Java vai atender minhas necessidades para desenvolver um ERP

Olá Comunidade!
Eu sou desenvolvedor Delphi, trabalho com desenvolvimento comercial (ERP) e estou com um projeto para desenvolver um novo software… porém eu não quero mais usar delphi e estou na dúvida se uso Java ou C# com visual Studio. Esta minha nova aplicação não vai ser um ERP, mas vai ter logica de trabalho semelhante (vai ter vendas e vai precisar ser rapido nisso). Eu não tenho experiencias com java ou com c#, mas já vi algumas coisas boas feito em C# (Silverlight) e gostei muito dos recursos graficos e lay-out que posso usar. Neste novo sistema eu vou precisar:
01 - Liberdade de banco de dados (Oracle, Firebird, Postgresql)
02 - Lay - ou agradável (semelhante ao novo visual do windows 8). Porém que seja rápido e leve
03 - Conectar o sistema remotamente ao banco de dados (sistema desktop, conectado ao banco remoto)´e que consiga ser muito rápido
04 - Módularizar o Sistema (quebrar o sistema em várias dlls ou exe, e instalar no cliente apenas o que a ele or necessário, sem precisar executar um mega exe)

Bem estas são minhas principais situações, se alguém puder me ajudar e apontar caminhos… seja em nível de programação ou de engenharia, eu ficarei eternamente grato!
Obrigado Pessoal!

Mano, saí do Delphi a uns 4 anos.

Se você não tiver noção de orientação objeto, seu sistema em Java daria mais dor de cabeça do que um em Delphi.
Java necessita de muito estudo. Se você for ter tempo para estudar, blz. Go Java.

Não tenho como te falar do C# mas eu java te aconselho isso.

Caso você não tenha noção de OO e não tenha tempo para estudar antes de começar, cuidado. Seu projeto pode te dar mais dor de cabeça do que tudo.

Olá,

Bom, ambas as linguagens que você citou te permitiriam atingir seu objetivo, porém, a meu ver, usando C# deve ser mais fácil pra você por alguns motivos:

1. A IDE(Visual Studio) vai estar mais próxima do que você já está acostumado
  2. IMAGINO que esse layout windows-like que você busca deva ser mais fácil de implementar no C# que no Java, ao menos pelo que conheço de Desktop java, que não é muito também(minha parte é mais web)

Os demais quesitos não são tão influenciados pela linguagem em si, mas pela forma como você programar.

Independente da linguagem escolhida, você precisará ter um bom conhecimento de Orientação a Objetos para conseguir alcançar seu objetivo, tempo para estudar a tecnologia e se adaptar.

Se seu objetivo com o programa for mais o aprendizado que a comercialização eu ainda te sugeriria desenvolvê-lo para Web, agora se você não tem experiência prévia com Web e seu objetivo é criar algo mais rapidamente melhor ficar no Desktop mesmo, se a vontade da comercialização superar a do aprendizado sugiro até que continue no Delphi onde seguramente você será mais produtivo.

Bom, basicamente é isso, entre C# e Java para esse caso não faz muita diferença, o que você realmente deve analisar é se vale a pena sair de um ambiente no qual você já é produtivo, por isso meu questionamento sobre a intenção do software.

Basicamente é isso, qq dúvida estamos por ai.

[]'s

Principal pergunta…

Ambiente Web ou Desktop?

Ser for Web vai de Java…

Desktop C++ ou C#

Tanto Java quanto C# te atendem nos requisitos 1,2 e 4 tranquilamente. No quesito 3 C# e Visual Studo ganham de Java e Netbeans. O editor visual do Netbeans é bom, mas para desenvolver para Window acho que o Visual Studio é melhor mesmo. Agora, você não pode esquecer que o Visual Studio é pago, e a licença profissional não é barata. Já o Java e o Netbeans são gratuitos.

alguem tem link de aplicações ou videos de softwares robustos e comerciais (erp) feito em java para me passar?
se possível com layou agradável
Obrigado pelas respostas!

t2ti.com

estão construindo o mesmo ERP em Java, C# e Delphi.

Adquira o curso em Java e C# e tire suas próprias conclusões.
Sobre qual é mais fácil.

[quote=alexmzr]Olá Comunidade!
Eu sou desenvolvedor Delphi, trabalho com desenvolvimento comercial (ERP) e estou com um projeto para desenvolver um novo software… porém eu não quero mais usar delphi e estou na dúvida se uso Java ou C# com visual Studio. Esta minha nova aplicação não vai ser um ERP, mas vai ter logica de trabalho semelhante (vai ter vendas e vai precisar ser rapido nisso). Eu não tenho experiencias com java ou com c#, mas já vi algumas coisas boas feito em C# (Silverlight) e gostei muito dos recursos graficos e lay-out que posso usar. Neste novo sistema eu vou precisar:
01 - Liberdade de banco de dados (Oracle, Firebird, Postgresql)
02 - Lay - ou agradável (semelhante ao novo visual do windows 8). Porém que seja rápido e leve
03 - Conectar o sistema remotamente ao banco de dados (sistema desktop, conectado ao banco remoto)´e que consiga ser muito rápido
04 - Módularizar o Sistema (quebrar o sistema em várias dlls ou exe, e instalar no cliente apenas o que a ele or necessário, sem precisar executar um mega exe)

Bem estas são minhas principais situações, se alguém puder me ajudar e apontar caminhos… seja em nível de programação ou de engenharia, eu ficarei eternamente grato!
Obrigado Pessoal![/quote]

eu estudei bem pouco de .net mas da pra ajudar com algumas coisas…

01 - Em ambos acredito que você possa ter isso sim, inclusive você pode usar algum orm como o hibernate que deixariam uma migração de banco de dados bem mais tranquila do que se você não usasse (e tem versão deste framework para ambos). Eu não sei direito o quanto .net te permite usar outros bancos mas ja vi exemplo usando mysql oracle e claro o sql server. Não acredito que você tenha problemas com isso.

02 - Hoje em dia ambos atendem (a uma década atras java era lento em ambiente gráfico e tem essa fama até hoje). Com .net você por default terá suas janelas com o mesmo layout que estiver usando no SO (não fui a fundo o suficiente para saber até onde da para você mudar caso se interesse). Em java você tem os look and feels que lhe permitem escolher como ficará seu ambiente gráfico, entre eles dá para usar o padrão do SO.

03 - Quanto a conexão com o banco de dados ser rápida não acredito que você tenha problemas, acho que você terá mais problemas de performance se você deixar de criar e usar indices, buscar mais informações do que você precisa, enfim, em como você usa o banco, não em qual plataforma você o acessa.

04 - Em ambos você tem isso com a diferença de que com .net você tem DLLs e exes, enquanto que com java você tem arquivos com a extensão jar (tanto executável quanto utilizado como bibliotecas).

Minha sugestão é ir de C#… Não acredito que seja uma plataforma melhor ou pior, mas a curva de aprendizado para você começar a produzir alguma coisa me parece ser menor e você precisará aprender a tecnologia para poder utiliza-la. O editor das janelas do visual studio ao menos na época do .net 3.5 era melhor mesmo que a do netbeans (ide java mais aceita nesse quesito pela comunidade), no caso do netbeans você precisa aprender um pouco com o habito para evitar que ele faça uns alinhamentos na sua janela que você não quer…

Eu vou tentar estudar um pouco de java, o quisito de ser multiplataforma ainda é muito atraente…
alguem me indica livros, artigos da internet com conteudo atual e para aplicações comerciais?
j2ee é voltado para aplicações comerciais?