Java web ou PHP?

Boa tarde pessoal,

Sei que existem vários tópicos relacionamento a este assunto , inclusive venho lendo a algum tempo . Porém muitos posts são antigos (2008 , 2009 …)

Programei em C durante algum tempo . Tem alguns meses que programo em JAVA e estou gostando bastante. Mas to querendo ir para web. Não sei qual seria a melhor, qual tem maior aceitação nas empresas?. Qual delas possibilita o profissional obter maiores salários?. Qual certificação pesa mais no currículo? PHP ou java? . Essas coisas. Estou em um fórum de usuários java mas espero que as respostas não sejam tendenciosas. Sou membro deste fórum a pouco tempo e sei que aqui é um lugar sério.

Aguardo notícias

abraço a todos

Dê uma olhada na Apinfo (www.apinfo.com) e veja quantas vagas tem para java e quantas tem para PHP e veja também os salários oferecidos.

Isso já vai responder sua pergunta.

flw!

se depender de hospedagem é php!..se não fica com java

da uma olhada nesse topico

Eu diria que isso é relativo ao nicho de mercado que você procura.
A maioria dos free lancers prefere PHP por ser mais simples, leve, hospedagem barata e por ser, teoricamente, mais simples de manter.
Já quem trabalha como empregado (seja CLT ou PJ), via de regra prefere java.

Bom, eu diria que o caminho das pedras do java é mais longo, passa pelo básico e avança até os frameworks e outras complicações.
PHP também pode ser muito simples ou muito complexo, dependendo do que e como pretende fazer.

Salário? Relativo também. Conheço profissionais PHP que, free, ganham muito mais que java senior. Depende o que você quer pra vida.

axo tb q depende a região q moro ou pense em morar pq me parece JAVA ter mais campos no SUL do país, no mais PHP domina,axo!

onde tem consultoria tem java…php como amigo falou…tem bem mais freelancer do q clt

Se você busca boas oportunidades de emprego, então, vá de java.

Que bom q essa não é uma pergunta do tipo: “Qual é melhor?” pq ai ficam os “puxas-saco” de java vs “puxas-saco” de PHP, sem contar que perguntar isso num fórum de Java é muuuuuito tendencioso (comentei este assunto pq acabei de ler uma pergunta de 2005 sobre isso).

Finalmente respondendo, aqui na minha cidade (Região SUL) o Java pesa mais no currículo por que a maior empresa daqui utiliza java e o java como um todo (jsp, j2ee) está a associado a imagem de linguagem de alto nível, com ótima OO e perfeito para empresas, já o PHP está associado apenas a construção de sites simples, sem segurança e de pequeno porte (o que não é verdade, o Facebook que é um dos sites mais acessados no mundo utiliza PHP).

Mas lembrando que isso é aqui na minha cidade, utilize os sites de empregos (como já foi citado) e compare, dá uma olhada no http://www.kombo.com.br/ cadastre-se lá, é grátis.

Eu apostaria em java/jsp! Porque conheço bastante “casos de sucesso” (pessoas) que se deram bem com java, já PHP não conheço nenhum.
Meu conselho é: escolha uma linguagem e “não troque nunca”, especialize-se nela e vc nunca ficará sem trabalho (aprender inglês é fundamental tbm).

Desculpa o tamanho da resposta, eu costumo me estender bastante quando respondo hehe
Espero ter ajudado, abraço!

2 curtidas

Se voce quer ser um fodao va de java se nao PHP para os nubis

[troll detected!]

CURITA.
*Diz piá em vez de menino.
*Diz guria em vez de menina.

não falei que teria puxa-saco de java? kkkkkkk
Vc pode ser “fodão” nas duas linguagens, se a tua lógica depender de linguagem, então o problema está em vc!

1 curtida

Eu já penso justamente o contrário. Aprenda computação, antes de mais nada, pois você estará apto a trabalhar com qualquer ferramenta.

Eu acho complicada essa comparação. Afinal de contas, estamos falando de Java linguagem ou da plataforma Java ? Mesmo o autor especificando no título, muita gente se esquece desse detalhe. Eu arriscaria dizer que hoje, Java é a plataforma de desenvolvimento mais abrangente que existe, mas isso não quer dizer que ela será a melhor opção para um propósito específico. Eu penso que especializar-se em uma ferramenta é menos importante do que especializar-se em um nicho de mercado. Ao invés de especializar-se em Java, PHP, .NET, etc. eu acho que faz mais sentido especializar-se em: sistemas corporativos, aplicações móveis, jogos, sistema de geolocalização, etc. Daí sim, a partir de um nicho de mercado, você se especializa na tecnologia. Por exemplo, se você gosta de jogos para dispositivos móveis, é interessante aprender tanto Android quanto iOS.

