Java Web e Redes

2 respostas
Carreiro

Bom dia pessoal,
Venho pedir um grande auxílio a vcs, tenho pesquisado bastante sobre meu trabalho de faculdade e não tenho obtido nada de muito concreto.

Preciso fazer um aplicativo Web para realizar a varredura da rede, pegar os IP’s de cada máquina conectada na rede, verificar as portas abertas de cada máquina, nome da máquina e o sistema operacional, exibir em interface web e armazenar os dados em banco de dados para posterior consulta.

Orientações do professor: Usar Linux para poder integrar com Nmap (software linux para scaneamento de rede), criar máquinas virtuais para o teste do sistema.

Bem, minha dúvida é como fazer essa pesquisa de rede?

Uso o nmap mesmo, por exemplo, rodo o programa no linux e salvo em txt depois pego o que interessa e retorno pra interface web ou o Java.net tem funções que podem fazer essa varredura de rede?

Estou meio perdido e peço gentilmente a ajuda dos mais experientes!

Obrigado.

2 Respostas

gilmaslima

Acho q seu professor está certo é mais fácil vc fazer a varredura pelo linux mesmo, alguns detalhes.

1º vc primeiro vai precisar saber em que faixa de ip esta sua rede (pelo linux vc consegue com o ifconfig)

2º varrer essa sua rede (pode fazer no linux um shell script para fazer isso e gardar em arquivo ou no java chamar dentro de um loop o comando do nmap passando o ip que quer scanear e acada iteração do loop mudar o ip dentro da faixa que pegou no primeiro passo).

3º de uma pesquisa em como chamar comandos do linux pelo java (aqui no fórum mesmo tem bastante coisa) e recuperar o retorno.

4º só gravar os retornos no banco.

espero ter ajudado!

flw!

Carreiro

Ok Gilmaslina!
Muito obrigado pela sua dica!!

Vou fazer dessa forma mesmo então!

Criado 17 de março de 2011
Ultima resposta 17 de mar. de 2011
Respostas 2
Participantes 2