Java vs SAP/ABAP

Ola pessoal,

Bom, eu finalmente estou com um estagio engatilhado para trabalhar com um pessoal que desenvolve em ABAP e .Net… mas nao, nada de Java. minha funcao sera de dar suporte para os clientes que eles desenvolveram e “dizem eles” iniciar com desenvolvimento para uma possivel efetivacao como desenvolvedor entre 3 a 6 meses. mas por outro lado uma empresa que eu tinha feito entrevista me ligou para eu ir conversar com o dono da empresa que desenvolve sistemas em PHP e Java, pois ele se interessou muito no meu perfil.

Bom, como eu sei que existirao opinioes diferentes, eu gostaria de saber qual a diferenca em programar com ABAP, pois nunca me aprofundei no assunto e realmente nao sei para onde ela esta mais vista no mercado de trabalho e se realmente vale a pena sair do Java para entrar nessa, pois ainda estou a ponto de mudar de ideia. sinceramente estou querendo aceitar a da empresa que mexe com Java, mas ja ouvi falar bem de ABAP, mas nao tenho a menor ideia a respeito e as chances de empregos no futuro para desenvolvedores dessa linguagem. Alguem poderia me dar sua opiniao?

Bom, SAP não exclui o Java; não sei se vocês vão usar também o SAP NetWeaver (que é um application server tradicional, em Java).
De qualquer maneira, um consultor SAP costuma ganhar bem, já que ele tem de entender bem do negócio. Eles têm de saber pelo menos um pouco de ABAP, nem que seja para ver se o programador ABAP fez as coisas direito.

A opção por SAP/ABAP é mais restritiva num primeiro momento, porém vc se dedicando pode chegar a poucas, porém otimas, oportunidades: de qualquer forma se vc não se dedicar e estudar coisas atuais (ajax, rest, inversão de controle, testes unitarios, agile, etc) vc tera pouca capacidade de se adaptar as mudanças (vulgo: o que que eu faço se o SAP acabar no Brasil).

Eu trabalho com ABAP.

Posso te dizer que o salário de um programador ABAP Sr. Não é muito diferente de um programador Java Sr.

E com disse o amigo Pecnynj(complicado hein rsrs), ABAP limita você um pouco e você acaba tendo que escolher outra coisa pra estudar. A SAP pode deixar o Brasil, mas O SAP jamais vai sair das empresas onde ele já está. Consegue imaginar a Petrobras, Loreal, Pepsico, MWM, Embraer, Embratel…só pra citar algumas, jogando o SAP fora e instalando qualquer outra coisa? O SAP/ABAP sobre da síndrome de Cobol de que um dia ele irá morrer rsrs.

Eu hoje escolheria a carreira em Java justamente por abrir um leque maior de oportunidades. Inclusive no mundo SAP.

Muito Obrigado, entao creio que ja sei qual decisao tomar…

Abracos,