Java Web!

Olá pessoal, sou novo aqui no forum mas tenho certeza que vou utiliza-lo muito…

Então vou para o assunto, eu estou terminando a faculdade e no meu tcc tenho que desenvolver uma ferramenta de processamento de imagem on-line, e como eu não programei quase nada para web, pois onde eu trabalho só uso c/c++ puro para microcontrolador, enfim surgiram algumas duvidas pois o proposto é fazer uma pagina com java jai (Java Advanced Imaging API), mas eu tinha em mente uma coisa fazer um site onde o processamento fosse feito na maquina cliente e não no servidor, pois se tratando de um site que irá trabalhar com processamento de imagens precisaria de um servidor muito bom para suportar muitos usuarios ( e vão ser muito pois tem alguns amigos do meu professor que já estão esperando por essa ferramenta on-line), e como eu li por ai que o java roda no servidor gostaria de saber isso é verdade, e se for tem como rodar na maquina cliente mesmo usando o java?

Obrigado!

Olá, sim no caso de você utilizar java na web ele vai ser instalado na forma de um servidor de aplicação GlassFish, Jetty, WebSphere ou container o Tomcat entre outros, mas se voce quiser fazer este processamento na maquina local, voce pode usar o protocolo jnlp, para o usuario fazer o download do sistema para a maquina local, ou usar applets java para tal.

Obs: caso eu tenha falado alguma coisa que não procede por favor me corrijam.

Att,
André Dalcin

Opa, obrigado pela resposta vou dar uma estudada nesse protocolo que citou jnlp, bom por enquanto é só isso conforme forem surgido duvidas eu posto aqui…

Obrigado.

té mais.