Esta bem, o mercado de trabalho para a área de TI no geral esta bem aquecida, mas focando em java, qual a área que contrata e precisa mais de pessoas especializadas? Web ou Desktop? Podemos inserir também o mercado de portateis (celular, smartfones e tablets). Para quem vivência java, já trabalha, qual dos dois é o mais visado hj em dia?
O que chamam de WEB (vamos chamar de EE, considerando o que está por trás disso tudo) é sem dúvida aquilo que tem mais demanda atualmente, mas é improvável que você não tenha que fazer algo para desktop, mesmo que sejam pequenos serviços (pequenos integradores, processamentos “BATCH”, etc.).
Falando em Desktop: Vejo poucas aplicações utilizando o Swing, mas isso não quer dizer que devemos desprezá-lo. Temos também o JavaFX, que já está entrando na especificação do JSE (em breve) e é considerado pela Oracle como mecanismo favorito para a camada de apresentação (Segundo o que consta das notícias do JavaOne).
Não sei ao certo, para mim é tudo uma coisa só (no meu caso).
As meninas dos olhos são os SmartPhones, os Tablets, as SmarTVs, etc., mas se estamos tratando o termo “em evidência” com “o que tem mais”, ficaria com o mundo “EE”.
Se a sua pergunta foi feita para direcionar os seus estudos, eu recomendaria o seguinte:
Foque seus estudos em assuntos relacionados a EE;
Estude, em paralelo, o que é relacionado com esse mundo da mobilidade.
Você vai perceber que ao desenvolver uma aplicação para esses dispositivos móveis, dificilmente não dependerá de um serviço remoto como um webservice SOA ou um serviço REST. Normalmente o time que desenvolve as aplicações para os dispositivos móveis participa também da definição e da implementação dos serviços que darão suporte a essas Apps.
Essa seria a minha justificativa para priorizar os estudos em EE.
Cuidado com o generalismo. Outras linguagens que você conhece.
Em C++, VB.Net, Delphi, a maior parte dos aplicativos são desktop.
Em C#, o mercado hoje está meio-a-meio.
Em C, não é nem um e nem outro, mas sim, firmware embarcado.
Fiz esta pergunta justamente para enfocar meus estudos, tirei minha primeira certificação agora e vou começar a me preparar para a segunda, e quero priorizar o estudo em uma área que tenha maior abrangência, como as duas linguagens são diferentes em partes e iguais em vários pontos aprendendo uma creio que estarei meio que pronto para a outra.
.
Sei que ainda é muito cedo para a próxima pergunta, mas vamos lá, terminado o estudo de JEE, tirada a certificação, qual poderia ser meu próximo passo para estudo na área de web? Sou leigo nesta área, lendo alguns livros e tudo o mais vi que existe uma área/estudo chamado de “persistência”, oq seria isso?
.
Bem no mais obrigado galera!
See ya!
o proximo seria certif. web services ou ejb eu acho…
em relacao ao topico, vejo que pra java, tem MTO mais vagas pra web
nao sei vcs mas acho mto chato estudar java desktop… ficar vendo essas coisas de swing e tals
Hehe, agora eu sou o contrário, para desktop já acho bem tranquilo, o problema é justamente para Web… gostaria que a maior parte das vagas fossem para desktop, mas… já que não é assim, vou caminhando na direção web mesmo.