Java web: Infra-estrutura e software o que escolher?

Boa tarde, estou criando esse tópico porque a empresa em que trabalho está querendo migrar para java web e gostaria de ter uma ideia de quais ferramentas e a infra-estrutura que seria necessária para começar?

desculpe mas… o melhor seria um consultor ou algum desenvolvedor sênior para orientar a vocês.

Primeiro precisar ver o que o sistema de vocês faz atualmente. Depois sim daria para definir infra.

Com o que você passou, daria para passar algo genérico mas que poderia ferrar mais que ajudar.

E outra, um treinamento intenso de java seria o ideal e necessário para os desenvolvedores, ou então, vão se arrepender eternamente por ter trocado para java.

Amigo vou tentar te ajudar por que á algum tempo atrás tive uma dúvida similar, “Qual framework escolher para desenvolver minha aplicação Web?”. Vou ser direto por que já passei do meu horário aqui no tr@mpo.

Bom vamos lá:

Os framework’s e tecnologias Java seguem especificações criadas pelo JCP (Java Community Process). O Java EE é uma especificação que traz todos os recursos para você implementar uma aplicação a nível corporativo. (Exemplo de utilização: Instituições Financeiras). Sua implementação acontece por Servidores de Aplicação como JBoss, GlassFish, WebSphere e etc…

A base para desenvolvimento Web Java é: JSP (Camada View) e Servlet’s (Camada de Controle), existem alguns que não trabalham com Servlet’s como o PlayFramework. Mas !#$!#$-se.

Na camada Model você vai utilizar JPA, por que ele abstrai a utilização de um Framework ORM como Hibernate, EclipseLink e etc…

Para aplicação de Intranet: Eu utilizaria um framework Component-base como o JSF 2 + PrimeFaces + (Recursos de alguma implementação JEE)

Para aplicações de Internet (Acesso global): Utilizaria VRaptor 3.

Tenho que ir… FUI!

Por favor, não abuse das letras maiúsculas no título do tópico…

Antes de migrar, faça as seguintes perguntas…

Será que eu consigo desenvolver tudo que necessito realmente em Web ??? Tem requisitos que ainda precisamos de desktop…
Tenho infra suficiente para isso ou vou precisar de investimento ???
Qual o tamanho da minha empresa ???
Quero seguir a especificação oficial por n motivos (por exemplo, mais facil achar gente no mercado que conhece a especificação oficial, poder usar produtos com suporte pago, etc), ou vou usar algo opensource porém muitas vezes mais produtivo ?
Qual o know-how da sua equipe com Web ? E com Java ?
Será mesmo que Java é a linguagem ideal? Tudo com Java ? Lembre-se… não existe bala de prata, mas algumas técnologias como Java e .NET conseguem atender a maior parte das necessidades, onde o improdutivo acaba sendo pequeno perante a todo o resto…

O certo e o errado… o melhor e o pior… depende muito do contexto… e isso não acontece só com TI não!

Da para começar Java Web, com framework agil tipo Vraptor, eclipse, banco mysql, Hibernate, Tomcat e infra de VPS de R$ 50,00 por mês…

O “jmmenezes” e o “vininewday” falaram tudo !!!