Boa madrugada Colegas !
Gostaria de saber se alguém já utilizou o Java Web Start em alguma aplicação corporativa.
Existe alguma diferença na aplicação ou somente é utilizado para as atualizações ?
Obrigado.
Um abraço.
Boa madrugada Colegas !
Gostaria de saber se alguém já utilizou o Java Web Start em alguma aplicação corporativa.
Existe alguma diferença na aplicação ou somente é utilizado para as atualizações ?
Obrigado.
Um abraço.
Sim, e confirmo que é muito bom.
Se resume em executar um programa Java Desktop normal, mas que é baixado através de um servidor de internet.
Inté.
Bom dia Colegas !
marciosantri:
Obrigado pela resposta !
O que tenho que ter nesse servidor de internet ? Quero dizer… um programa Java que vai realizar esta tarefa de atualizar ou é algo como fazer o deploy de uma aplicação Web no Tomcat, por exemplo ?
No caso da aplicação desktop trabalhando desta maneira, como você resolve a questão de conexão com banco de dados ?
Minha dúvida é que no caso de Web normalmente temos um pool de conexões no servidor de onde a aplicação solicita uma conexão com o banco… então problemas como por exemplo, não ter o usuário e a senha do banco no código da aplicação…
Ja no caso de aplicação desktop não sei como fazer…
Se puder me ajudar fico muito agradecido.
[]s
Olá
O JWS é usado com sucesso desde 2001.
O banco de dados fica no servidor acessada pelo servlet como qualquer aplicação normal. O cliente swing acessa ao servlet do servidor usando UrlConnection com auxílio do Apache HttpClient.
O Java Web Start serve apenas e tão somente para atualizar as aplicações instaladas nos clientes quando uma nova versão do jar é colocada no servidor. Só é preciso tomar cuidado no caso de muitos clientes que começam a usar a aplicação na mesma hora e que no dia em que sai uma atualização, todos baixam o novo jar ao mesmo tempo sacrificando a banda do servidor.
[]s
Luca
Maracuja e Luca
Vocês têm algum material sobre isso ?
Não entendi a parte da aplicação swing acessar um servlet do servidor, podem me ajudar ?
Obrigado.
Um abraço.
Olá
O swing envia POSTs ou GETs para o servidor e recebe resposta como qualquer aplicação web.
UrlConnection é uma classe da própria API Java, veja o Javadoc e milhares de exemplos de uso por aí na web.
HttpClient é uma API da Apache que facilita um pouco o uso do UrlConnection
Não endosso a recomendação do Maracujá de usar EJBs para integrar o cliente com o servidor. Mesmo a integração por web services, se não for REST, pode ser complicação demais. E se for REST é como falei antes usando UrlConnection mas aí você talvez possa se valer de um negócio chamado Restlet. Para mim o mais simples é usar UrlConnection/HttpClient direto enviando as mensagens para o servidor em XML. Se precisa de muita segurança, use SSL.
[]s
Luca
Olá
Bom, se é para complementar a opinião, a minha é de que o cliente deve ser o menor, mais leve e mais desacoplado possível. Isto facilitará muito a questão das atualizações dos clientes. Prefiro tratar todas as questões de persistência no servidor, usando EJBs 3.0 ou não. Quanto a questão de transações, se o caso for aplicações financeiras, o uso de EJBs não garante a integridade das transações. Nestes casos ainda prefiro o conceito de transações compensatórias, coisa que se usa normalmente em transações financeiras.
[]s
Luca
[quote=Zeed01]Bom dia Colegas !
marciosantri:
Obrigado pela resposta !
O que tenho que ter nesse servidor de internet ? Quero dizer… um programa Java que vai realizar esta tarefa de atualizar ou é algo como fazer o deploy de uma aplicação Web no Tomcat, por exemplo ?
No caso da aplicação desktop trabalhando desta maneira, como você resolve a questão de conexão com banco de dados ?
Minha dúvida é que no caso de Web normalmente temos um pool de conexões no servidor de onde a aplicação solicita uma conexão com o banco… então problemas como por exemplo, não ter o usuário e a senha do banco no código da aplicação…
Ja no caso de aplicação desktop não sei como fazer…
Se puder me ajudar fico muito agradecido.
[]s[/quote]
Funciona mto bem, geralmente estes tipos de aplicativos de alguma forma fazem comunicação remota com um servidor de aplicação, utilizando (EJB ou WS) sendo que o que o cliente tem na verdade é somente a camada de apresentação.
[]'s
Bom eu dei algumas possibilidades para vc poder avaliar e escolher, eu se fosse fazer algo hoje, também usaria REST, isto é WS no estilo REST. Se vc desejar, pode até usar o jersey.
[]'s
Olá, gostaria de colocar um outro ponto; sinto que existe ainda uma certa “alergia” a EJB’s, provavelmente por causa dos velhos EJB’s 2.x; Eu não acho que seria má idéia a utilização de EJB’s dependendo da situação (talvez até esta), talvez com utilização de EJB’s (3.0 que se entenda) até facilite o desenvolvimento, principlamente se vc não terá interfaces com outros sistemas (não java), já que o modelo de desenvolvimento está bem simplificado, oferece mtas funcionalidades (Controle de trasação, fácil integração com JPA, DI e outras coisas) e vc também poderá trafegar objetos Java ao invés de ficar aplicando tranformações (XML, JSON ou o que for).
Bom era isso que gostaria de adicionar ao post para expor minha opinião.
[]'s
[quote=Luca]Olá
Bom, se é para complementar a opinião, a minha é de que o cliente deve ser o menor, mais leve e mais desacoplado possível. Isto facilitará muito a questão das atualizações dos clientes. Prefiro tratar todas as questões de persistência no servidor, usando EJBs 3.0 ou não. Quanto a questão de transações, se o caso for aplicações financeiras, o uso de EJBs não garante a integridade das transações. Nestes casos ainda prefiro o conceito de transações compensatórias, coisa que se usa normalmente em transações financeiras.
[]s
Luca[/quote]
sim sim sim… concordo plenamente, somente tentei “defender” um pouco os EJB’s … :oops:
é sempre aquela velha… cada caso é um caso…
[]'s