Olá,
Eu acho que se fosse fazer uma síntese de tudo que foi dito aqui e deixar a minha opinião, pegaria um pouco de alguns usuários, e mataria outros tb ;D. Eu acho que posso começar discordando sobre o fato de que cada um mantém um foco diferente. Creio, - e queria que vocês tb pudessem creer -, que o foco das comunidades é exatamente o mesmo: ‘Propagar conhecimento’.
Bom, sobre o ‘clima’ em cima do nome ‘JavaFree’, posso dizer ao VELO que isso vai continuar existindo até que as pessoas estejam dispostas realmente a apagarem este ‘clima’, ou este ‘ambiente’ criado a muito tempo atrás. Existiram sim brigas e richas - em sua maior parte pessoais -, e é complicado eu, um pobre mortal, vir aqui dizer que isso ou aquilo deixou de existir, até porque eu nunca estive nestas brigas. Porém tenho que concordar com o CV quando disse que a maneira com que se lida com o conteúdo é razoavelmente diferenciada. Podemos ver aqui no GUJ que a maioria de sua administração é concentrada na Região de SP, e se conhece, mantém um contato físico, e por mais homosexual que possa parecer o termo, isso ajuda no crescimento da comunidade. Pessoas se conhecem, pessoas trabalham juntas, pessoas mantém a mesma linha de pensamento e foco, talvez por isso essa linha nao tão ‘informal’ como vejo no JavaFree, onde é difícil termos até 2 administradores que se conhecem pessoalmente e mantém um contato.
Hum, creio que o assunto JavaBB x JForum já foi mais que solucionado fora daqui, e realmente é complicado tentar explicar e demonstrar o porque dele estar sendo feito. Talvez por uma crença de que vários frameworks possam trabalhar melhor em conjunto (JavaBB), ou então onde possamos prezar pela simplicidade (simplicidade != facilidade) da idéia para se chegar na conclusão de um escopo estabelecido, (o de se ter um fórum, no JForum).
Sobre o fato que realmente originou o tópico, na minha humilde opinião, não adianta dizer que é o sistema, é a base ou qualquer outra coisa que impede a união destes 3 puta portais. É simplesmente o interesse de que se existam 3. Quando as 3 administrações sentarem pra conversar e as 3 estiverem empenhadas no ideal de se unirem, e as 3 com os corações e as cabeças abertas, isso vai acontecer independente de sistema gerenciador de forum, de CMS ou de qq coisa. PQP, somos seres humanos, nascemos para conversar, para debater e para nos acertar! Eu acho que a diversividade é boa, é talvez seja ela que nos manteve (nos = 3 portais) vivos até hoje!
Ahhh, matheus, o Conexão Java foi um puta evento do PJ e do GUJ. o JF apoiou mas não teve participação efetiva na organização e administração. Porque? Eu não sei dizer, mas acho que pelo que disse no fato de sermos muito ‘espalhados’. (Incrível, não me vem na cabeca 1 membro da adm do JF que seja de São Paulo!) E os projetos, são novamente do GUJ e do PJ, agora sim creio que seja por uma afinidade maior de seus membros, e com certeza, afinidade essa que o JF também espera conquistar! Só é duro quando alguns membros de qualquer portal toma as dores de algumas pessoas (aquelas que brigaram lá no primeiro parágrafo) e sai falando um monte de babaquisse, isso que me faz sentir um mané levando um nome por ai. (;
Sobre a abordagem técnica que o Phillip definiu às comunidades, acho que é bem isso, mas isso é saudável para todas elas, mas não me faz pensar que quando quero tirar uma dúvida, vou ao PJ, ou quando quero configurar, me dirigo ao JF, muito menos ao querer discutir alguma coisa madura, virei ao GUJ. Até pq do JF têm saído muitas e muitas ótimas discussões, das quais em muitas ele passou lá pra deixar uma opinião (que sempre estou atento para ler). Aliás Phillip, acho que nunca tive oportunidade de me desculpar em nome do Bruno naquela flamewar ridícula que aconteu aquela vez, se lembra? ;D
Aliás, micrófilo, achei que era só no JF que suas conclusões/sentenças fosse neste nível. E sobre o Volnei (vulgo Latino para vocês que ainda não conhecem), é uma história de amor antiga, com muitos momentos bons e ruins, mas acho que ele é maduro o suficiente pra se acertar com o pessoal lá e enterrar tudo isso né gay?
Ahhh, pra quem não me conhece, sou o Lucas (lucastex) do JavaFree, um dos administradores de lá, e gosto mto (de verdade) do fórum do GUJ, sempre que posso dou uma passadinha pra conferir as últimas. E tenho um respeito muito grande e sincero por todos no PJ, e aqui no GUJ. Sempre que posso bato um papo com o Jeve, com o Rafael e com o povo aí. Ainda não os conheço pessoalmente, mas tenho certeza que no ConexaoJava desse ano vamos nos encontrar pra dar umas risadas sobre todas essas bobeiras.
Abração pra todo mundo ai (;