JAVA vs .NET

10 respostas
luizaso

Olá pessoal,

na última semana eu e o responsável pela área do portal ao qual eu trabalho estivemos discutindo sobre que tecnologia passaremos a utilizar no portal.
Atualmente utilizamos a tecnologia ASP da Microsoft em servidores Windows 2000 server utilizando banco de dados MySQL em ambiente windows.
Como sabemos das inúmeras divantagens da tecnologia ASP da Microsoft decidimos por escolher um tacnologia mais “profissional”.
Como sou adépto incondicional das tecnologias de código aberto e por ja ter lido muito sobre java eu convenci ao meu responsável por começarmos a utilizar java em ambiente linux como tecnologia principal de desenvolvimento. Porém ele que é “fã” de carteirinha da Microsoft defende com unhas e dentes a tecnologia .NET. Em um impasse eu acabei levando a melhor, já que o administrador de rede também é adépto as tecnologias de código aberto.
Apesar disto o responsável pelo meu setor, levantou uma questão interessante: E se a microsoft fizer com o Java a mesma coisa que fez com o Netscape. Fico preocupado com essa possibilidade ao saber do poder que a Microsoft possui. Por isso gostaria de pedir comentários sobre este assunto, argumentos que firmem as vantagens do Java sobre a tecnologia da Micro$oft, o que vem por aí no mundo java e também sobre o JBOSS.
Utilizarei seus comentários em um relatório que colocarei na mão do meu líder para que possamos firmar a implantação da tecnologia java em nosso portal.

Agradeço qualquer ajuda.

Luiz Alberto :slight_smile:

10 Respostas

urubatan

acho dificil isto acontecer,
a Netscape era uma empresa,
o Java, tem varias empresas por traz dele :slight_smile:
SUN, IBM, Oracle, Sybase, Together, Borland, …

praticamente toidas as grandes empresas, exceto a MS :slight_smile:

Rafael_Steil

Exatamente. O que a Microsoft pode fazer contra o Java? NADA. O lance todo da MS eh que ela estava/esta colocando versoes do JRE bugadas no Windows, mas ate ai eh so pegar a versao da Sun e instalar no Windows. A unica coisa que a MS poderia fazer eh instalar no SO alguma coisa que, ao detectar que tem Java rodando, fizesse de tudo pra zoar com o programa… mas logicamente, se isso ocorresse, ela levaria processos ate dizer chega.

Com Java voce, definitivamente, nao esta amarrado a Microsoft. Nao gostou do JDK da Sun? sem problemas, use a versao da IBM. Ainda ta ruim? tem BEA, BlackDown e varios outros…
Agora, com .NET a historia eh diferente. Voce fica amarrado a MS. Nao tem jeito. A Microsoft nem ao menos apoia direito ( se eh que apoia ) projetos como Mono e DOT.GNU…

.NET tem coisas boas, assim como C, C++, Delphi, ASM e outras tem… Mas lute a favor do Java, voce nao esta sozinho nessa!

Rafael

Umlauf

Alguns artigos que podem ajudá-lo:

www.sosnoski.com/presents/dotnetusers/java-dotnet.html
www.manning.com/dotnetbooks/java_vs_dotnet/java-vs-dotnet.html
http://java.sun.com/features/2000/11/dotnetvsms.html

R

ai vai minha opiniao…

desde qdo comecei a enteder o q eh o Java, jamais pensei em abandonar essa linguagem…ela eh simplesmente fenomenal, tanto do ponto de vista tecnico, qto do ponto de vista da comunidade de desenvolvedores…
se vc tem uma duvida e expoe ela, ela sera solucionada o mais rapido possivel…isso eh fantastico no Java…

nao posso falar do .NET pq ainda nao fiz o “test-drive”, entao nao sei como eh…nunca mexi com VB, Delphi ou algo do genero…

mas vcs tb nao podem ficar subjulgando essa nova plataforma apenas pelo fato de ela ser da Microsoft…pessoas adquiriram o pessimo habito de SEMPRE criticar produtos da MS, mesmo antes de testa-los…
tudo bem, o WIN98 era ruim…mas agora testem o WINXP…ele eh otimo…nao troco ele por nenhum outro SO…
vejam os servidores de grande porte da MS…sao perfeitos…e os de missao critica entao…nem se fala…
custam dinheiro?? sem duvida…mas nao eh o dinheiro q rege o capitalismo??? tanto eh verdade q a versao unificada do linux q sera lancada sera PAGA…isso mesmo…
entao sejam mais justos nos seus julgamentos…

Java eh fantastico…sem duvida…mas o .NET pode ser mto bom tb…

falow

Rafael_Steil

Nao eh o lance de ser pago ou nao. Eh apenas o lance de como a MS trata as coisas, a maneira como ataca o resto do mundo, de certas politicas dela. Nao que o .NET seja pessimo, uma droga, mas mantenho o posto de vista falado anterioemente.

