Java X ABAP

Olá amigos, sou um iniciante na area de TI, estou no segundo periodo de sistemas de informação e gostaria de alguns conselhos, se possível !
Tenho a oportunidade nesse fim de semestre para fazer 2 cursos.

Java - Na Caelum.
ou
ABAP - Curso sem certificação.

Se eu fizer o curso completo de Java, já tenho emprego garantido para o início de fevereiro.
ABAP - não tenho garantias de emprego, o mercado também esta aquecido e tem um futuro promissor, mas corro o risco de não conseguir emprego até fevereiro que é quando preciso estar trabalhando!

A longo prazo e para seguir carreira me parece mais interessante fazer o ABAP e mais tarde ser um consultor SAP,
Mas a curto, medio prazo o Java me seduz!!!

Alguém gostaria de se manistar quanto ao meu caso?
Agradeço,
Abraços!

Invista em Java, C#, Python, Ruby ou em qualquer outra linguagem de programação que não seja tão amarrada a alguma tecnologia e/ou produto.
ABAP vc só usa para trabalhar com o SAP não é?
Preocupe-se primeiro com a base do seu conhecimento. Deixe o ABAP para depois :wink:

[]´s

[quote=davidbuzatto]Invista em Java, C#, Python, Ruby ou em qualquer outra linguagem de programação que não seja tão amarrada a alguma tecnologia e/ou produto.
ABAP vc só usa para trabalhar com o SAP não é?
Preocupe-se primeiro com a base do seu conhecimento. Deixe o ABAP para depois :wink:

[]´s
[/quote]

Meu pensamento era esse, mas se eu entrar para o mundo java, conseguir uma certificação, creio que não vou mais querer sair para entrar no mercado SAP, que cresce em nível exponencial.
Vale realmente a pena fazer o java e deixar de ser um consultor daqui a uns 6,7 anos ganhando de 10.000 - 15.000 por mes? Obs. tenho 19 anos.

SAP exponencial? Pelo que tenho conversado com pessoas que trabalham com ABAP, isso poderia valer há uns 10 anos atrás, hoje já não é bem assim…

6, 7 anos também acho difícil você conseguir ganhar isso, a menos que você já esteja num cargo de gerência.

Se você está realmente pensando em $, você poderia tentar Cobol. Hoje existe muitos sistemas (principalmente em bancos), mas cada vez menos pessoas resolvem investir em aprender Cobol. Não dá para garantir que você vai ganhar rios de dinheiro, mas vaga com certeza vai achar.

Mas isso é uma opinião, posso estar enganado.