Java - vale a pena investir?

Desculpem se tem algo relacionado a isso, sou novo na comunidade e não encontrei nada que ma ajudasse muito.
Bom, tenho 30 anos e estou no 7º semestre do curso de ciências da computação na uninove e ainda trabalho na area adm e ainda não fiz estagio nenhum. Estou ciente que preciso estagiar para entrar na area e com isso diminuir minha renda(vai ser dificil mas é a vida).
Eis o problema: Não consigo entrar na area, muitos pedem conhecimentos que só fazendo cursos extra curriculares para atender(pelo menos no meu caso) ou mentindo(que tb não leva a nada). Queria fazer o curso de DBA-Oracle mas parece que é muito dificil entrar na area principalmente na minha idade. Pensei em fazer curso sobre a plataforma .net ou java(web) mas ambos são caros tb.

Gostaria de uma luz pra definir minha carreira, quero seguir como programador mas qual seguir???

Pensei em fazer java na Caelum, mas quais cursos devo fazer para atingir um nível competitivo no mercado?
Seria interessante fazer curso de .net?

O invertimento seria de + ou - quanto?

A faculdade dá só uma noção das coisas mas consegui, com muita pesquisa, fazer um sistema finaceiro simples em vb6 com acesso ao acess.

Desculpem se ja houve algo semelhante aqui, mas pela minha idade já ta batendo desespero…trintinha…rsrsrs

Abraço a todos.

A idade não é um obstáculo, se você quiser ser um programador java/.net só depende de você.
Na minha opnião, ainda vale investir em java. Mas depois de domina-lo, estude outra linguagem.

Segue uns link que você pode aprender java:
http://www.caelum.com.br/apostilas/ (ótimas apostilas)
http://jedi.wv.com.br/ (curso de programacao/java/bd online e gratis)

espero ter ajudado
[]'s

Compre livros, estude sozinho, se tiver tempo contribua a um projeto open source, pegue um estágio qualquer. Vai ficar sem grana no começo, mas se não fizer isso não tem jeito, não entra no mercado.

Gastar rios de dinheiro com curso na minha opinião não faz sentido, o conhecimento está aí, em livros e na internet. Nenhum professor de cursinho tem mais conhecimento que os autores de bons livros.

Realmente a idade é um obstáculo, e enorme ainda por cima… eu não tenho 30 anos ainda, mas comecei a aprender a programar faz uns 10 anos. Ou seja, se eu estivesse começando a programar agora, só daqui uns 10 anos é que iria aprender o que sei hoje…

Mas antes de você tentar ir a fundo na programação, tente descobrir se você tem talento para programar…

Se você ver que está pegando bem rápido programação, e está gostando, então vá adiante e seja feliz… mas se você ver que está tendo muitas dificuldades para programar… é melhor tentar outra coisa… como administração de redes, webdesign, análise de sistemas e etc…

Quando eu estava fazendo mestrado de computação e o professor falou para tentar fazer uma lista duplamente encadeada usando uma só referência, dava para ver que apesar de ser um curso de mestrado, muitas pessoas ainda tinham dificuldade para implementar um lista duplamente encadeada… agora imagine uma lista duplamente encadeada e ainda com 1 só referência…

Ou seja, apesar de existirem pessoas inteligentes… algumas delas não levam jeito para programação…

amigo eu tenho 40 to quase fazendo 41 anos e tambem estou no 7º semestre indo pro último. A verdade é que não sei o que vai acontecer mas tudo depende de sorte e de esforço. Há alguns amigos que fazem faculdade comigo e não sabem nem abrir o Netbeans. E eu que vou melhor no curso to sem conseguir estagio e os caras estão empregados.

PS. Não que eu programe bem mas os caras não manjam nada tem gente que tá de dp em quase 10 matérias e ta trabalhando na área.

Bom de outro lado tem os nerds hahahah!!! Só estão pegando o diploma manjam mais que os professores hahahahah!!!

Aprender programar depende de tempo, dedicação e gostar por fazer.

