Tenho um software simples aqui na empresa que desenvolvi para fazer o gerenciamento de algumas coisas. Mas preciso implementar mais coisas nele.
Gostaria de saber com vocês umas coisas: a programação desktop para web diferencia muito em relação a programação? Se eu continuar a programar o meu desktop só para suprir minhas necessidades agora de começo, e futuramente eu quiser implementar para a web, seria quase um copiar e colar ou eu terei que mexer totalmente na programação?
No início eu também pensava que a migração era mais fácil, mas hoje vejo que não é tão fácil assim não. hehe
A plataforma Java para web é bem mais completa, muitos frameworks, muitos recursos. A forma de desenvolvimento é bem mais diferente.
Abraço
maior_abandonado
vamos dizer assim… se você pensa em portar a aplicação é quase obvio que você já deve fazer tudo o que não for tela separado em camadas a parte, diferentes, evitar processar alguma coisa, fazer alguma lógica nas classes de telas. Temos padrões de projetos e boas práticas abordando em mais detalhes isso, não vou entrar neste contexto, tendo feito issso você consegue “aproveitar” estas classes do seu projeto desktop no seu projeto web, então teria que fazer somente o que difere, que seria o “ambiente gráfico” E a interação do ambiente gráfico com as classes da sua aplicação que fazem a magica acontecer (olha só como falei bonito agora…rs)… então se você tiver feito pensando nisso (o indicado é fazer utilizando estas técnicas mesmo que não pretenda portar, não somente por que pode precisar depois mas isso também provê uma série de outros benefícios) você ganhará tempo.
quanto a essa parte que difere, em java temos uma série de frameworks que… depois que você aprender como usar ao menos um deles (preferencialmente um que seja bom, moderno), ele vai te ajudar (muito) em várias tarefas rotineiras, é justamente essa a utilidade de um framework, vai agilizar bastante, mas isso depois que você aprender a usar… o que faz com que na primeira vez você perca um tempo aprendendo seus recursos (e ganhe este tempo várias vezes nas próximas vezes que for usar).
lele_vader
Realmente.
Mas se você conseguir dividir bem os módulos em teoria só mudaria a view e o controller, que seriam definidos através de um framework ou servlet e tal.
Mas as suas classes de negócio e a parte de persistência continuariam a mesma coisa de quando você trabalha em desktop.
Boa sorte e abraços
Gleidson_Henrique
Entendi galera. Ah, bem dizer não diferencia muito então, muda mais a forma de se trabalhar, correto?
Outra pergunta, os relatórios funcionam igual? Com jasper? Ou vocês fazem em HTML mesmo?
Abraços
almircampos
Gleidson,
Na verdade é quase TOTALMENTE diferente. Se vc quer programar para Web não deve usar o mesmo tipo de modo de pensar que usa para programa para Desktop. São mundos distintos.
Em termos de estudo, significa aprender tudo praticamente do zero. Bons cursos e bons livros ajudarão muito.