Java versus .NET

38 respostas
R

Primeiramente, minhas sinceras desculpas se estiver acrescentando um tópico já discutido aqui, mas nao consegui encontrar um relativo.

É óbvia uma certa concorrência do Java com o .NET. Entao, como profissionais de visao, é necessário conhecer onde nossos concorrentes estao.

Estive estudando as ferramentas do .NET e encontrei recursos interessantes, principalmente no quesito desenvolvimento Web. O Visual Studio é uma IDE muito boa para essa finalidade (muito bem paga, diga-se de passagem).

A Microsoft investiu muito no ADO.NET 2.0, que ficou bom, até que enfim. O próprio ASP.NET, que cá entre nós é cópia discarada da arquitetura JSP e Servlets do Java, é um recurso de primeira linha para quem precisa programar websites com qualidade.

Detestei a maneira de se programar componentes em .NET. Por incrível que pareça, se utiliza a boçal arquitetura COM+, que malmente servidor de aplicaçao para ela possui (IIS???). Para fazer chamadas a métodos remotos, Remoting Serviced. Gostei, a princípio. Mas se for para utilizar COM+ no servidor…

Ah, com .NET nao se fica preso a linguagem. Os caras do .NET sao poliglotas nesse quesito. Nao deixa de ser interessante. Afinal, o pessoal mais antigo tem a chance de ter uma arquitetura mais nova sem precisar aprender uma nova linguagem (que legal seria se ter o FORTRAN.NET).

E questao salário? Pelo que tenho visto, profissionais .NET estao sendo muito demandandos e isso tem aumentado.

Mas nao entendo. Pareço estar sendo coruja, mas na minha opiniao, Java é uma orquestra de um maestro de ótimo gosto (SUN Microsystems). Desenvolver aplicaçoes robustas e escaláveis em Java EE 5 ficou tao bom que chega a ser prazeroso. Estamos no mercado há mais de 10 anos, em constante evoluçao (e o .NET).

Minha pergunta fica. Na opiniao de vocês, o que atrai o público para o .NET? E mais do que isso. Vocês conhecem alguém que trocou Java por .NET?

38 Respostas

luciano_castilho

Bom… eu tenho a impressão que quem migra para o .NET é o pessoal que já desenvolvia para o ambiente MS, utilizando VB e principalmente o DELPHI, ainda mais agora que a Borland esta saindo do ramo de IDEs, então funciona meio como uma evolução natural.

J

Vixi… quanta paixão.

marcelomartins

Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Um dos donos de uma delas me disse ontem ainda: “- Como eu fiquei tanto tempo no VB”. Ele desenvolve sistemas desktop com swing e matisse.

J

marcelomartins:
Conheço duas empresas que usavam VB 6 e não migraram para o .NET. Mas estão desenvolvendo hoje em Java.

Um dos donos de uma delas me disse ontem ainda: “- Como eu fiquei tanto tempo no VB”. Ele desenvolve sistemas desktop com swing e matisse.

Eu não conheço Java para desktop, devo admitir, mas .NET para desktop windows é show de bola.

marcelomartins

juzepeleteiro:
marcelomartins:

Eu não conheço Java para desktop, devo admitir, mas .NET para desktop windows é show de bola.

Pois é, mas tem uma desvantagem, só roda em windows. Uma pena.

amilhoranza

Eu particularmente prefiro o bom e velhor mundo openSource, por isso utilizo java, mas não sou nada contra o .Net que não deixa de ser uma boa tecnologia.

J

Java é tão opensource quanto o .NET

_fs

Olha lá, olha lá! Tesão por dar alfinetada de graça.

Você sabe que ele se referiu aos 2457 milhões de projetos open source que utilizam Java. Para que a chatisse?

J

LIPE:

Você sabe que ele se referiu aos 2457 milhões de projetos open source que utilizam Java. Para que a chatisse?

Na verdade fiquei em duvida. Eu não gosto muito quando ouço palavras de ordem do tipo: JAVA É TUDO. Tudo no mundo deveria ser isso, ou aquilo.

Mas existem milhores de projetos opensource em .NET também, mas como a maioria aqui não é desenvolvedor .NET e não esta envolvida na comunidade .NET não sabe disso.

A única coisa que realmente critíco é o profissional que transforma um linguagem ou tecnologia na vida dele. Um profissional bom tem que conheçer e está aberto a várias tecnologia… No minimo para transformar ele num bom profissional naquela tecnologia que ele gosta.

jgbt

Para mim a melhor tecnologia é aquela que resolve o meu problema e principalmente coloca grana no meu bolso. Hoje essa tecnologia é java e suas ramificações. Se amanhã precisar ser .NET, Ruby ou qualquer outra coisa, por mim ok :mrgreen: .

