Java Web para pequenas aplicações vale a pena?

3 respostas
P

Sou iniciante em Java e preciso aprender uma linguagem para desenvolver aplicações simples (consulta, modificação em banco de dados, comunicação via socket, poucos acessos simultâneos), essa linguagem teria que proporcionar um desenvolvimento mais rápido. Fiz algumas pesquisas e 80% dos desenvolvedores não recomendam Java Web para aplicações como as que eu citei, dentre todas as linguagens que pesquisei Ruby se mostrou mais favorável. Gostaria da opinião de vocês, achei estranho os comentários porque vejo muitas empresas solicitando desenvolvedores Java Web, se não fosse bom porque tanta procura? Aproveitando, para quem e iniciante em Java Web, qual material/framework recomendam? Grato a todos.

3 Respostas

LaercioPontin

Cara, da uma olhada ai depois http://www.urubatan.com.br/ruby-on-rails-x-java-web/
Ruby destaca por alguns pontos como: código limpo, mais objetivo e simplicidade…
Porem, até hoje só realizei trabalhos com Java ou ASP.NET
ASP.NET, creio tive mais facilidade de ijavascript:void(0);nicio!

wolmirGarbin

Cara até hoje eu desenvolvi apenas em java e php…
Se for para usar para sites pequenos existem muitos frameworks para php que agiliza muito o desenvolvimento, separando no modelo MVC bem bunitinho, para isso recomendaria o sinfony php.
http://www.symfony-project.org/
Isso para aplicações pequenas pela facilidade no desenvolvimento e pela economia na locação do servidor sem falar que php vc encontra tudo o que quiser na internet.
Em java vc tem muita coisa para utilizar, muita coisa mesmo sem falar que pode desenvolver pra web, desktop, dispositivos moveis, com praticamente todo tipo de banco de dados e com frameworks que agilizam muito o desenvolvimento como Hibernate, Spring, JSF, Vraptor 3, enfim tem muita opção mesmo porém o valor para locação de servidores é um pouco mais cara cerca de 25 a 30 reais a mais o que não torna tão viavel para app pequenas onde o cliente quer pagar pouco… porém para app grandes ou sistemas que rodam em ambiente web nem discutiria usaria java mesmo…

Então varia muito do que ou qual o objetivo da sua aplicação, uma vez um cara me disse que a melhor linguagem é a que vc domina kkk o que nem sempre é verdade mas também não é mentira… mas posso te garantir que um bom profissional em java pode chegar a ganhar muito bem caso se empenhar e correr atras…

Abraço e Boa Sorte!

alan_pjr

Eu trabalhei alguns meses com Ruby, e o RoR é imbatível pra pequenos projetos. O scaffolding gera um código muito bom, com testes e tudo mais. Sem falar que o setup inicial do projeto é quase nulo, ao contrário do Java (se bem que o Seam facilita muito nessa parte).

Mas, para aplicações de maior porte, com clustering e outras cositas más, fico com o Java.

Criado 26 de outubro de 2011
Ultima resposta 26 de out. de 2011
Respostas 3
Participantes 4