Java + VRaptor x Ruby + Rails

2 respostas
R

Boa Noite,

Não quero gerar flames - mesmo sabendo que tenha grandes chances de acontecer…

Desenvolvo com Java + Flex há mais de 2 anos. E, agora para desenvolver um pequeno sistema web pensei em utilizar o Ruby + Rails. Estou a alguns dias estudando, mas está bem confuso. Pois, a sintaxe e os conceitos são diferentes.

Vi que o VRaptor tem alguma semelhança com a estrutura do Rails - favorece arquitetura REST, é baseado por actions, … -, as expression languages do JSP se assemelham aos FormHelper. Notei bastante semelhança ( está certo que sei bem pouco de ambos ).

No Rails vi vantagens como o Active Record,Migrations,Layout e as gems que agilizam muito o desenvolvimento, por exemplo.

1. Gostaria da opinião de quem tem experiência em ambos os ambientes. são parecidos mesmos?
  2. Seria para desenvolver apenas 1~2 projetos pessoais (no máximo 6 meses de desenvolvimento, mas com manutenção/suporte “eterna”), compensa aprender outra sintaxe? Ou a melhor opção seria o VRaptor por ter uma curva de aprendizado já que estaria familiarizado com a linguagem?

2 Respostas

Andre_Brito

Rafael,
Eu não tenho experiência em ambos os ambientes, mas de uma coisa eu sei: muitos frameworks web, hoje, seja Java, Python se baseiam no Rails e o VRaptor é um deles.

Se é projeto pessoal e você não está comprometido com algum cliente, eu acho interessante aprender Ruby e depois Rails. E depois disso, aprende VRaptor, pra você ver as semelhanças e saber um framework web com Java.

rod

Comparar Rails e VRaptor não é tão simples, pois eles tem propósitos diferentes.
O Rails é um framework fullstack enquanto o VRaptor é um MVC.

O que sugiro é que você crie uma “POC” para cada um dos frameworks e tire suas próprias conclusões.

Criado 21 de dezembro de 2010
Ultima resposta 22 de dez. de 2010
Respostas 2
Participantes 3