Java + Web

Bom dia,
Conheco muito pouco sobre java e na empresa onde trabalho estamos estudando uma forma de disponibilizar nossos sistemas internos via browser. Estamos em fase de estudo com relação a viabilidade, linguagens, etc.
Gostaria da opinião de vocês sobre o java. Sei que é uma excelente linguagem. Mas no browser? Como funciona?
Hoje nós trabalhamos com Delphi, a princípio atende as nossas espectativas, mas ficamos preso ao sistema operacional. Gostaria de saber também se é viável fazer toda essa troca, não digo da linguagem, mas sim do fato de não mais gerar um executável, é rapido, confiável?

Obrigado

Viavel é, tem é que estudar as suas necessidades aí, mas sistemas web estão sendo muito utilizados ultimamente, se se aplicar as suas necessidades, é uma excelente escolha…

Quanto ao java, na minha opinião, é a melhor plataforma de desenvolvimento web hoje, para sistemas grandes, como eu imagino que estes sejam, seria JEE ou .NET, mas no caso do .NET você ficaria preso ao sistema operacional da mesma forma…

[quote=“jairelton”]Viavel é, tem é que estudar as suas necessidades aí, mas sistemas web estão sendo muito utilizados ultimamente, se se aplicar as suas necessidades, é uma excelente escolha…

Quanto ao java, na minha opinião, é a melhor plataforma de desenvolvimento web hoje, para sistemas grandes, como eu imagino que estes sejam, seria JEE ou .NET, mas no caso do .NET você ficaria preso ao sistema operacional da mesma forma…[/quote]

Sim o Java é totalmente portável , mas no caso específico do nosso amigo que está acostumado com Delphi , vai ser demorado desenvolver uma aplicalção robusta com o Java , devido a vários fatores.Já com o famigerado patinet a produtividade dele irá ser bem melhor que a do Java em termos de desenvolvimento RAD,já que com o patinet é só clicar aqui arrastar ali …essas coisas…

Essa foi a minha opinião , não quer dizer que seja a melhor…
Um abraço !
Mas Java é o quente…ainda chego lá e largo o Delphi pra sempre…

Primeiramente obrigado pelas opiniões.
Bem, nós sabemos que a curva de apredizagem não será tão que pequena quanto gostaríamos, mas deixando isso de lado, o que eu gostaria de saber é:

• Como programar sistemas robustos em java onde o usuário vai utilizar o browser. É com applets, existem outras formas?

• Fica rápido, pois como não faço parte “ainda” do mundo java, o que mais ouço falar é que java é lento. Não sei nem o que pensar sobre isso.

• Vocês colocariam todo o sistema de uma empresa que fatura em torno de 700 milhões ao ano rodando em um browser?

Espero não estar incomodando, obrigado.

Applets são utilizados em situações muito especificas, não é pra isso que eles servem não… você deve usar Servlets, com alguns frameworks pra facilitar… pra sistemas grandes você pode considerar o uso de EJB para implementação da regra de negocio!

Isso não existe não, a parte de interface gráfica (desktop) do Java é que no inicio é bem mais lenta que das linguagens que geram codigo nativo, mas isso não é mais assim, e é só essa parte de interface e só de sistemas desktop, que não é o seu caso!

Pois eu não colocaria o sistema de uma empresa que fatura isso em desktop, a maioria das empresas grandes usam sistema web, empresas pequenas que costumam usar desktop…