Como estamos falando de Web, eu sugiro ao colega que conheça o máximo de tecnologias relacionadas. O que eu considero mais importante nesse caso:

1 - protocolos Web: HTTP, TCP/IP, cliente-servidor
2 - tecnologias da view: HTML, CSS, Javascript
3 - bancos de dados e SQL

repare que os conhecimentos acima são necessários independentemente da linguagem back-end que você escolher. Conhecendo os conceitos acima você vai entender que o que uma linguagem/framework faz, em 90% dos casos, é gerar conteúdo dinâmico (HTML, CSS, imagens) com base em dados do usuário (banco de dados).

Bom, acho que o consenso é de que a curva de aprendizado do PHP é mais suave. De fato, a linguagem PHP tem características que tornam o seu aprendizado mais tranquilo com relação ao Java, e a questão da hospedagem é real.

Faça um tutorial PHP e um tutorial Java. Veja qual lhe agrada mais e invista. Como eu disse, se você for bom nos conceitos, trocar de tecnologia será relativamente simples.

2 curtidas

php = nao pensar no futuro , facil e rapido de solucionar pelo menos 80% dos casos
java = robustez, seguranca, pensar no futuro.

DICA?

Aprenda os 2 e tire suas proprias conclusoes.

[quote=rmendes08][quote=DIDCZ]
Meu conselho é: escolha uma linguagem e “não troque nunca”, especialize-se nela e vc nunca ficará sem trabalho (aprender inglês é fundamental tbm).
Espero ter ajudado, abraço!
[/quote]

Eu já penso justamente o contrário. Aprenda computação, antes de mais nada, pois você estará apto a trabalhar com qualquer ferramenta.

Eu acho complicada essa comparação. Afinal de contas, estamos falando de Java linguagem ou da plataforma Java ? Mesmo o autor especificando no título, muita gente se esquece desse detalhe. Eu arriscaria dizer que hoje, Java é a plataforma de desenvolvimento mais abrangente que existe, mas isso não quer dizer que ela será a melhor opção para um propósito específico. Eu penso que especializar-se em uma ferramenta é menos importante do que especializar-se em um nicho de mercado. Ao invés de especializar-se em Java, PHP, .NET, etc. eu acho que faz mais sentido especializar-se em: sistemas corporativos, aplicações móveis, jogos, sistema de geolocalização, etc. Daí sim, a partir de um nicho de mercado, você se especializa na tecnologia. Por exemplo, se você gosta de jogos para dispositivos móveis, é interessante aprender tanto Android quanto iOS.

Como estamos falando de Web, eu sugiro ao colega que conheça o máximo de tecnologias relacionadas. O que eu considero mais importante nesse caso:

1 - protocolos Web: HTTP, TCP/IP, cliente-servidor
2 - tecnologias da view: HTML, CSS, Javascript
3 - bancos de dados e SQL

repare que os conhecimentos acima são necessários independentemente da linguagem back-end que você escolher. Conhecendo os conceitos acima você vai entender que o que uma linguagem/framework faz, em 90% dos casos, é gerar conteúdo dinâmico (HTML, CSS, imagens) com base em dados do usuário (banco de dados).

Bom, acho que o consenso é de que a curva de aprendizado do PHP é mais suave. De fato, a linguagem PHP tem características que tornam o seu aprendizado mais tranquilo com relação ao Java, e a questão da hospedagem é real.

Faça um tutorial PHP e um tutorial Java. Veja qual lhe agrada mais e invista. Como eu disse, se você for bom nos conceitos, trocar de tecnologia será relativamente simples.

[/quote]

++
Aprenda computação!

[quote=ken420]php = nao pensar no futuro , facil e rapido de solucionar pelo menos 80% dos casos
java = robustez, seguranca, pensar no futuro.

DICA?

Aprenda os 2 e tire suas proprias conclusoes.[/quote]

Não concordo quando se fala que php não é futuro!
PHP hoje é também super poderoso… tem muita coisa para PHP… já ouviu falar do hiphop?
São tecnologias diferentes… acho que se deve aprender as 2 e tirar as conclusões!!! E outra, não há melhor ou pior, há casos onde o melhor é usar php, e o melhor é usar Java!

