Primeiramente, minhas sinceras desculpas se estiver acrescentando um tópico já discutido aqui, mas nao consegui encontrar um relativo.
É óbvia uma certa concorrência do Java com o .NET. Entao, como profissionais de visao, é necessário conhecer onde nossos concorrentes estao.
Estive estudando as ferramentas do .NET e encontrei recursos interessantes, principalmente no quesito desenvolvimento Web. O Visual Studio é uma IDE muito boa para essa finalidade (muito bem paga, diga-se de passagem).
A Microsoft investiu muito no ADO.NET 2.0, que ficou bom, até que enfim. O próprio ASP.NET, que cá entre nós é cópia discarada da arquitetura JSP e Servlets do Java, é um recurso de primeira linha para quem precisa programar websites com qualidade.
Detestei a maneira de se programar componentes em .NET. Por incrível que pareça, se utiliza a boçal arquitetura COM+, que malmente servidor de aplicaçao para ela possui (IIS???). Para fazer chamadas a métodos remotos, Remoting Serviced. Gostei, a princípio. Mas se for para utilizar COM+ no servidor…
Ah, com .NET nao se fica preso a linguagem. Os caras do .NET sao poliglotas nesse quesito. Nao deixa de ser interessante. Afinal, o pessoal mais antigo tem a chance de ter uma arquitetura mais nova sem precisar aprender uma nova linguagem (que legal seria se ter o FORTRAN.NET).
E questao salário? Pelo que tenho visto, profissionais .NET estao sendo muito demandandos e isso tem aumentado.
Mas nao entendo. Pareço estar sendo coruja, mas na minha opiniao, Java é uma orquestra de um maestro de ótimo gosto (SUN Microsystems). Desenvolver aplicaçoes robustas e escaláveis em Java EE 5 ficou tao bom que chega a ser prazeroso. Estamos no mercado há mais de 10 anos, em constante evoluçao (e o .NET).
Minha pergunta fica. Na opiniao de vocês, o que atrai o público para o .NET? E mais do que isso. Vocês conhecem alguém que trocou Java por .NET?


então, falta mesmo é um plugin para eclipse com CDT(acho c++ ideal para esta tarefa)