Java vai ser Open Source. Como?

bom java Open Source uma ideia ótima
porem Open Source para todos os sabores?
como temos hoje diversas distros Linux onde
não são totalmente compativeis… :roll:

espero que isso não ocorra quando o Java cair nas mãos
da comunidade OpenSource…

o jeito é esperar para ver… :roll:

E sim erko, vamos ver como será esse acontecimento.
Quem sabe ate n consigam fundir a JVM com o kernel ne :?: Ou ate chegamor a sonhar com java executanto na mesma velocidade que uma aplicação nativa linux :smiley:

Vocês acho que o Solares vai ser mais difundido por conta disso?

Gosto muito do Java do jeito que ele está, na minha humilde opinião open source não passa de uma ilusão. Assim como o linux com varios sabores dos quais muitos são incompativeis. Essa bagunça toda ao invés de promover o desenvolvimento de uma tecnologia aberta, acaba fortalecendo outras que são fechadas e protegidas por direitos autorais.

I have a bad… BAD feeling about this.

Também acho que isso não vai ser tão legal. A questão da compatibilidade tem que ser levada a sério.

Não acho legal o Java ter vários sabores.

acho que o pior do que o java ter varios sabores, é ele ter sabores ruins,
isso iria abalar a confiabilidade da tecnologia…

Bem, sobre o Java se tornar Open Source, há um inegável lado ótimo e um sombrio lado ruim (redundante né?).
O lado ruim, que eu consigo ver, não é só uma fragmentação do Java, inicialmente ela vai ocorrer, mas se a passagem para o Open Source for bem feita, ela tende a reduzir. Não vai chegar a haver incompatibilidade entre versões, porque a esperada fragmentação inicial vai ocorrer porque muitos na comunidade Open Source vão fuçar a máquina virtual com a tendência de melhorá-la. Mas para tal aperfeiçoamento, não vão se inibir em integrá-la demais a um SO específico, o que vai gerar as incompatibilidades. Mas com o tempo (e não muito, acredito), as atenções vão se focar em torno de algumas máquinas virtuais, mantidas por instituições mais sérias, que por isso mesmo serão compatíveis entre si.
Mas um outro problema da máquina virtual Open Source, é a presença de aproveitadores que vão fazer a máquina virtual sem segurança, e tentar divulgá-la a pobres e leigos usuários como “Baixe aqui um Java mais rápido” ou coisa parecida. Quando as pessoas tiverem dados ou mais roubados, vão reclamar do Java, a Sun vai dizer que isso ocorreu porque alguém fez uma máquina insegura, aproveitando do fato de ela ser Open Source, e aí, talvez manchar a imagem do Java. A descoberta de bugs na JVM também vai manchar a imagem do Java.
Mas acredito também em um lado bom. O Java é o software fechado com maior tendência a se tornar livre, e quando isso acontecer, vai atrair a atenção de muita gente da comunidade. A partir daí, a tendência é haver um Java mais rápido na hora de executar (acredite, essa é a maior reclamação que ouço sobre Java, e um dos dois maiores pontos a favor do .NET), mais seguro, etc.
Vai haver também um esvaziamento do Mono, e uma redução das vantagens do .NET sobre o Java, a ponto do Java ganhar definitivamente.
Mas para tudo isso acontecer, tem que haver um excelente planejamento na abertura, do contrário… Vai ser normal no futuro alguns malucos rodando o Java de forma super rápida, mas incompatíveis com todo o resto, mas vai ser coisa isolada. Acredito que com um trabalho bem feito, Java aproveite o melhor do novo mundo.

Vcs só tao olhando o lado ruim… com certeza o Johnatan Sch… (nao sei escrever o nome dele) vai abrir o codigo e fazer de tudo para q o JCP continude “ditando” o desenvolvimento para evitar forks muito grandes. Mas o desenvolvimento da JVM vai ser mt ninja, teremos muita correção de bugs (queira vc acreditar ou nao, existem bugs na jvm) e a evolução da JVM será mais rápida… FAz qto tempo q temos o hibernate e o spring!? E só agora isso foi incorporando ao JEE com o ejb3. Com a JVM sendo aberta, acredito que essas evoluções serão mais rápidas.

Será que a evolução da JVM vai ser tão grande assim? Qualquer mudança tera que ser aprovada pelo JCP, um processo um tanto demorado.
O que pode acontecer é o surgimento de dezenas de JVMs “turbinadas”, com features fora da especificação.
Na minha opinião, Java corre um sério risco.

eu acredito que a melhoria na JVM será muito grande sim… inclusive em versões confiáveis… como por exemplo, da IBM, própria Sun, quem sabe Google e talvez Mozilla Foundation…

o JCP define o que a máquina virtual TEM que fazer, e NÃO COMO ela vai fazer… como ela faz é problema de quem lê as especificações e decide fazer… na minha opinião as JVMs vão melhorar e muito sim… só tem que se tomar cuidado com fraudes e máquinas virtuais que fazem coisa que não devem… ou deixam de fazer o que devem… mas a tendência é uma melhora da JVM sim…

o mais importante é que a Sun faça corretamente, para evitar os problemas já mencionados… e tomara que a JCP se torne mais rápida…

se tudo for feito certo, Java triunfará!!!

fico bunitinha a frase neh!!! :wink:

… :hippy: …

será que pode surgir um Java Foundation :ahh:

I think so.

Bem, pelo menos no mundinho onde eu vivo, as empresas principalmente as grandes não olham open-source com muito bons olhos, qualquer problema é culpa do coitado do open-source que está quieto na dele. Sei lá, mas o respeito que a Linguagem tem poderá diminuir significativamente. Mas dependendo, tipo começar todo um processo de transição, lento, pode ser que ser que seja um bom motivo para o crescimento da linguagem.

:pensativo: