Java + web - Dúvidas!

olá pessoal!
bom dia a todos!
eu sou programador delphi a 4 anos e minhas necessidades atuais são de um sistema online, web, pesquisei muito sobre asp.net e java, e escolhi o java por ja ter estudado ela antes, devido a materiais muito maiores na net e também por ser free.
pois bem, estudei também um pouquinho de JSP, Servlets, NetBeans, Eclipse. Mas mesmo assim estou com algumas dúvidas:
1º: Pelo que concluí com meus estudos, servlets são muito seguros certo?
2º: JSP é rápido e os servlets um pouco mais lento?
3º: JSP puro, por exemplo: <% out.println(“blá blá blá”); %> para manipulação de dados com o Firebird usando o driver JayBird é seguro?
4º: O que vocês acharam do NetBeans 5.5 Visual Web? Me aconselhariam ele?

O Mundo do java é enorme, estou facinado e muito feliz com ele. Agora só preciso por a mão na massa!
Obrigado!
:grin:

Sim, são bem seguros.

Na verdade todo JSP após ser compilado é um Servlet.

Neste caso já não é questão de segurança e sim de manutenabilidade. Nunca utilize código Java na camada de apresentação. Utile JSTL e EL.

Nunca utilizei. Só utilizo o Eclipse para desenvolvimento WEB… se fot utilizar o Eclipse, aconselho os plugins Sysdeo + Amateras.

bah, muito obrigado cara! Obrigado mesmo!

vou dar mais uma olhada no JSTL e EL, já dei uma olhada meio por cima, achei complicadinho, mas nada que não de para aprender!

tava com a idéia de usar o netbeans para desenvolvimento, mas tenho visto muita gente usar o Eclipse e seus plugins, vou ter que dar mais uma estudada no eclipse.

mas eu ainda fiquei com uma dúvida e me gerou outra dúvida! hehehe
assim, porque não devo utilizar código Java na camada de apresentação? Qual o problema que ele tem?

e a minha outra dúvida é como que o JSP é = SERVLET? se a extensão de um é JSP e o outro .CLASS? na lógica não teria que ser mais lento?

obrigado mais uma vez!

Como te disse, isso causa diversos problema com a manutenção do JSP. Procure ler sobre MVC.

Todo JSP compilado será transformado em um Servlet. A extensão não diz muita coisa, não teria que ser mais lento porque a primeira vez que é compilado o JSP se torna bem mais rápido.

muito obrigado cara!
valeu mesmo!

mas então, resumindo, qual a melhor maneira de fazer um sistema on line?

as telas dos campos, onde o usuário vai lançar o dados o melhor é JSTL, e depois eu passo os dados por parâmetros para outra página e pego eles com um servelet? ou com um JSP normal?
e para mostrar? tipo, relatórios, consultas? um JSP estária de bom tamanho certo? afinal ele só vai mostrar os dados e não vai manipular nada!

estou certo?

Você encontrará a resposta para todas as suas perguntas lendo sobre MVC. Que tal dar uma lida ?

http://java.sun.com/blueprints/patterns/MVC-detailed.html

pois então cara, eu ia dar uma lida hoje! Mas valeu por tudo!
vou dar mais uma lida!
obrigado! :grin: :grin: :grin: