Java web start

4 respostas
diego_qmota

Bom dia!

Gostaria de saber se alguém têm um link para um guia completo sobre JAVA WEB START (jnlp) e distribuição de aplicações Desktop por essa tecnologia.

Gostaria de um link que fosse completo e não abordasse apenas os aspectos básicos, mas também:

[list]Agregar mais de 1 jar no download da aplicação - por exemplo, um jar com o código fonte do programa e outra jar (ou zip ou mesmo uma pasta com arquivos externos usados no programa: ícones, imagens, dll´s, etc);[/list]
[list]Como referenciar a pasta física do sistema para inserção de imagens na interface SWING - p.ex.: icon = new ImageIcon ( filePastaSistema + File.separator + “imagens” + File.separator + “logotipo_aplicacao.jpg” );[/list]
[list]Proteção do código fonte do programa;[/list]
[list]Versionamento;[/list]
[list]Que avalie a versão do Java e já abra o navegador para a página de download do JAVA RE mais recente, caso a versão do usuário seja mais antiga;[/list]
[list]Aspectos gerais para uso da tecnologia.[/list]

Enfim, tudo o que eu precisaria saber para distribuir um programa dessa forma.

Grato,

Diego :slight_smile:

4 Respostas

Metaleiro

[color=darkblue]Espero que ajude :[/color]

Java Web Start (Jnlp) Tutorial ? UnOfficial Guide

diego_qmota

O link é legal, sem dúvida, mas ainda aborda somente aspectos básicos.

Queria algo que aprofundasse melhor o assunto e que abordasse pelo menos algumas destas questões que inseri no post… para que eu consiga distribuir esses programas sem nenhum problema, sem “medo de ser feliz” ehehehe…

Felagund

diego_qmota:

[list]Agregar mais de 1 jar no download da aplicação - por exemplo, um jar com o código fonte do programa e outra jar (ou zip ou mesmo uma pasta com arquivos externos usados no programa: ícones, imagens, dll´s, etc);[/list]

Você pode ter quantos jars quiser, basta descrever

diego_qmota:

[list]Como referenciar a pasta física do sistema para inserção de imagens na interface SWING - p.ex.: icon = new ImageIcon ( filePastaSistema + File.separator + “imagens” + File.separator + “logotipo_aplicacao.jpg” );[/list]

Funciona da mesma forma que dentro da IDE, nao seria melhor usar o getClass().getResource? Para buscar dentro dos jars da aplicação? usar direto a pasta do sistema vai fazer funciona so em uma maquina indepdenente da plataform

diego_qmota:

[list]Proteção do código fonte do programa;[/list]

O Usuário sequer tem acesso aos jars. Ele é feito deploy na maquina de uma forma estranha, nunca encontrei os jars de uma aplicação usando JWS.

diego_qmota:

[list]Versionamento;[/list]

PRa isso existem, SVN, CVS, mercurial, git, etc.

diego_qmota:

[list]Que avalie a versão do Java e já abra o navegador para a página de download do JAVA RE mais recente, caso a versão do usuário seja mais antiga;[/list]

Isso somente via código, o JWS não faz isso automaticamente.

diego_qmota:

[list]Aspectos gerais para uso da tecnologia.[/list]

É meio chato ter que assinar os jars de um forma para a aplicação reconhecer, mais ter um metodo que faça atualização da aplicação automaticamente é muito bom

Espero que tenha ajudado.

D

Pessoal, talvez vocês consigam me ajudar e também seja útil para nosso amigo que está estudando sobre JWS, seguinte:

Tenho uma aplicação desktop que é baixada através de um link utilizando JWS, foi feito build do projeto e os .jars assinados tudo certo, acesso o link e baixa normal.
Ao alterar alguma classe do projeto, eu gero a build novamente do projeto assinando os .jar, depois eu substituo no servidor o aplicativo antigo pelo novo.
Ao tentar acessar o aplicativo na maquina do cliente, tendo a versão antiga já instalada, o JWS deveria reconher as alterações e fazer o download automaticamemte do aplicativo atualizado. Porém, não é isso que acontece, algumas vezes funciona outras não.

Alguem já passou por esta situação?? Teria alguma solução para isso? Ou estou fazendo algo errado??

Desde já agradeço.

Criado 4 de junho de 2010
Ultima resposta 21 de nov. de 2010
Respostas 4
Participantes 4