Fala, povo…
Não depende de ponto de vista não, cara… baixar um arquivo qq pelo webserver é muito mais rápido do que carregar do banco e… baixar pelo webserver. C tá comparando filesystem com BD, filesystem ganha em bytes/segundo qq dia, qq hora.
Sobre o thinlet e a idéia de que webstart e applets são a mesma coisa, recomendo uma averiguada.
Webstart serve pra distribuir aplicações Desktop. Ou seja, JFrame, etc…
o que Applets e JWS tem em comum é o esquema rígido de segurança, que eu realmente recomendo aprender pq é muito legal. Ele pode mediar o acesso ao sistema de arquivos, de modo que um hacker não consiga enfiar código no meio do seu programa pra zuar o micro do usuário ou acessar suas “partes privadas”…
Mas se sua aplicação é “web”, eu entendo que vc de alguma forma quer fugir dos Servlets. Eu acho ótimo, tem muitos ganhos nisso. J2EE nasceu pra servir aplicações com instalação zero e updates zero. Agora vc tem tudo isso fácil (não é zero, mas é fácil) com JWS.
A máquina robusta depende da aplicação. Tem que tomar bastante cuidado, pq vc vai escrever GUI, e qualquer GUI mal escrita é lerdíssima.
Resta saber quanto de tarefas vc deixa no cliente, e quanto de tarefas vc deixa no servidor, e como vc vai fazer a comunicação entre os dois. Posta aqui o que vc pretende direitinho que com certeza alguém aqui no GUJ já fez algo parecido…
[]s!!