Java web no InteliJ IDEA Community

Olá pessoal! To chegando agora no mundo Java, e experimentei algumas IDES gratuitas. Gostei bastante do InteliJ Community, mas estou com certa dificuldade em saber se consigo usá-lo para começar meus estudos de java web com ele. Sei que tem outras como Netbeans que é bem mais fácil de usar pra esse fim, mas é q realmente me adaptei lindamente ao InteliJ.
Gostaria de opiniões de se vale a pena sofrer mais um pouco, tentando adaptar com plugins e perder alguns recursos que teria em outra IDE, ou se me indicam alguma gratuita que seria a “melhor” para java web, pq agora não tenho condições de pagar a licença do Ultimate.
Sei que é uma pergunta banal, mas conto com a experiência de vocês pra dar uma clareada nas ideias.

Tem como usar sim, de boas.

1 curtida

Valeu Rodrigo! Mas acredito que esse tutorial se aplica a versão Ultimate. Eu estava usando a versão Community. Passei a usar o Eclipse, só pra não parar os estudos. Mas continuo tentando no intelijj de vez em quando. Se caso eu conseguir achar um meio, posto aqui.
Obrigado pela ajuda.

Nem fica sofrendo com essas limitações, usa definitivamente o Eclipse. Ele é o mais usado e com o tempo vai se acostumar.

1 curtida

Gostei do Eclipse também. Agora é só questão de costume como você disse.
O que me fez estranhar foi o content assist do Intelijj que era mais “automático”(não encontrei outra palavra), já no Eclipse preciso pressionar crt + alt. A forma que encontrei de ativar o content assist no Eclipse foi colocando todas as letras do alfabeto em minúsculo e em maiúsculo no parâmetro da configuração. Só que não ficou bom. Às vezes, como em uma declaração de variável, por exemplo, eu digito:
‘String nome’ e ao teclar o ; o content assist completa da seguinte maneira:
‘String nomeString;’
Alguma sugestão? Desde já, muito obrigado!

Eu simplesmente DETESTO o Eclipse, mas é o padrão da indústria. Nunca tive boas experiências com a ferramenta. Muito bugado e extremamente burocrático. Estou lidando Spring Tool Suite 4, que é um Eclipse, e a experiência tem sido absurdamente sofrida, com bugs, instabilidade e inconsistências. Minha ferramenta favorita é o NetBeans, que apesar de estar meio lento com a implementação de novas funcionalidades para Web, é muito estável. IntelliJ é outra história… Ferramenta paga, estável, mas tbm bastante burocrática. O que sempre me atraiu no NetBeans foi a facilidade para colocar as coisas para funcionar. Se vc for criar projetos baseados em Maven, as ferramentas vão trabalhar de forma bem parecida, apesar das diferenças com os editores.

1 curtida