Uma coisa que o colega disse acima é verdade. Pense em um programa que você queira fazer ou um determinado conteúdo de livro site e vai tentando resolver parte por parte. Cada dúvida que você resolver por menor que seja é um conhecimento adiquirido que vai somando sua bagagem de programador. E Java vale a pena sim aprender. Mas com talento você pode ganhar dinheiro e se dar bem programando em COBOL, FORTRAM e etc. Se você souber usar a linguagem certa para o problema que você tem para resolver beleza.

Com certeza a única maneira de você realmente aprender é fazendo, ou seja, mão na massa!!!

Primeiro quero agradecer o pessoal que respondeu…valeu mesmo!!

sardinha: Cara valeu mesmo, a apostila da caelum eu ja baixei, amanhã eu vou dar uma olhada no outro site.

Juk: Cara, eu tenho o livro do Deitel “como programar”, use a cabeça “servelets & JSP”, 'PHP" do Pablo Dall’Oglio, guia rapido de SQL, guia do DBA"Oracle 10g" do Roberto Rubinstein Serson, e engenharia de software do sommerville 8º edição…como estava meio perdido não sabia qual estudar mas vou começar os de java e depois para acrescentar vou estudando os outros.

Felipe Kan: Bom, eu acho que até tenho um pouco de talento, em um exercicio de conversão de numeros decimais para numeros binários a minha lógica foi melhor que a do professor(foi o que o próprio disse na ocasião) e os colegas de sala da facul ja me falaram que levo jeito e todos os trabalho que envolve codigo eu sou escalado pra ser linha de frente(conputação gráfica foi a última…fazer uma casa completa em VRML)…para resolver problemas até que consigo ir bem, o que falta pra mim é conhecer bem as ferramentas…imagine um pedreiro que sabe a mistura da massa mas não sabe que existe uma enchada(para fazer a mistura) e um carrinho de mão(para transportar o material) e etc…entente…mas mesmo assim valew pelo conselho…é esse exercicio da lista encadeada é osso…!!

Kiko_kiko: Pois é, isso também me intriga, alguns da minha sala tão na mesmo(algumas DPs e trabalhando na area), o que me deixa com raiva e a exigencia no mercado de querer que o candidato saiba tudo!!! Meu projeto de controle finaceiro ficou parado pois tive que fazer um cadastro de integrantes de uma ong mas vou retomar ele( o cadastro demorou pois não sei usar direito o report nativo do vb6 e não conseguia preencher ele dinamicamente, mas fiz um código meio loko que funcionou que é uma beleza…hehe…e não sabia ativar o scrool na grid, mas pesquisando achei um código que faz isso, preciso entender ele para poder usar quando tiver outros, quem sabe isso me ajude)

Depois do Deitel"Como Programar", posso ir para o “servelets & JSP” ou é melhor estudar algum outro livro antes?

Espero em um futuro próximo possa estar aqui ajudando e não pedindo ajuda…rsrsrsrsrs

Abraço

Pra começar o do Deitel (ou o Head First: Java) são ótimos. Acho que ler depois o HF: Servlets & JSP é uma boa, mas não tente decorá-lo, tem muita coisa (principalmente XML) que você vai pegando mais com a prática. Mas ainda assim é um ótima leitura, já que você vai entender melhor como os frameworks front controller populares (struts, spring mvc, jsf, etc) funcionam por baixo dos panos e vai ter mais facilidade de pular de um pra outro.

Experiência é muito importante, então o quanto antes procure um estágio. Boa sorte!

E AI PESSOAL DO JAVA, ESTOU COMEÇÃNDO A APRENDER JAVA, JA CONHECIA HTML E GOSTO MUITO
DE DESENVOLVIMENTO , A PRINCIPIO PARECE UM BICHO DE SETE CABEÇAS MAS DEPOIS VC VAI APRENDENDO
E VAI SE INTERESANDO EM APRENDER MAIS, PRETENDO ASSIM QUE PODER FAZER CURSOS OU UMA FACULDADE.

Java é estudar e se virar sozinho…