Olá galera.
Estou fazendo meu TCC , é uma aplicação java web, a dúvida é a seguinte:
Como eu faço para compartilhar o banco de dados de uma outra máquina?
ou seja, disponibilizar o banco de dados de uma máquina(Servidor) para outras máquinas.
Java web + postgres
10 Respostas
no postgre voce precisa alterar alguns parâmetros no postgresql.conf e no pg_hba.conf
Hummm, entedi. Mas você saberia me dizer qual parâmetros serão alterados ?
Sou novato nessa parte, e não entendo muito.
Obrigo pela sua ajuda, se puder me ajudar nesse detalhe aí em cima eu fico muito agradecido.
em postgresql.conf
altere de listen_addresses=‘localhost’ para listen_addresses=’*’, isso é para receber conexoes externas, de outros pcs…
depois, em pg_hba.conf, no final, voce inclui a linha host all all ip_da_maquina_que_vai_acessar_o_banco/24 trust, é UMA linha para CADA ip que deve acessar o banco…
OBS: note que o /24 NAO é range de IP, é a máscara em formato de notação CDIR!!!
o trust é o modo de acesso, tem dois modos, o trust e o MD5, que é como é feito a autenticação se nao me engano, para maiores informações: http://www.cyberciti.biz/tips/postgres-allow-remote-access-tcp-connection.html
Victor Neves valeu pela ajuda, sua explicação foi clara e objetiva era isso mesmo que precisava.
Mais tarde vou implementar essa observações que você me passou, caso tenho dúvida volto a pedir sua ajuda, blz ?
Valeuu.

blz, se funfar da um retorno ai pra falar que funcionou, quando voce fala que funcionou é pra mim, pelo fato de saber que era isso que voce queria, e é bom para o proximo que vier com a mesma duvida que voce.
flw
Victo Neves, eu configurei os arquivos do jeito que você me falou.
Porém, não consigui configurar meu Datasources.
as máquinas estão na mesma rede ou em redes diferentes?
Na mesma rede
cara, entao vai no pg_hba.conf , retira as linhas que pedi pra voce adicionar e coloca isso lá
host all all 0.0.0.0/0 md5
isso ai faz o postgres receber qualquer acesso de qualquer maquina …
se isso nao funcionar, o problema nao é no postgres
Blz, vou testar aqui.