[]'s

Thiagosc

juzepeleteiro:
Na verdade fiquei um duvida. Eu não gosto muito quando ouço palavras de ordem do tipo: JAVA É TUDO. Tudo no mundo deveria ser isso, ou aquilo.

Mas existem milhores de projetos opensource em .NET também, mas como a maioria aqui não é desenvolvedor .NET e não esta envolvida na comunidade .NET não sabe disso.

A única coisa que realmente critíco é o profissional que transforma um linguagem ou tecnologia na vida dele. Um profissional bom tem que conheçer e está aberto a várias tecnologia… No minimo para transformar ele num bom profissional naquela tecnologia que ele gosta.

Cara, só porque nem todo mundo está surfando no hype do Ruby precisa ficar nervosinho? Se existem pessoas que ainda acham o Java a melhor plataforma para desenvolvimento de software, isso é ruim? Convivemos diariamente com um bando de fanáticos de outras linguagens, e de tudo mais na área de TI, porque com Java seria diferente? Quer dizer que se não gostamos da linguagem que você gosta então somos “maus profissionais”?

Vamos combinar o seguinte: eu desligo o senso “Java is cool” (já citado por alguém) e você desilga o senso “Ruby is cool”, ok?

A propósito, Java tem muito mais projetos opensource que .Net. Basta dar uma olhada no sourceforge.

Leozin

procure no tópico lá de ruby que tem um comentário meu ENOOOOORME sobre o .net, java pra desktop e windows forms vs swt…

marcushlm

marcelomartins:

aqui onde eu trabalho (que nem se usa desktop) tambem abandonaram o ASP por J2EE… :wink:

Leozin

http://www.guj.com.br/posts/list/105/36529.java

farribeiro

Alguns aqui mesmo do forúm já falaram que .net é como aprender usar uma ferramenta RAD, qualquer que seja a linguagem escolhida vb.net ou C#

esb

De novo Java x .Net :frowning:

benflodin

.Net foi feito para Webdesigners

farribeiro

juzepeleteiro:
marcelomartins:

Se fosse fazer um sistema desktop, que necessitaria de rodar tanto em windows quanto linux faria com wxWidgets, não só pela flexibilidade e ter a necessidade de carregar uma VM(qualquer plataforma que utilize este esquema) e ter condições em SO antigos, como por exemplo o W98!

marcelomartins

farribeiro:
juzepeleteiro:
marcelomartins:

Se fosse fazer um sistema desktop, que necessitaria de rodar tanto em windows quanto linux faria com wxWidgets, não só pela flexibilidade e ter a necessidade de carregar uma VM(qualquer plataforma que utilize este esquema) e ter condições em SO antigos, como por exemplo o W98!

Eu acho que o problema ai seria a falta de ferramentas para usar o wxWidgets. Nada demais, mas faz falta.

farribeiro

marcelomartins:
farribeiro:
juzepeleteiro:
marcelomartins:

Eu acho que o problema ai seria a falta de ferramentas para usar o wxWidgets. Nada demais, mas faz falta.

Pois é… mas acho uma otima solução neste caso(P100 com w9x ou linux), não sei… mas existe existe umas ferramentas RAD mas ele constroem para python… :cry: então, falta mesmo é um plugin para eclipse com CDT(acho c++ ideal para esta tarefa)

N

jgbt:
Para mim a melhor tecnologia é aquela que resolve o meu problema e principalmente coloca grana no meu bolso. Hoje essa tecnologia é java e suas ramificações. Se amanhã precisar ser .NET, Ruby ou qualquer outra coisa, por mim ok :mrgreen: .

[]'s

Concordo em gênero, número e grau com o jgbt.

Gosto muito de Java, desde qdo. aprendi em 2003, nunca parei de estudar a linguagem, sempre fazendo alguma besteirinha e testando novas funcionalidades.
Hoje no meu trabalho eu programo em PHP, e pra mim tá de bom tamanho. Se fosse Java eu acharia melhor, mas tem que ser em PHP eu não vou dar uma de radical e falar: “Eu só programo em Java”.
Nas horas vagas eu sou 100% Java, pq gosto da linguagem, mas no trabalho se meu chefe pedir para eu fazer um programa em Pascal, vou fazer. Se ele quiser um conselho, aí vou falar: “Vamos usar Java?”

