Java Web + Nfc

Olá,
Estou começando a desenvolver o meu TCC e preciso fazer uma aplicação utilizando NFC.
Trata-se de um controle de presença em sala de aulas, onde o sistema avaliará a presença do aluno através da tag NFC do mesmo.

Gostaria de saber aqui com vocês se é possível esse tipo de procedimentos com o Java WEB.
E caso seja possível, algumas dicas de onde procurar, ou oque procurar me ajudariam muito.

Usarei um leitor de NFC, que não sei ainda se será Arduino um algum próprio já pronto.

Dei várias pesquisadas na net e encontrei para desenvolver somente para o Android, então fiquei meio sem saída.

Desde já, muito obrigado pela atenção

A partir do momento que você pode ler a tag NFC e armazenar o registro em algum lugar (usando android + arduíno, por que não?), você pode usar o java web para ler este registro.

Sim, é que na verdade a intenção seria que o sistema funcionasse tanto em desktops com leitor quanto em um smarth.
Por isso a intenção de fazer o sistema em Java Web.

A questão seria.
É possível a programação Web que leia esse dado direto na pagina?

Applet talvez possa fazer isso. Ocorre que applets são complexos. Por que digo isso, você terá o leitor de NFC conectado a algum dispositivo (seja ele um tablet, smartphone ou computador mesmo) e precisará coletar as informações passadas. Lembre-se que toda tecnologia web precisa de um browser para funcionar…

Entendi, vou dar uma pesquisada nos Applets então.
Afinal terei um tempinho bom para desenvolver, mas a questão é que tenho que decidir a ferramenta e linguagem rápido.

Obrigado!