[quote=alexmzr]Olá Comunidade!
Eu sou desenvolvedor Delphi, trabalho com desenvolvimento comercial (ERP) e estou com um projeto para desenvolver um novo software… porém eu não quero mais usar delphi e estou na dúvida se uso Java ou C# com visual Studio. Esta minha nova aplicação não vai ser um ERP, mas vai ter logica de trabalho semelhante (vai ter vendas e vai precisar ser rapido nisso). Eu não tenho experiencias com java ou com c#, mas já vi algumas coisas boas feito em C# (Silverlight) e gostei muito dos recursos graficos e lay-out que posso usar. Neste novo sistema eu vou precisar:
01 - Liberdade de banco de dados (Oracle, Firebird, Postgresql)
02 - Lay - ou agradável (semelhante ao novo visual do windows 8). Porém que seja rápido e leve
03 - Conectar o sistema remotamente ao banco de dados (sistema desktop, conectado ao banco remoto)´e que consiga ser muito rápido
04 - Módularizar o Sistema (quebrar o sistema em várias dlls ou exe, e instalar no cliente apenas o que a ele or necessário, sem precisar executar um mega exe)
Bem estas são minhas principais situações, se alguém puder me ajudar e apontar caminhos… seja em nível de programação ou de engenharia, eu ficarei eternamente grato!
Obrigado Pessoal![/quote]
eu estudei bem pouco de .net mas da pra ajudar com algumas coisas…
01 - Em ambos acredito que você possa ter isso sim, inclusive você pode usar algum orm como o hibernate que deixariam uma migração de banco de dados bem mais tranquila do que se você não usasse (e tem versão deste framework para ambos). Eu não sei direito o quanto .net te permite usar outros bancos mas ja vi exemplo usando mysql oracle e claro o sql server. Não acredito que você tenha problemas com isso.
02 - Hoje em dia ambos atendem (a uma década atras java era lento em ambiente gráfico e tem essa fama até hoje). Com .net você por default terá suas janelas com o mesmo layout que estiver usando no SO (não fui a fundo o suficiente para saber até onde da para você mudar caso se interesse). Em java você tem os look and feels que lhe permitem escolher como ficará seu ambiente gráfico, entre eles dá para usar o padrão do SO.
03 - Quanto a conexão com o banco de dados ser rápida não acredito que você tenha problemas, acho que você terá mais problemas de performance se você deixar de criar e usar indices, buscar mais informações do que você precisa, enfim, em como você usa o banco, não em qual plataforma você o acessa.
04 - Em ambos você tem isso com a diferença de que com .net você tem DLLs e exes, enquanto que com java você tem arquivos com a extensão jar (tanto executável quanto utilizado como bibliotecas).
Minha sugestão é ir de C#… Não acredito que seja uma plataforma melhor ou pior, mas a curva de aprendizado para você começar a produzir alguma coisa me parece ser menor e você precisará aprender a tecnologia para poder utiliza-la. O editor das janelas do visual studio ao menos na época do .net 3.5 era melhor mesmo que a do netbeans (ide java mais aceita nesse quesito pela comunidade), no caso do netbeans você precisa aprender um pouco com o habito para evitar que ele faça uns alinhamentos na sua janela que você não quer…