Java versus .NET

Primeiramente, minhas sinceras desculpas se estiver acrescentando um tópico já discutido aqui, mas nao consegui encontrar um relativo.

É óbvia uma certa concorrência do Java com o .NET. Entao, como profissionais de visao, é necessário conhecer onde nossos concorrentes estao.

Estive estudando as ferramentas do .NET e encontrei recursos interessantes, principalmente no quesito desenvolvimento Web. O Visual Studio é uma IDE muito boa para essa finalidade (muito bem paga, diga-se de passagem).

A Microsoft investiu muito no ADO.NET 2.0, que ficou bom, até que enfim. O próprio ASP.NET, que cá entre nós é cópia discarada da arquitetura JSP e Servlets do Java, é um recurso de primeira linha para quem precisa programar websites com qualidade.

Detestei a maneira de se programar componentes em .NET. Por incrível que pareça, se utiliza a boçal arquitetura COM+, que malmente servidor de aplicaçao para ela possui (IIS???). Para fazer chamadas a métodos remotos, Remoting Serviced. Gostei, a princípio. Mas se for para utilizar COM+ no servidor…

Ah, com .NET nao se fica preso a linguagem. Os caras do .NET sao poliglotas nesse quesito. Nao deixa de ser interessante. Afinal, o pessoal mais antigo tem a chance de ter uma arquitetura mais nova sem precisar aprender uma nova linguagem (que legal seria se ter o FORTRAN.NET).

E questao salário? Pelo que tenho visto, profissionais .NET estao sendo muito demandandos e isso tem aumentado.

Mas nao entendo. Pareço estar sendo coruja, mas na minha opiniao, Java é uma orquestra de um maestro de ótimo gosto (SUN Microsystems). Desenvolver aplicaçoes robustas e escaláveis em Java EE 5 ficou tao bom que chega a ser prazeroso. Estamos no mercado há mais de 10 anos, em constante evoluçao (e o .NET).

Minha pergunta fica. Na opiniao de vocês, o que atrai o público para o .NET? E mais do que isso. Vocês conhecem alguém que trocou Java por .NET?

Bom… eu tenho a impressão que quem migra para o .NET é o pessoal que já desenvolvia para o ambiente MS, utilizando VB e principalmente o DELPHI, ainda mais agora que a Borland esta saindo do ramo de IDEs, então funciona meio como uma evolução natural.

Vixi… quanta paixão.

Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Um dos donos de uma delas me disse ontem ainda: “- Como eu fiquei tanto tempo no VB”. Ele desenvolve sistemas desktop com swing e matisse.

[quote=marcelomartins]Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Um dos donos de uma delas me disse ontem ainda: “- Como eu fiquei tanto tempo no VB”. Ele desenvolve sistemas desktop com swing e matisse.[/quote]

Eu não conheço Java para desktop, devo admitir, mas .NET para desktop windows é show de bola.

[quote=juzepeleteiro][quote=marcelomartins]Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Um dos donos de uma delas me disse ontem ainda: “- Como eu fiquei tanto tempo no VB”. Ele desenvolve sistemas desktop com swing e matisse.[/quote]

Eu não conheço Java para desktop, devo admitir, mas .NET para desktop windows é show de bola.[/quote]
Pois é, mas tem uma desvantagem, só roda em windows. Uma pena.

Eu particularmente prefiro o bom e velhor mundo openSource, por isso utilizo java, mas não sou nada contra o .Net que não deixa de ser uma boa tecnologia.

Java é tão opensource quanto o .NET

Olha lá, olha lá! Tesão por dar alfinetada de graça.

Você sabe que ele se referiu aos 2457 milhões de projetos open source que utilizam Java. Para que a chatisse?

[quote=LIPE]Olha lá, olha lá! Tesão por dar alfinetada de graça.

Você sabe que ele se referiu aos 2457 milhões de projetos open source que utilizam Java. Para que a chatisse?[/quote]

Na verdade fiquei em duvida. Eu não gosto muito quando ouço palavras de ordem do tipo: JAVA É TUDO. Tudo no mundo deveria ser isso, ou aquilo.

Mas existem milhores de projetos opensource em .NET também, mas como a maioria aqui não é desenvolvedor .NET e não esta envolvida na comunidade .NET não sabe disso.

A única coisa que realmente critíco é o profissional que transforma um linguagem ou tecnologia na vida dele. Um profissional bom tem que conheçer e está aberto a várias tecnologia… No minimo para transformar ele num bom profissional naquela tecnologia que ele gosta.

Para mim a melhor tecnologia é aquela que resolve o meu problema e principalmente coloca grana no meu bolso. Hoje essa tecnologia é java e suas ramificações. Se amanhã precisar ser .NET, Ruby ou qualquer outra coisa, por mim ok :mrgreen: .

[]'s

[quote=juzepeleteiro]Na verdade fiquei um duvida. Eu não gosto muito quando ouço palavras de ordem do tipo: JAVA É TUDO. Tudo no mundo deveria ser isso, ou aquilo.

Mas existem milhores de projetos opensource em .NET também, mas como a maioria aqui não é desenvolvedor .NET e não esta envolvida na comunidade .NET não sabe disso.

A única coisa que realmente critíco é o profissional que transforma um linguagem ou tecnologia na vida dele. Um profissional bom tem que conheçer e está aberto a várias tecnologia… No minimo para transformar ele num bom profissional naquela tecnologia que ele gosta.
[/quote]

Cara, só porque nem todo mundo está surfando no hype do Ruby precisa ficar nervosinho? Se existem pessoas que ainda acham o Java a melhor plataforma para desenvolvimento de software, isso é ruim? Convivemos diariamente com um bando de fanáticos de outras linguagens, e de tudo mais na área de TI, porque com Java seria diferente? Quer dizer que se não gostamos da linguagem que você gosta então somos “maus profissionais”?

Vamos combinar o seguinte: eu desligo o senso “Java is cool” (já citado por alguém) e você desilga o senso “Ruby is cool”, ok?

A propósito, Java tem muito mais projetos opensource que .Net. Basta dar uma olhada no sourceforge.

procure no tópico lá de ruby que tem um comentário meu ENOOOOORME sobre o .net, java pra desktop e windows forms vs swt…

[quote=marcelomartins]Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

aqui onde eu trabalho (que nem se usa desktop) tambem abandonaram o ASP por J2EE… :wink:

http://www.guj.com.br/posts/list/105/36529.java

Alguns aqui mesmo do forúm já falaram que .net é como aprender usar uma ferramenta RAD, qualquer que seja a linguagem escolhida vb.net ou C#

De novo Java x .Net :frowning:

.Net foi feito para Webdesigners

[quote=juzepeleteiro][quote=marcelomartins]Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Eu não conheço Java para desktop, devo admitir, mas .NET para desktop windows é show de bola.[/quote]

Se fosse fazer um sistema desktop, que necessitaria de rodar tanto em windows quanto linux faria com wxWidgets, não só pela flexibilidade e ter a necessidade de carregar uma VM(qualquer plataforma que utilize este esquema) e ter condições em SO antigos, como por exemplo o W98!

[quote=farribeiro][quote=juzepeleteiro][quote=marcelomartins]Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Se fosse fazer um sistema desktop, que necessitaria de rodar tanto em windows quanto linux faria com wxWidgets, não só pela flexibilidade e ter a necessidade de carregar uma VM(qualquer plataforma que utilize este esquema) e ter condições em SO antigos, como por exemplo o W98![/quote]
Eu acho que o problema ai seria a falta de ferramentas para usar o wxWidgets. Nada demais, mas faz falta.