Acho que é isso!!!

Grinvon

O .NET é uma boa ferramenta, acho que o único erro da Microsoft, foi não adotar uma política parecida com a Sun, que disponibiliza várias especificações para haver várias implementações, isso é bom pois permite diversos entrarem e ganhar grana no mercado, já que com o .NET é tudo preso e fixo a Microsoft.

farribeiro

Neo:
jgbt:

[]'s

Concordo em gênero, número e grau com o jgbt.

i++;

Neo:
Gosto muito de Java, desde qdo. aprendi em 2003, nunca parei de estudar a linguagem, sempre fazendo alguma besteirinha e testando novas funcionalidades.
Hoje no meu trabalho eu programo em PHP, e pra mim tá de bom tamanho. Se fosse Java eu acharia melhor, mas tem que ser em PHP eu não vou dar uma de radical e falar: “Eu só programo em Java”.
Nas horas vagas eu sou 100% Java, pq gosto da linguagem, mas no trabalho se meu chefe pedir para eu fazer um programa em Pascal, vou fazer. Se ele quiser um conselho, aí vou falar: “Vamos usar Java?”

Acho que é isso!!!

Vi um trecho aqui mesmo sobre aprender, e tem o sentido “Se a novidade não muda a forma de pensar, então não vale a pena aprendê-la”

louds

Java é infinitamente superior a .net porque eu gosto de Java. Se eu gostasse de .NET, Java seria um lixo.

N

É realmente Louds, tb concordo com vc.
Se eu soubesse Cobol eu diria que Cobol é a melhor linguagem do mundo.

louds

Neo:
É realmente Louds, tb concordo com vc.
Se eu soubesse Cobol eu diria que Cobol é a melhor linguagem do mundo.

Verdade, eu ainda prefico chocolate a Java, mas como se trata de uma linguagem de programação, ainda prefiro trampar com Java.

Leozin

hoje me estressei com o .net

o erro que tá dando é o mais macabro que qualquer desenvolvedor teme:

Modifiquei um form, mas com coisas bem simples… quando o form vai abrir adivinha o erro que dá?

Rafael_Steil

Leozin:
hoje me estressei com o .net

o erro que tá dando é o mais macabro que qualquer desenvolvedor teme:

Modifiquei um form, mas com coisas bem simples… quando o form vai abrir adivinha o erro que dá?

Meu Amado Visual Studio que eu defendi anteriormente:

An unhandled exception of type ‘System.OutOfMemoryException’ occurred in system.windows.forms.dll

Additional information: Error creating window handle.

Aaaahh fio… vai jogar a culpa na linguagem por um erro de programacao seu? :wink:

Rafael

zirocool

Não nescessariamente, procure sobre o projeto mono.
Até tem uma equipe brasileira desenvolvendo isso, se chama mono brasil.
Os caras fazem tanto barulho, que inclusive, quando vejo os caras do menta, me lembro desses lokos… hehee
No FISL em POA, passaram o forum inteiro fazendo o maior alarde do mundo… heehe

A

jgbt:

[]'s

Só quotei o jgbt pra dar continuidade nesse assunto base dele.

Bom, pra mim, linguagem é linguagem. Acho que pro cara ser programador, não deve querer saber só Java. Se for assim, ele é javeiro, não programador. :roll:

Eu me interesso por qualquer linguagem. Por exemplo, atualmente eu me interesso por Java, Object Pascal, Ruby, Lua e Python (estas duas últimas sou iniciante). Eu me interesso muito também por linguagens da Microsoft, como C#. O duro é que suas ferramentas são pagas. E uma das coisas que eu mais quero, é aprender C/C++.

Já cansei de ser evangelista. Hoje, sou um experimentador. Tudo que eu puder aprender em liguagens de programação, tenho certeza, vai ser precioso. É um prazer você compilar algo funcional em uma linguagem nova. Pelo menos pra mim, não tem preço, é indescritível.

Claro, uma linguagem pode ser mais produtiva do que a outra. Mas aí é fora do lado pessoal. Realmente, neste ponto, você tem que usar a linguagem que melhor lhe atende como jgbt disse, e não a que você acha única, suprema. Isso não existe.

