Java - Usuarios Dono e Cliente - Interface e Implements

Olá Pessoal

Tenho as seguintes classes que refletem tabelas no db:

@Entity
public class Loja {

@Id
    @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
    @Column(updatable = false, nullable = false)
    private Long id;

@OneToOne
    @JoinColumn(nullable = false)
    private User user;

@Column(length=100)
    private String name;

//GETTERS AND SETTERS
}

@Entity
public class User{

@Id
    @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
    @Column(updatable = false, nullable = false)
    private Long id;

@OneToOne(cascade = CascadeType.ALL, orphanRemoval = true, fetch = FetchType.LAZY)
    private Loja loja;

@Column(length=100, unique=true)
    private String email;

@Column
    private String tipo;

//GETTERS AND SETTERS

}

Minha dúvida:

Tenho dois tipos de usuários: dono e cliente.
Dono possuirá uma Loja. Cliente, obviamente não.

Estou tentando aplicar na prática, os conceitos de interface e implements.
No caso, eu criaria uma interface Dono e uma interface Cliente?
E teria um DAO para cada?

Ou teria uma entity pra cada? Mas e se eu aumentasse a variedade de tipos de usuario?

Obrigado!!!

Referente a interface:

Cliente e dono farão uma mesma ação, porém de modos diferentes, se sim, então, crie uma interface com essa ação. Exemplo:

Cliente e dono concedem desconto, porém em valores diferentes, então uma interface desconto, seria apropriada.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Thiago670

Voce precisa ter uma necessidade, como nao apresentou, teria apenas efeito burocrático. Importante é você saber, para quando for o caso aplicar.

Entendi. Entao no caso, o melhor seria fazer duas classes, Dono e Cliente, extendidas da entidade User.
Uma classe UserDao, e pensar numa interface qdo houver ações em comum com “cálculo” diferente, e nao caracteristicas diferentes.

Nao faça essa herança. Dono e Cliente possuem responsabilidades diferentes. Dono possui Usuario, não herda de Usuario.

Você sabe a diferença entre um gênio das artes e os meros mortais? Todo mundo é capaz de aprender a combinar cores e texturas e pintar bons quadros. Mas, os grandes mestres, criaram quadros que valem milhões. Por quê essa discrepância?
Simples, os grandes artistas (os de verdade, não os funkeiros) sabem o limite do exagero.

Dada a introdução, entenda que você tem N conceitos de OO, mas, isso não significa que deva aplicar todos, a todo momento. Parcimônia é fundamental.

Digo isso para que se atente ao fato de que cada classe deve, unica e exclusivamente, ter uma só responsabilidade.
Por isso, dificilmente suas classes de domínio (as mais fundamentais da aplicação, sem as quais o sistema não funcionaria) terão a necessidade de implementar alguma interface diferente de java.io.Serializable (e, mesmo assim, só quando isso for realmente necessário).

User interfaces, sim. Mas use quando precisar expor alguma parte da tua aplicação a terceiros. Ou, quando quiser delegar a responsabilidade pela construção da implementação dos métodos a outrém, independente de possuir uma implementação padrão.
Veja o caso da interface java.util.List. É uma interface que tem como responsabilidade se comportar como uma (pasmem) lista. É a implementação que dirá se ela será uma lista simples ou uma lista encadeada (java.util.ArrayList ou java.util.LinkedList). Além das implementações padrão, você, eu, a tia do hotdog, podemos implementar a interface List como precisarmos ou quisermos.

Darlan
Transformou java em poesia, rsrs
Uma coisa q eu percebi estudando por conta foi ver q, na maioria dos exemplos q vi, tudo era interfaceado, e eu nao queria fazer assim. Eu entendi a teoria de interfaces, mas tava com um pouco de dificuldade de aplicar na pratica. Mas agora as coisas estao mais claras.

Javaflex
Entendi. Vou criar uma entity Dono e inserir um parametro do tipo User. Alem disso, vou tirar o parametro Loja do User e passar para o Dono.

Valeus!!!

É por ai mesmo. Se for usar banco de dados relacional, é mais prático fazer o modelo orientado a banco de dados do que orientado ao objetos.