Java Web Start

8 respostas
V

:?: :?: :?: :?:

Olá, boa tarde para todos.

Estou com dúvida se devo optar em usar o Java Web Start ou não.

Preciso que o sistema seja Web, este estará sendo usado por todas as filiais no interior de São Paulo.

Gostaria de saber algumas coisas sobre o Java Web Start:

1. Como é a performance dele?
2. É seguro?
3. É simples de utilizá-lo?
4. É simples de dar manutenção?
5. É comum usá-lo?
6. O que eu preciso para utilizá-lo?
7. Preciso de alguma máquina robusta?
8. É possível utilizar Java Web Start com as classes java armazenas em banco dados como o Oracle??

:wink:

:?: :?: :?: :?:

8 Respostas

Luca

Olá

1 a 5 = Sim

6 Nada além do J2RE

7 Não

8 Depende de que vc escreva código bem especial. Mas talvez não precise disto depois de estudar o uso do JWS

[]s
Luca

V

Luca,

Porque que vc acha que não será necessário armazenar as classes Java no banco depois que eu descobrir o uso JWS?

:slight_smile:

ars-rs

Não sou muito fã de applets, mas como vc parece estar na fase de colher idéias, dê uma olhada no Thinlet.

smota

To de bicão …

Mas o negócio é: Se você pretendia armazenar as classes no banco só pra gerenciar a distribuição entonces esqueça!

Com JWS é bem fácil fazer esse gerenciamento, você simplesmente empacota (jars) direito e gera o arquivo JNLP com os parâmetros certos e pronto, sua aplicação tem tudo que precisa sem grandes dificuldades (de se fazer um classloader com conexão ao banco por exemplo).

Luca

Olá

Pois é…

“… classloader com conexão ao banco …”

O mota já disse tudo. É encrenca fazer um classloader especial e armazenar as classes como blobs. A gente gerência a distribuição com JWS + jardiff

[]s
Luca

V

A idéia de armazenar no banco seria em relação a velocidade de acesso as classes, pois com certeza no banco é mais rápido.

O que seria classloader?

smota

Nonon … com certeza NÃO seria mais rápido. Quer dizer, depende do ponto de vista.

Se pra inicializar então SIM, seria mais rápido pois você poderia ter a aplicação rodando sem um monte de classes …
Se for em relação a execução então NÃO, porque você teria que ficar pedindo classes e o classloader teria que buscar no banco.

Você pode fazer é um classloader customizado que usa a API do JWS para carregar os JARs. No fim das contas você fica com a inicialização rápida e a recuperação das classes SIMPLES sem nada de banco.

eitcha … ClassLoader é o class loader :shock: ehehehe … é a classe responsável por carregar classes (os bytecodes mesmo) …
Pra você usar o banco pra armazenar suas classes teria que construir um que soubesse fazer isso (já que não existe um na distribuição JRE) … no JWS vc simplesmente passaria os jars de conexão ao banco e do seu classloader, depois ele assumiria a inicialização da aplicação.

acho melhor você começar com o JWS puro e simples … senão vai ficar meio fora de foco brigando com classloaders.

dukejeffrie

Fala, povo…

Não depende de ponto de vista não, cara… baixar um arquivo qq pelo webserver é muito mais rápido do que carregar do banco e… baixar pelo webserver. C tá comparando filesystem com BD, filesystem ganha em bytes/segundo qq dia, qq hora.

Sobre o thinlet e a idéia de que webstart e applets são a mesma coisa, recomendo uma averiguada.

Webstart serve pra distribuir aplicações Desktop. Ou seja, JFrame, etc…

o que Applets e JWS tem em comum é o esquema rígido de segurança, que eu realmente recomendo aprender pq é muito legal. Ele pode mediar o acesso ao sistema de arquivos, de modo que um hacker não consiga enfiar código no meio do seu programa pra zuar o micro do usuário ou acessar suas “partes privadas”…

Mas se sua aplicação é “web”, eu entendo que vc de alguma forma quer fugir dos Servlets. Eu acho ótimo, tem muitos ganhos nisso. J2EE nasceu pra servir aplicações com instalação zero e updates zero. Agora vc tem tudo isso fácil (não é zero, mas é fácil) com JWS.

A máquina robusta depende da aplicação. Tem que tomar bastante cuidado, pq vc vai escrever GUI, e qualquer GUI mal escrita é lerdíssima.

Resta saber quanto de tarefas vc deixa no cliente, e quanto de tarefas vc deixa no servidor, e como vc vai fazer a comunicação entre os dois. Posta aqui o que vc pretende direitinho que com certeza alguém aqui no GUJ já fez algo parecido…

[]s!!

Criado 16 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 17 de fev. de 2004
Respostas 8
Participantes 5