Veja, a comunidade Java eh ate mais mente aberta que a .NET. Nos estamos aqui discutindo as vantagens de cada tecnologia, nos topicos onde perguntam sobre comparacoes de Delphi com Java, as respostas sempre tendem a fazer o cara escolher a melhor tecnologia que se encaixa nos requisitos dele… nao saimos dizendo que Java eh a unica solucao e salvacao para o mundo, ao contrario do pessoal MS/.NET … para a ( extremamete maior parte ) do pessoal que mexe com .NET, ela eh a unica coisa boa no mundo, e o resto eh tudo uma droga…

Rafael

R

entao Rafael…

os caras estao simplesmente defendendo o peixe deles…

eu, por exemplo…sou adepto de produtos MS e programo em JAVA…
isso vai de pessoa p/ pessoa…assim como tem pessoas q defendem o JAVA e desprezam o resto…

Bruno_Cardoso
Exacto, já que estamos a falar da microsoft, eu posso dizer que pessoalmente não é por a microsoft ter produtos maus que não gosto dela, não tem nada haver com isso... até porque eles têm produtos bons, eu por exemplo também uso o windows XP e gosto bastante dele, a questão é, como o Rafael disse, a maneira como eles fazem as coisas.. já viu bem as coisas q eles já fizeram? O que fizeram ao netscape ? Copiaram descaradamente o java chamando-lhe de C#... repare no código abaixo:
using System;

public class HelloWorld 
{
  public static void Main(string[] args) 
  {
    Console.WriteLine("Hello World!");
  }
}

Isto é em C#, não vos parece parecido com algo que já conhecem ? :? Eles não tem moral e fazem concorrencia desleal.. os homens estao com processos até ao pescoço... agora foi aquela polemica com o benchmark que foi feito entre a tecnologia J2EE e .NET que já foi noticia aqui no GUJ, até à pouco tempo estava a ler um manual de javascript e reparem no que li lá:

The language you’re studying is called JavaScript. But the language has some other names that you may have heard. JScript is Microsoft’s name for the language. By leaving out the “ava,” the company doesn’t have to license the “Java” name from its trademark owner: Sun Microsystems.

Enfim, são estas razões todas e outras q agora não me vêm à cabeça q me fazem não gostar da microsoft, é claro que são estas as razoes que fazem com que eles sejam poderosos, mas mto poder concentrado geralmente é mau.. a microsoft de mim não leva um centimo..

FREEDDDOOOOOMMMMMMMMMMM :D

PEACE!

luizaso

Desde já agradeço muito a colaboração dos que já colaboraram e aguardo mais comentários.

Realmente concordo com o ponto dito pelo Rafael Baroni em alguns pontos, e não sou um fanático que diz que soluções Open Source são as melhores e que não existe nada além, reconheço que a tecnologia Microsoft é muito boa em diversos casos, e que as vezes compensa pagar por ela. Inclusive vamos utilizar em nosso portal o banco de dados MS SQL Server que achamos muito bom e nos pareceu uma solução mais viável pro nosso caso até mais que o Oracle.

Porém ao conhecer a tecnologia JAVA esta me “encantou” com todos os recursos que esta possui. E por isso estou achando de grande avalia os comentários que estão sendo feitos em relação a minha postagem neste fórum.

Acho realmente a tecnologia .NET muito interessante e muito boa para alguns casos, mas ainda assim continuo com minha preferência voltada para o JAVA, e com todos estes argumentosm, creio que vou ter respaldo para firmar mais ainda a adoção do JAVA no Portal onde trabalho.

Inclusive dada a facilidade de programação no JAVA portei o chat que saiu em um tutorial neste jug para um chat igual ao que tinhamos aqui em java com grande facilidade, mesmo que ainda sou novato em JAVA. Ficou ótimo, corrigiu algumas deficiencia que tinhamos em nosso chat em ASP e vamos colocalo no ar muito em breve.

Novamente agradeço aqueles que já colaboraram e aguardo novos comentários.

Luiz Alberto :slight_smile:

Bani

Outro link interessante é o das 101 razões que o Java é melhor que o .NET:
http://www.freeroller.net/page/ceperez?catname=101+List

É algo mais informal, mas tem vários detalhezinhos que podem acabar pesando na decisão.

richardpeder

Não posso falar nada do .NET pois nunca o usei. Já tinha visto um material sobre C# e como nosso amigo colocou um HelloWord em C#, todos puderam ver que eh parecido com Java. Acredito que a MS com certeza faz softwares bons, o problema eh que ela quer vender a imagem que tudo o que ela faz eh melhor, e não é bem por ai. Até antes do Studio.NET, não dava nem a menor bola para os softwares de desenvolvimento da MS, quando lançou o .net dei uma olhada, mas não gostei. Vai de gosto…sabemos que o Java é uma grande plataforma de desenvolvimento, desde client server, web e o espetacular desenvolvimento de aplicativos para perifericos móveis…programo em java a 9 meses e acho Java “A Linguagem”, enquanto a MS, hoje, não trocaria o java por nenhuma linguagem de desenvolvimento da MS ou qualquer outra…acho que o caminho é por ai mesmo…

Ate mais galera…

Criado 12 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 12 de fev. de 2003
Respostas 10
Participantes 8