Olá turma, desculpa postar sobre isso.
Não sei se tem alguém aqui que tem mais alguma dúvida do genero, mas vamos lá!
Eu sou programador ABAP.
Mas eu me sinto um pouco desanimado com o ABAP porque não vejo muitos desafios.
Tenho uma queda por Java e estive pensando na possibilidade de uma migração de area dentro da minha atual empresa mesmo.
Gostaria de ouvir do pessoal aqui o que acham disto.
Minha principal frustação é que nunca tem coisas novas, estou achando que tem poucas vagas e o trabalho em si não é muito interessante.
Gostaria também de entrar na discussão de salario.
Ganho como pleno cerca de 6k clt full atualmente, o java se aproxima disto?
Abs.
Continue com SAP que é um ótimo nicho, mais chances de estar em grandes empresas diretamente na atividade fim (e não emprezinhas de TI), além de você não ser substituído por jovens quando ficar velho. Você só precisa ir para uma empresa que pague melhor.
Busque ser um consultor SAP. Independente da tecnologia, você deve se motivar em ser reconhecido por ser bom solucionador de problemas reais para o Negócio.
Nada impede de em paralelo você brincar de TI com Java, bolando algum projeto. Quando vir uma oportunidade que por acaso for melhor usando Java, você decide já estando com conhecimento.
Apesar de ajudar a motivar, é ilusão essa coisa de paixão/desafio por tecnologia, pois trabalho é trabalho, para ficar bem no “sistema” da sociedade que vivemos. Você deve escolher o que vai dar melhor retorno para sua vida pessoal, dentro dos seus conhecimentos e num bom ambiente.
1 curtida
Selecionei alguns trechos do seu post: “não vejo muitos desafios”, “nunca tem coisas novas”, “trabalho em si não é muito interessante”, “tem poucas vagas”; nota-se que está atravessando um momento em que precisa fazer uma freada de arrumação na sua vida profissional.
É o momento oportuno para fazer uma autoavaliação e um plano de carreira. Para isso é preciso conhecer suas competências atuais, seus pontos fortes e os fracos, seu objetivos, suas necessidades, etc.
Isso não quer dizer que tudo que planejar vai ocorrer de acordo, significa que você vai focar seus esforços de acordo com os seus objetivos. Aumentando suas chances de sucesso.
PS: Alguns tópicos que deve avaliar: sua capacidade de comunicação, argumentação, trabalhar em equipe, colaboração, flexibilidade, persistência, foco, motivação, …
Olha, porque não criar uma aplicação em Java, afinal aprender nunca é tarde, acho que vale a pena como estudo e já pensando em quem sabe um projeto para se vender… Pode se pensar nessa ideia…