, ou seja o poder do cluster posso ter algo mais rapido.
Situacao e tão ruim que um relatorio de 5000 registros demora 3 horas, a ideia é ao inves refazer em delphi é refazee em java, ponto positivo teremos relatorio em web.

Mais ai valeu mesmo pelas reposta.

Cara, tem mais uma coisa. Sou programador Delphi e meus projetos pessoais faço com Java (ainda não tenho esperiencia suficiente pra encarar um trampo de programador Java), em alguns casos por mais que você mostre que em determinadas situações Java será a melhor escolha, temos que avaliar tambem o lado politico. Muitas vezes a(s) pessoa(s) responsável por apresentar(em) uma nova solução/plataforma para migrar a aplicação, não o fazem simplesmente por não conhecerem a nova plataforma (no caso java) e ficarem com receio, espero que não seja o seu caso, mais ja vi pessoas usarem taticas desleais para continuarem felizes e confortaveis com o Delphi.

Mais um conselho de um Delphiniano para outro, migrar uma aplicação desktop não é nada facil, ha uma grande curva de aprendizagem, mesmo que você utilize os principais frameworks e não tem como fugir, programar para web é mais complicado, não por causa do Java, mais sim pela propria complexidade do ambiente Web.

Projetos em .net saem em geral mais barato sim, mas como nao existe bala de prata, nem sempre é a melhor escolha (o que acontece tambem com java, ror, etc.) eu falei de .net assim como comentei de oracle forms e do próprio java.

Você não tem garantia nenhuma de que um relatório vai deixar de rodar das 3 horas em 3 minutos porque trocou a linguagem / plataforma. Num projeto que eu trabalhei tinha um processo que levava em média 10 segundos por registro * 20.000 registros, ja estavamos utilizando java, o negócio foi melhorar o código que já tinha lá e no final de contas, depois de muito trabalho esse tempo caiu para 2 segundos sendo que 1 segundo era o tempo que uma proc levava para devolver alguns dados.

só para me fazer claro, eu não disse para usar .net, forms ou mesmo java, eu disse que a escolha depende de uma série de fatores e uma má escolha pode ser um tiro no pé.