[EDITADO]: É valido guerra entre linguagens? Depende. Se você leva isso pro lado pessoal, não é válido. Agora, guerra entre linguagens no mercado é comum e válido sim, simplesmente porque no final da guerra, você terá os prós e contras e finalmente qual a linguagem a ser usada. Mas tal guerra não deve ser geral. O que eu quero dizer, é que em cada projeto novo, aja uma discussão, uma guerra, pra analisar cada ponto pró e contra de certa linguagem. Não é porque a linguagem foi excelente num projeto, que será também em todos os outros. É como eu gosto de dizer: seja uma pessoa aberta pra novos horizontes, pessoal e comercialmente.

[]s.

farribeiro

Eu nunca tinha olhado WIKIPEDIA sobre o wxWidgets e acabei encontrando alguns RADs(de preferência façam somente telas, certo?) como wxDev-C++ e o wxFormBuilder

D

Por ser duas tecnologias espectaculares , .NET e J2EE, essa discussão ainda vai longe

Thiagosc

agsilva:
Já cansei de ser evangelista. Hoje, sou um experimentador. Tudo que eu puder aprender em liguagens de programação, tenho certeza, vai ser precioso. É um prazer você compilar algo funcional em uma linguagem nova. Pelo menos pra mim, não tem preço, é indescritível.

Claro, uma linguagem pode ser mais produtiva do que a outra. Mas aí é fora do lado pessoal. Realmente, neste ponto, você tem que usar a linguagem que melhor lhe atende como jgbt disse, e não a que você acha única, suprema. Isso não existe.

Linguagens são apenas um meio, o que importa é o aplicativo rodando. Sendo assim, qual é o prazer de se fazer um Hello World em 15 linguagens diferentes? Qual é o prazer de se fazer uma aplicação web em 15 linguagens diferentes? Qual é o prazer de resolver o mesmo problema de novo, de novo, e de novo ad infinitum, só que em linguagens diferentes?

Mesmo problema = mesma chatice em qualquer lugar

Quem já fez uma aplicação web já fez todas. Escolha um novo tópico para estudar e pesquisar e seja feliz.

Sinceramente não entendo o que esse pessoal fala tanto de “linguagens”, para mim na lista de todas as coisas para se preocupar essa é a última.

louds

Thiago, é o gosto dele, e questionar isso, da maneira depreciativa como você fez, é de extremo mau gosto. Como você falou “…para mim na lista de todas as coisas para se preocupar essa é a última”, é a sua opinião, saiba respeitar as dos demais se espera que a sua seja também.

Thiagosc

louds:
Thiago, é o gosto dele, e questionar isso, da maneira depreciativa como você fez, é de extremo mau gosto. Como você falou “…para mim na lista de todas as coisas para se preocupar essa é a última”, é a sua opinião, saiba respeitar as dos demais se espera que a sua seja também.

Bom, a minha intenção não foi a de depreciar ninguém. Apenas expressei a minha opinião assim como muitos o fazem.

fmeyer

Thiagosc:
Sinceramente não entendo o que esse pessoal fala tanto de “linguagens”, para mim na lista de todas as coisas para se preocupar essa é a última.

Se voce pensa assim, voce poderia abster-se destes tópicos que falam sobre linguagem … que por sinal sâo onde se encontram a maioria dos seus posts criticando.

se voce quiser a gente coloca um pop-pup no guj falando sua frase acima em troca do seu silencio eterno.

I

A facilidade no desenvolvimento utilizando as diversas ferramentas que a Microsoft disponibilizou, pagas e por sinal muito caro =)…

Bom eu não conheço ninguem q trocou java por .NET não, e se eu conhecer eu mesmo do um jeito de matar ele =)…

JAVA é tudo =).

I

juzepeleteiro:
LIPE:

Na verdade fiquei em duvida. Eu não gosto muito quando ouço palavras de ordem do tipo: JAVA É TUDO. Tudo no mundo deveria ser isso, ou aquilo.

Opa pera la meu caro,

Quem disse a vc que não desenvolvo em outras plataformas, eu desenvolvo na linguagem em que a empresa mandar. Hoje estou desenvolvendo em vb.net e c#.net pois de acordo com a empresa é necessario. Desenvolvo em varias linguagens e plataformas, mais até hoje não vi nada parecido com o mundo java. Volto a repetir como falei anteriormente em outro topico. CADA UM TEM SUA OPNIÃO respeite a minha que respeito a sua e todos ficaram felizes no final.

[EDITADO: Quantas vezes é preciso dizer para não ficarem se agredindo publicamente no fórum? Usem PM! DQO]

Att,

Criado 27 de julho de 2006
Ultima resposta 27 de jul. de 2006
Respostas 38
Participantes 22