gostaria de saber
qual seria a melhoria se eu trocasse os meus scripts
que sao feitos em php e mysql para java e mysql?
em relacao a conteudo divulgado para ajudar a desenvolver
scripts em php tem www.phpbrasil.com.br www.vivaolinux.com.br
e em java quais sao os principais do brasil?
ferramanrtas para aucilio a desenvolvimente em php
possui o phpedit para windows e quanta plus para o linux
e em java quais possuem para os dois ambientes para a criacao de scripts?
obrigado
att
william
ao optar pelo java acredito que os maiores benefícios são robustez e escalabilidade, além de ter uma enorme quantidade de apis para as mais diversas funcionalidades à sua disposição.
porém, para rodar java supõe-se que você tem uma máquina com uma capacidade de processamento e memória aceitáveis. não precisa ser nenhum monstro, mas os application servers de java são um pouco mais pesadinhos que simplesmente colocar suporte a php no apache.
não existe uma quantidade muito grande de sites brasileiros sobre java, e não conheço nenhum que sirva especificamente para divulgar código web. existem os java user groups e suas listas de discussão, mas em relação a sites, modéstia a parte, acho que o principal é este aqui mesmo.
sobre os ambientes, existe um número muito grande de opções. entre os gratuitos, o mais completo é o eclipse, que tem um grande número de plug-ins, para auxiliar em diversas tarefas. há também o jedit, que é um editor mais simples mas que possui alguns plug-ins também. além desses existe o forte, da sun, que é bem completo e possui uma versão free, mas é um pouco pesado. todos existem em versão tanto para windows como para linux. e dos pagos o destaque vai para jbuilder, jdeveloper e wsad.
mas antes de começar, lembre-se de que não é J A V A S C R I P T que você estará programando, pois J A V A S C R I P T não é java. portanto, é melhor nem chamar de "scripts". no caso, seriam servlets e jsp (java server pages).
Resumindo o textão da Bani…hehehe
Java mata a pau!
Complementando: sao paradigmas diferentes. Java eh orientado a objetos(O.O.), PHP eh basicamente scriptlets( apesar de sua nova versao suportar O.O., pouquisima realmente programa PHP OO). Portanto sao maneiras muito diferentes de programar.
O tempo de aprendizado de Java eh muito maior do que o do PHP.
Java serve para uma infinidade de aplicacoes. Php apenas para WEB.
O valor/hora de um profissional Java e maior do que o de PHP (salvo raras excecoes).
Resumindo:
Se vc deseja produzir web-sites dinamicos , com alta velocidade de desenvolvimento e custo baixo, continue com PHP.
Se vc deseja produzir sistemas corporativos, que possuem alta complexidade, necessitam de escalabilidade, robustez, portabilidade, padroes comprovadamente uteis e eficientes; e se for o caso, pagar um valor/hora mais alto e possuir mais tempo para ver o resultado final, use Java.
Existe um site muito bom que é o :
http://www.jspbrasil.com.br
Lá existe bastante informação sobre o uso de Java na Web.
Valeu!!!
Eu diria que você PODE ganhar robustez e escalabilidade. Se você programa muito bem em PHP e programar mal em Java os sistemas serão mais robustos em PHP. Mas com certeza a linguagem fornece mais recursos nesse sentido. Um exemplo disso é a tipagem que é bem mais forte em Java. Se em PHP você somar 10 com "10 pães" o resultado será 20, eu acho isso ridículo.
Quanto às ferramentas tenho usado o eclipse e gostado muito. E um ponto bastante interessante que foi tocado é a mudança de paradigma. Muita gente passa a programar em Java e reclama que suas aplicações não são escaláveis. Isso porque continuam programando proceduralmente, ou pior, simulando programação procedural em uma linguagem OO.