Na regra geral:
Php costuma ser melhor para sites com poucas regras de negócio… ou seja… Sites até mesmo com milhares de páginas, mas todas elas com pouca complexidade em termos de regras. Neste caso uma vantagem também é a hospedagem.
Java costuma ser melhor para aquilo que precisa de muita regra, enfim, sistemas em geral! Não que PHP não funcione, mas se o código não for muito organizado, provavelmente a manutenção ficará comprometida!

Em termos profissionais… investir somente em uma tecnologia pode ser o fracasso de amanhã… quando comecei a trabalhar não era nem Java, nem .NET, nem PHP… na década de 90 o mercado era Delphi e VB… quem se especializou só nisso e não mudou, hoje tem muito menos oportunidades! Falando hoje de mercado… depende muito da região do brasil, mas no geral Java e .NET (C#) costumam pagar os melhores salários proporcional ao número de vagas disponiveis!
(Isso falando de tecnologias de propósito geral… pois há tecnologias de nicho como ABAP e até mesmo COBOL que pagam muito bem)

[quote=rmendes08][quote=DIDCZ]
Meu conselho é: escolha uma linguagem e “não troque nunca”, especialize-se nela e vc nunca ficará sem trabalho (aprender inglês é fundamental tbm).
Espero ter ajudado, abraço!
[/quote]
Eu já penso justamente o contrário. Aprenda computação, antes de mais nada, pois você estará apto a trabalhar com qualquer ferramenta.
[/quote]

Se eu fazer um curso de computação em excel eu estarei apto a trabalhar com excel, se eu fazer um curso de manutenção de computadores estarei apto a fazer manutenção de computadores, então aprendendo computação não me deixa apto para qualquer ferramenta (computação é muito abrangente).

Então pra detalhar melhor o que eu quis dizer vou colocar por ordem de prioridade:
Aprenda lógica de programação -> Conceitos OO -> Conceito de programação em 3 camadas -> linguagem de programação (Quanto menos trocar a linguagem, mais tempo terá para se especializar na sua, mas não quer dizer para fechar a porta pra outras linguagens)

Quanto mais linguagens se especializar melhor, depois de aprender o Conceito programação em 3 camadas fica mais fácil aprender outras linguagens, porém não tem como se especializar em todas, mas você deve saber bem o conceito e se especializar em pelo menos uma.

Um programador jr em JSP/PHP ganha X um programador senior em JSP/PHP ganha X+Y, então se especializar em uma linguagem é interessante sim.

Você também não deve pensar em trabalhar pra sempre como programador, virar um analista de sistemas pode ser mais atrativo e dai o bom conhecimento da sua área (nixo de mercado como disse o rmender08) é que fará mais diferença…

Qual pesa mais no currículo?
Repito minha resposta: EU apostaria hoje no java devido aonde EU moro e aos casos de pessoas que EU conheço e se deram bem (com java), um java senior PODE ganhar mais que um PHP senior.

// A título de informação: já trabalhei em empresas com PHP, JAVA J2SE, C#.NET e Forms (Não sou um bom exemplo de não trocar de linguagem), mas estou me especializando em C# no momento pq é essa a necessidade de onde trabalho (saber inglês é sempre um diferencial em empresas e grande parte de tutoriais estão em inglês).

[quote=ken420]php = nao pensar no futuro , facil e rapido de solucionar pelo menos 80% dos casos
java = robustez, seguranca, pensar no futuro.

DICA?

Aprenda os 2 e tire suas proprias conclusoes.[/quote]
Bom, para dizer isso, é certo que não conhece a fundo PHP.
A cada versão PHP fica mais estável.
Não podemos esquecer que PHP foi criado para facilitar o desenvolvimento de páginas pessoais, bem diferente do java, que foi pensado para atuar “everywhere”.
Como sempre digo, PHP, atualmente, não deixa nada a desejar para o Java.
JDBC? Tem-se o PDO.
ORM? Doctrine e PHP AS
DI e IoC? Potstul e Crafty
MVC? Zend, Cake, Smarty e mais uns.
É incomparável em termos de performance (muito mais rápido que java).
A diferença é que o nicho é diferente de java.
Pode-se fazer qualquer coisa, mas até que ponto isto é ideal?

Fontes ? Benchmarks ?

isso não é computação … isso é informática básica, são coisas bastante diferentes.